Categorias: Destinos pela Europa

Que tal um mochilão pelos Países Baixos a bordo de um trem?

Os Países Baixos possuem uma das mais extensas e modernas malhas de transporte público do mundo, sendo que todas as cidades do país estão conectadas, seja por trem ou ônibus. Assim fica fácil deixar o carro em casa e utilizar o transporte público. Aliás, essa é a atitude da maioria dos holandeses, principalmente porque esse costuma ser o meio de locomoção mais rápido e barato.

Outra razão para isso é que, como o país é bem pequeno e todos os principais destinos estão localizados a menos de três horas de Amsterdã, como consequência disso, viajar de trem, por exemplo, pode ser bem confortável. Portanto, se você está se programando para explorar os Países Baixos, use e abuse dos trens holandeses.

O sistema é operado pela companhia nacional Nederlandse Spoorwegen, conhecida como NS, que oferece trens rápidos, modernos e, em 90% dos casos, pontuais. Os bilhetes para viagens intermunicipais podem ser comprados pela internet, na bilheteria e também nas máquinas de autoatendimento, que geralmente estão disponíveis em inglês, alemão e francês.

Continua após a publicidade

A bela Amsterdam. Foto: Shutterstock

Durante o dia, para destinos populares no país, é possível encontrar trens saindo das principais estações com intervalos de 15 minutos a 1 hora. Algumas linhas operam também durante a madrugada, com trens de hora em hora para destinos como Amsterdã, Utrecht, Haia, Rotterdam, entre outros.

Entretanto, para viagens entre cidades ou para visitar outros países a partir da Holanda, empresas como Eurail, Rail Europe, Thalys, entre outras, também oferecem passagens a preços competitivos, assim, antes de fazer sua reserva, vale pesquisar as tarifas.

Para onde ir?

O que não falta nos Países Baixos é opção de cidades interessantes para se visitar. Utrecht, por exemplo, está localizada a cerca de 30 minutos de trem da estação central de Amsterdã e o bilhete custa 7,20 euros.

Outra opção é Maastricht, cidade localizada no sudoeste do país e famosa por seu folclore. Nesse caso a viagem é mais longa, leva em torno de 2 horas e meia. Os tíquetes de trem custam 24,70 euros com saída da capital holandesa.

Para visitar a charmosa e histórica cidade de Delft, por exemplo, bastam 56 minutos em um trem e 12,40 euros, também considerando Amsterdã como o ponto de partida.

Cidade de Delf, na Holanda.Foto: Shutterstock

Dicas

Para evitar trens lotados, evite viajar nos horários de pico, o que compreende a faixa de horário das 8 às 9h30 da manhã e também das 16 às 18h30.

Todos os trens possuem banheiros, entretanto, eles não são lá muito confortáveis. Porém, é bem fácil encontra-los em todas as estações com acesso gratuito.

E por falas nas estações, todas elas possuem áreas estritamente específicas para fumantes. Lembramos que fumar fora desses espaços certamente vai lhe render uma multa.

Com relação à bagagem, é possível levar uma bagagem de mão sem que seja necessário o pagamento de taxas extras. Se você vai fazer um bate-volta e não quer carregar sua mochila pesada, utilize os guarda-volumes das estações centrais, cujas tarifas custam a partir de 3,85 euros pelo período de 24 horas.

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Posts Relacionados

84% dos moradores da Irlanda estão preocupados com a crise do custo de vida, aponta pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Ipsos B&A para a Comissão Irlandesa de Direitos Humanos e Igualdade…

16 de setembro de 2025

Como tirar carta de motorista na Irlanda?

Motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tem um “atalho” na hora de tirar carta…

16 de setembro de 2025

Qual a melhor época para visitar a Europa?

Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente…

16 de setembro de 2025

Prefeitura de Dublin deve instalar 300 abrigos comunitários para manter bicicletas mais seguras

O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…

15 de setembro de 2025

É preciso tomar vacinas para viajar à Irlanda?

Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um intercâmbio é planejado,…

14 de setembro de 2025

Como conseguir trabalho no exterior para maiores de 50 anos?

A busca por emprego é, em geral, um grande desafio para os brasileiros. Se, para…

14 de setembro de 2025