Categories: Destinos pela Irlanda

Que tal um passeio pela pitoresca Adare?

Ávany França Photography

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Adare, mas essa é uma das mais bonitas vilas irlandesas, sendo, inclusive, considerada Patrimônio Histórico do país.

A vila está localizada no condado de Limerick e possui cerca de 2500 habitantes. No seu passado, Adare desempenhou um importante papel no comércio, além de ser sede de três mosteiros e um castelo.

Ávany França Photography

Hoje a vila é um refúgio turístico para os irlandeses e um destino popular para a realização de casamentos e conferências.

Como chegar

Ávany França Photography

Adare está localizada a apenas 16 quilômetros de Limerick. O percurso de carro leva em torno de 20 minutos e deve ser feito pela estrada N21, que liga Limerick a Tralee e é, também, a principal avenida a cruzar a cidade.

Continua após a publicidade

Fazer a viagem de ônibus também é bem fácil, já que existem duas linhas quem saem do centro de Limerick e passam pela cidade. As passagens custam 8,60 euros ida e volta e os ônibus circulam num intercalo de 1 hora, sendo que o percurso leva em torno de 30 minutos.

E, atenção, não há ônibus interligando Dublin a Adare diretamente. Nesse caso, é realizada uma parada em Limerick, onde é necessário trocar de veículo. A viagem saindo de Dublin dura em média 4 horas e meia e as passagens custam em torno de 40 euros ida e volta.

Onde ficar

Na verdade, é possível visitar Adare em apenas um dia, mas se você quer sair da rotina e passar um final de semana por lá, a vila oferece opções de hospedagem para todos os bolsos.

Para quem quer mais conforto, Adare conta com quatro opções de hotéis. O Dunraven Arms Hotel, por exemplo, possui serviço quatro estrelas e tem preços a partir de 120 euros por noite em quarto para duas pessoas.

Uma opção mais em conta é se hospedar em uma das pousadas da vila, cujos preços começam em 35 euros por quarto. A cidade conta, também, com um camping, localizado a 3 km do centro, cujos preços para duas pessoas são de 22 euros por noite.

Como Adare é um popular destino romântico entre irlandeses, se a sua intenção é pernoitar por lá, vale fazer a sua reserva com antecedência.

O que fazer

Ávany França Photography

Uma das principais atrações de Adare são as charmosas casas de palha presentes na entrada da cidade. Elas foram construídas em 1820 e atualmente funcionam como restaurantes, lojas de roupas e de artesanatos.

Outro ponto alto da vila é o Desmond Castle. Essa fortaleza foi construída no início do século 13 e pertenceu ao Conde de Kildare por quase 300 anos. Durante os meses de junho a setembro, são oferecidas visitas guiadas ao local.

Ávany França Photography

Próximo ao castelo, também é possível visitar as ruínas de um mosteiro construído durante os séculos 14 e 15. O prédio serviu como um convento para frades franciscanos na época. Outro mosteiro da cidade é o The Trinitarian Priory. Este foi fundado no século 13 e está em pé até hoje, funcionando como uma igreja católica.

Ávany França Photography

Aliás, durante sua visita por Adare, não deixe de passar pelo Heritage Center. Lá é possível pegar mapas da cidade, se inteirar sobre o que está rolando e ainda por cima conferir uma exposição sobre a história da vila. O centro também conta com lojas de artesanato, restaurante e banheiros públicos. Ao passar por lá, não deixe de experimentar o sorvete vendido no local, ele é caseiro e está disponível em diversos sabores que não decepcionam.

Por que ir?

Ávany França Photography

Além de ser uma das mais pitorescas vilas da Irlanda, Adare possui uma localização fácil e foge dos destinos óbvios dentro da Ilha Esmeralda.

Ao contrário de Dublin e outras grandes cidades irlandesas, não há um grande fluxo de brasileiros na vila, sendo uma excelente oportunidade para praticar o inglês e conversar com o hospitaleiro povo local.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Reino Unido diz que não vai aceitar ‘devolução’ de refugiados da Irlanda e gera desconforto entre nações

Irlanda e Reino Unido estão enfrentando um desconforto diplomático após o primeiro-ministro Rishi Sunak dizer…

29 de abril de 2024

Aeroporto de Dublin Está Entre os Mais Estressantes da Europa

Um estudo recente sobre os aeroportos europeus revelou que o Aeroporto de Dublin está entre…

29 de abril de 2024

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024