Quanto você vai pagar pelo transporte público em Dublin?

O planejamento de gastos é um dos pontos mais importantes na organização do intercâmbio. Com os elevados preços dos aluguéis em Dublin, principalmente na região central da cidade, onde a maioria das escolas e empresas está localizada, muitos estudantes optam por morar em bairros mais distantes e utilizar diariamente os meios de transporte públicos para se locomover.

Conheça todas as opções de transporte público oferecidas na capital irlandesa e descubra quanto você vai gastar para se locomover com cada uma delas.

Dublin Bus: o ônibus tradicional

Conheça o Dublin Bus, os ônibus amarelinhos que circulam pela capital da Irlanda. © Drx | Dreamstime.com

Você certamente vai ver, e muito, os inconfundíveis ônibus amarelinhos de dois andares circulando pela cidade. São mais 100 linhas de ônibus que cobrem todos os cantos de Dublin, incluindo 18 linhas noturnas (chamadas de Nitelink).

O Dublin Bus é a forma mais barata de viajar pela cidade, já que o preço máximo cobrado pela tarifa é de 3,30 euros. Sim, os valores da passagem do transporte público na capital irlandesa variam de acordo com o trajeto percorrido. Para saber o valor exato que você vai pagar, consulte a tabela no site do Dublin Bus ou se informe com o motorista.

Continua após a publicidade

Leia também: Dicas para o seu intercâmbio na Irlanda

Lembrando que estudante aqui tem desconto na passagem de ônibus: com o Leap Card, o cartão de estudante, carregado com 20 euros, você consegue viajar pela cidade por uma semana, quantas vezes for necessário.

Outra diferença importantíssima é a forma de pagamento. Aqui em Dublin não existe cobrador, quem recebe o pagamento é o motorista por meio de um contador de moedas. Portanto, se prepare: só serão aceitos pagamentos em moedas. Então, tenha o valor exato para não ter prejuízo ou perder a viagem.

Para consultar linhas, trajetos, paradas de ônibus perto de você e, até mesmo, acompanhar quantos minutos faltam para o ônibus chegar, o Dublin Bus tem um aplicativo para Android e Iphone. Quem tem Android, inclusive, pode fazer a recarga do Leap Card pelo próprio celular.

Ah, como nós citamos ali em cima, 18 linhas do Dublin Bus são noturnas. Porém, a tarifa e os horários de circulação são diferentes, fique atento. Os Nitelinks, cuja numeração da linha termina com a letra N, operam às sextas e sábados, entre meia noite e 4 da manhã. O preço máximo do trajeto é bem mais salgado do que as linhas diurnas: 6,60 euros.

Novas linhas e melhorias no sistema do Dublin Bus

Go Ahead é o novo serviço de ônibus em Dublin e promete menos atrasos e eficiência. Foto: E-Dublin

Apesar de eficiente, o sistema de transporte público em Dublin não é perfeito. Atrasos e inconsistência nos painéis de horários são as principais reclamações dos usuários. No entanto, a National Transport Authority (NTA), responsável pelo transporte público na Irlanda, está sempre disposta a melhorar a qualidade do sistema. Um bom exemplo desse approach é a inclusão da rede chamada de Go-Ahead Ireland que, a princípio, contemplará nove linhas, 17, 104, 114, 161, 220, 236, 238, 239 e 270. Além disso, deve ser estendida para, pelo menos, 50 rotas pela capital Dublin.

O novo serviço tornará algumas rotas, antes problemáticas, muito mais eficientes. A exemplo de áreas como Blackrock, Maynooth e Leixlip. Apesar de ter entrado em vigor oficialmente no dia 20 de janeiro de 2019, o serviço já estava em teste desde setembro de 2018. Para os usuários, nada muda, já que as tarifas são as mesmas do Dublin Bus, assim como o uso do Leap Card, Free Travel Pass, Dublin Bus Rambler tickets e TaxSaver tickets, todos aceitos nas rotas operadas pela Go Ahead Ireland.

Luas: o “bondinho” da capital irlandesa

Conheça e saiba quanto você vai pagar para utilizar o Luas, o trem de baixa velocidade da capital irlandesa. © Aguina | Dreamstime.com

Uma espécie de trem urbano de baixa velocidade, parecidíssimo com o VLT (Veículo Leve Sob Trilhos), para quem já visitou o Rio de Janeiro, os trilhos do Luas riscam a cidade em duas linhas diferentes.

A Linha Vermelha vai de Tallaght / Saggart até a Connolly Station / The Point. Já a Linha Verde liga Bridges Glen / Sandyford até o Parque St. Stephens Green. A Linha Cross City, continuação da Linha Verde, vai até Broombridge, no norte da cidade.

Falando sobre valores, a tarifa mais alta cobrada pelo Luas é de 2,40 euros e cobre a partir de 5 Zonas percorridas. O preço mínimo, referente a uma Zona, é de 1,54 euros. Lembrando sempre que o Leap Card é seu amigo. Com 30 euros semanais você usa os 3 diferentes transportes públicos (Dublin Bus, Luas e Dart) o quanto quiser ou precisar.

Dart: o trem que liga o norte ao sul de Dublin

Saiba como funciona do Dart, o transporte férreo em Dublin. © Clement Mantion Pierre Olivier | Dreamstime.com

Dart é o nome dado ao trem tradicional, igual ao que estamos acostumados nas maiores metrópoles brasileiras. A linha férrea percorre a costa de Dublin, ligando Malahide / Howth, o sul de Dublin, até Bray / Greystones, no Condado de Wicklow. Administrado pelo Irish Rail, esse é o transporte mais caro da cidade, no qual o valor máximo que você vai pagar é de 4,90 euros. Esse preço equivale a 6 Zonas percorridas.

Saiba mais sobre como economizar com o Leap Card

O Leap Card  é um cartão pré-pago, uma espécie de Bilhete Único local. Quando se fala na tarifa de transporte público em Dublin, vale primeiro considerar que o sistema de cobrança é diferente do Brasil, onde as tarifas têm preço único, independentemente do itinerário. Por aqui, esse valor varia de acordo com a distância viajada.

Para facilitar a cobrança, os itinerários dos ônibus, Luas e Dart (trens metropolitanos) são divididos em zonas. Assim, quanto menor o número de regiões, menor o valor da tarifa paga pelo passageiro.

Em Dublin as tarifas sofrem aumento todo final de ano. Adquirir um Leap Card é bem vantajoso, já que, além de ele oferecer descontos nas tarifas de transporte, evita o inconveniente de ter que andar sempre com moedas no valor exato da condução, já que os ônibus da cidade não aceitam cédulas e também não dão o troco na hora.

A boa notícia é que os estudantes que são usuários frequentes do transporte da cidade conseguem economizar ainda mais.

Leap Card para estudantes possui tarifas ainda mais baixas. Foto: Luas.ie

Tanto os ônibus quanto o Luas e o Dart possuem pacotes semanais e mensais disponíveis para os passageiros. Além do preço bem mais baixo ainda há a vantagem de poder fazer viagens ilimitadas.

Para adquirir o Rambler (um pacote pré-pago de passagens) é necessário possuir um Leap Card e se dirigir a um ponto de recarga do bilhete. Não se esqueça de especificar para o atendente que você quer o serviço. Caso contrário, seu cartão será recarregado apenas para viagens individuais.

Para saber como adquirir o Student Leap Card, clique aqui.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Brasileiros na Irlanda: saiba seu direito de votar nas eleições locais

No próximo dia 7 de junho, os brasileiros que residem na Irlanda têm a oportunidade…

2 de maio de 2024

Irlanda é o melhor destino para hiking: conheça alguns pontos

Quem gosta de caminhadas longas com paisagens incríveis e lugares altos como montanhas, serras e…

1 de maio de 2024

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

30 de abril de 2024

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

30 de abril de 2024

Quais são as melhores agências de intercâmbio do Brasil

Eu tenho certeza de que, em algum momento da sua vida, você cogitou fazer um…

30 de abril de 2024

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024