Categories: Tipos de Visto

Renovando seu visto na Irlanda! Como fazer?

Como renovar visto na Irlanda. Entenda o que você precisa fazer para estudar e trabalhar na Irlanda por mais 8 meses.

Eis que chega o dia, na verdade, não exatamente o dia, mas o mês em que seu visto vai expirar. A renovação do visto de estudante é uma das principais dúvidas dos E-Dubliners que pretendem estender a sua temporada na Irlanda.

O processo é bem similar ao de quando desembarcamos na Irlanda. No entanto, a principal diferença se deve ao fato de que não é necessário comprovar novamente os três mil euros na conta corrente.

Por onde começar?

Como renovar visto de estudante na Irlanda. Crédito: depositphotos/VIPDesignUSA

O primeiro passo para a renovação do visto de estudante é se matricular em uma instituição de ensino irlandesa. De acordo com as reformas no setor, recentemente anunciadas pelo governo irlandês, a partir do dia 1º de outubro de 2015 apenas escolas de inglês presentes na ILEP, sigla para Interim List of Elegible Programmes, poderão emitir a carta de visto aos estudantes estrangeiros.

Continua após a publicidade

Se no seu caso a renovação deve ser realizada antes da emissão dessa lista, certifique-se de que a escola escolhida possua o Acels e forneça, em contrato, proteção aos alunos no caso de encerramento das atividades. Isso é um fator muito importante, já que a ministra da Educação irlandesa, Jan O’Sullivan,  anunciou a poucos dias que mais escolas devem fechar num futuro próximo.

Para quem pretende se matricular em um curso de educação superior, a lista das instituições autorizadas a emitirem o visto a estudantes já foi publicada.

Documentos necessários

De acordo com o INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service), para a renovação do visto de estudante também é necessário comprovar o mínimo de 80% de presença no curso anterior. Essa comprovação é realizada por meio de uma carta emitida pela escola onde você estudou.

Também é necessário um comprovante de matrícula da nova escola, informando que as taxas foram pagas em sua totalidade, assim como o seguro saúde, com cobertura mínima de 30 mil euros.

Como proceder?

Com toda a documentação e passaporte em mãos, basta ir até a imigração para tirar o seu novo cartão Irish Residence Permit- IRP e pagar a taxa de 300 euros.

Desde o dia 30 de setembro de 2015, o visto de estudante para alunos de cursos de inglês passou a ter a duração de 8 meses. Mesmo que seu visto antigo seja de um ano, quando você for renová-lo, vale a nova regra – 8 meses!

Os estudantes que tiverem menos de 80% de presença nas aulas do seu curso anterior ganharão apenas 3 meses de extensão do visto. Isso é feito para que o aluno consiga provar que está frequentando as aulas do novo curso. Após esse período é possível estender o visto para o restante do ano acadêmico, porém também é necessário pagar novamente a taxa de 300 euros para a retirada do novo IRP.

Quantas vezes posso renovar?

Estudantes matriculados em cursos de inglês podem renovar o visto mais duas vezes depois de seu visto inicial, num total de 3 ciclos do visto. Já no caso de alunos que resolverem aproveitar a temporada na Irlanda para investir em um curso de graduação ou pós, o limite máximo de permanência no país não pode ser superior a sete anos.

Tenho que renovar em outro curso de inglês?

Não necessariamente. Entretanto, com a reforma no sistema educacional para estudantes não europeus, cursos técnicos não dão mais direito ao visto de estudante.

A partir de agora, apenas cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado presentes na ILEP dão direito a visto a estudantes estrangeiros que não queiram mais continuar estudante inglês.

Seja bem-vindo de volta a terra verde.

Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024