Categorias: Destinos pela Irlanda

Que tal um passeio pela pitoresca Adare?

Ávany França Photography

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Adare, mas essa é uma das mais bonitas vilas irlandesas, sendo, inclusive, considerada Patrimônio Histórico do país.

A vila está localizada no condado de Limerick e possui cerca de 2500 habitantes. No seu passado, Adare desempenhou um importante papel no comércio, além de ser sede de três mosteiros e um castelo.

Ávany França Photography

Hoje a vila é um refúgio turístico para os irlandeses e um destino popular para a realização de casamentos e conferências.

Como chegar

Ávany França Photography

Adare está localizada a apenas 16 quilômetros de Limerick. O percurso de carro leva em torno de 20 minutos e deve ser feito pela estrada N21, que liga Limerick a Tralee e é, também, a principal avenida a cruzar a cidade.

Continua após a publicidade

Fazer a viagem de ônibus também é bem fácil, já que existem duas linhas quem saem do centro de Limerick e passam pela cidade. As passagens custam 8,60 euros ida e volta e os ônibus circulam num intercalo de 1 hora, sendo que o percurso leva em torno de 30 minutos.

E, atenção, não há ônibus interligando Dublin a Adare diretamente. Nesse caso, é realizada uma parada em Limerick, onde é necessário trocar de veículo. A viagem saindo de Dublin dura em média 4 horas e meia e as passagens custam em torno de 40 euros ida e volta.

Onde ficar

Na verdade, é possível visitar Adare em apenas um dia, mas se você quer sair da rotina e passar um final de semana por lá, a vila oferece opções de hospedagem para todos os bolsos.

Para quem quer mais conforto, Adare conta com quatro opções de hotéis. O Dunraven Arms Hotel, por exemplo, possui serviço quatro estrelas e tem preços a partir de 120 euros por noite em quarto para duas pessoas.

Uma opção mais em conta é se hospedar em uma das pousadas da vila, cujos preços começam em 35 euros por quarto. A cidade conta, também, com um camping, localizado a 3 km do centro, cujos preços para duas pessoas são de 22 euros por noite.

Como Adare é um popular destino romântico entre irlandeses, se a sua intenção é pernoitar por lá, vale fazer a sua reserva com antecedência.

O que fazer

Ávany França Photography

Uma das principais atrações de Adare são as charmosas casas de palha presentes na entrada da cidade. Elas foram construídas em 1820 e atualmente funcionam como restaurantes, lojas de roupas e de artesanatos.

Outro ponto alto da vila é o Desmond Castle. Essa fortaleza foi construída no início do século 13 e pertenceu ao Conde de Kildare por quase 300 anos. Durante os meses de junho a setembro, são oferecidas visitas guiadas ao local.

Ávany França Photography

Próximo ao castelo, também é possível visitar as ruínas de um mosteiro construído durante os séculos 14 e 15. O prédio serviu como um convento para frades franciscanos na época. Outro mosteiro da cidade é o The Trinitarian Priory. Este foi fundado no século 13 e está em pé até hoje, funcionando como uma igreja católica.

Ávany França Photography

Aliás, durante sua visita por Adare, não deixe de passar pelo Heritage Center. Lá é possível pegar mapas da cidade, se inteirar sobre o que está rolando e ainda por cima conferir uma exposição sobre a história da vila. O centro também conta com lojas de artesanato, restaurante e banheiros públicos. Ao passar por lá, não deixe de experimentar o sorvete vendido no local, ele é caseiro e está disponível em diversos sabores que não decepcionam.

Por que ir?

Ávany França Photography

Além de ser uma das mais pitorescas vilas da Irlanda, Adare possui uma localização fácil e foge dos destinos óbvios dentro da Ilha Esmeralda.

Ao contrário de Dublin e outras grandes cidades irlandesas, não há um grande fluxo de brasileiros na vila, sendo uma excelente oportunidade para praticar o inglês e conversar com o hospitaleiro povo local.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Compartilhar
Publicado por
Elizabeth Gonçalves

Posts Relacionados

‘Bolsa-Arte’ na Irlanda: país torna fixa a renda básica de €325/semana para artistas

O governo da Irlanda anunciou que o programa de renda básica para artistas e trabalhadores…

14 de outubro de 2025

Irlanda recomenda vigilância redobrada a cidadãos irlandeses que viajam ao Brasil

O Departamento de Assuntos Exteriores da Irlanda (Department of Foreign Affairs) classificou o Brasil com…

14 de outubro de 2025

Halloween em Dublin: onde comprar fantasia e acessórios?

A temporada de Halloween já começou na Irlanda e os preparativos para uma das maiores…

14 de outubro de 2025

Conheça seis pontos turísticos mal-assombrados em Dublin

Você sabia que existem muitos pontos turísticos mal-assombrados em Dublin? Pelo menos são considerados assim…

14 de outubro de 2025

Filmes de Halloween: 13 produções para ver em outubro

Abóboras, bruxas, fantasmas, seres assustadores e de outro mundo passeiam pelo imaginário popular durante todo…

14 de outubro de 2025

Entry/Exit System (EES): novo sistema europeu de controle de fronteiras já começou

Desde 12 de outubro de 2025, o Entry/Exit System (EES) entrará em vigor nos países…

12 de outubro de 2025