Quer saber qual a melhor universidade na sua área?

Para quem pretende incrementar o currículo investindo em uma graduação de ponta no exterior, a primeira coisa a se fazer é obter o máximo de informações sobre a universidade onde se pretende estudar e também verificar em quais áreas ela é referência.

A missão pode até parecer complicada, mas os rankings anuais são de grande ajuda na hora de começar a pesquisa. Um dos mais respeitados é o QS World University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Quacquarelly Symonds.

Portanto, conheça aqui quais universidades são referência em determinadas áreas, para poder planejar os seus próximos passos com maior segurança. A boa notícia é que nem sempre é necessário cruzar um oceano para se ter um diploma de ponta, já que instituições brasileiras como USP, UNESP, UNICAMP, entre outras, também figuram entre as principais do mundo.

Humanas

A Universidade de São Paulo (USP) aparece no ranking da QS em 46º lugar para o curso de comunicação social. Ela é a única universidade brasileira entre as 50 melhores do mundo para o curso. No topo dessa lista está a Universidade de Wisconsin Madison, nos Estados Unidos, seguida pela britânica London School of Economics and Political Science. Em terceiro lugar vem a universidade de Berkeley, na Califórnia.

Continua após a publicidade

Se a sua intenção é engatar uma carreira em Direito, como já é de se imaginar, o topo da lista é ocupado por nada menos do que Harvard. Em seguida estão Oxford e Cambridge, ambas britânicas. Em quarto lugar vem outra americana, Yale.

Quer fugir desses destinos clichês? A universidade de Melbourne, na Austrália, ocupa a oitava posição do ranking. A universidade de Toronto, no Canadá, está em 21º e a universidade de Hamburgo, na Alemanha, fica com o 41º lugar.

Tecnologia

A área de TI está em alta ao redor do mundo, mas na hora de escolher um curso de qualidade fora do Brasil, qual é o melhor? De acordo com o ranking da QS, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tem o melhor curso de Ciência da Computação. Mais duas universidades americanas vêm em seguida, Stanford e Carnegie Mellon. Para quem não está interessado em estudar nos Estados Unidos, uma boa saída é o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, que ocupa o 8º lugar na lista.

Na verdade, o MIT é imbatível quando se trata da área de tecnologia. Mesmo assim, universidades de países como Itália, Japão, Singapura, Austrália e Índia também aparecem no ranking entre as 50 melhores do mundo para a área. Aliás, a USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possuem cursos de graduação entre os 100 melhores para o setor.

Saúde

Se o seu sonho não é apenas ser médico, mas também estudar medicina na melhor universidade do mundo, Harvard é o caminho. A Trinity College, em Dublin, e a USP também aparecem na lista entre as melhores universidades para o curso.

Exatas

Para quem quer estudar algo relacionado a finanças e contabilidade, os Estados Unidos é o destino mais certeiro para engatar a carreira. Harvard ocupa o primeiro lugar da lista. Stanford e MIT ocupam a quinta e sexta posição, respectivamente.

Instituições de países como Japão, Nova Zelândia, China, Itália, Dinamarca, Holanda, Canadá, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan e Suécia estão entre os 50 melhores no ranking.

História e Filosofia

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em 34º lugar no ranking das melhores universidades para o curso de História. Na 42ª posição, mais uma instituição brasileira, a UFRJ.

A Trinity College Dublin surge na 48ª posição. O primeiro e segundo lugar da lista ficam com instituições as britânicas Cambridge e Oxford, respectivamente. Harvard, Yale, Princeton e Berkeley ocupam as posições seguintes.

Em Filosofia, a Unicamp ocupa o 42º lugar. Ainda na América Latina, a Universidade de Buenos Aires está em 47º lugar. A primeira posição para o curso fica com a Universidade de Nova Iorque.

Curioso para saber quais são as instituições de referência para o seu curso? Consulte aqui a lista completa do ranking da QS e conte para a gente nos comentários quais são os seus planos de estudar no exterior.

Revisado por Tarcisio Junior

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024