Saúde na Irlanda: país registra hospitais lotados, filas de espera gigantes e aumento no número de pacientes que morreram esperando a chegada de uma ambulância

Saúde na Irlanda: país registra hospitais lotados, filas de espera gigantes e aumento no número de pacientes que morreram esperando a chegada de uma ambulância

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A fama de que a saúde na Irlanda não é das melhores é real. Intercambistas, turistas ou residentes estrangeiros costumam saber disso antes mesmo de viajar para a ilha. A saúde pública, mesmo sendo paga, deixa a desejar.

Nos últimos dias, dados confirmam dois pontos importantes para que a saúde na Irlanda seja ruim: a falta de leitos em hospitais e de ambulâncias.

Um novo sistema do HSE (Health Service Executive), serviço de saúde pública irlandês, está disponibilizando, diariamente, dados de espera nos hospitais. E as informações não são nada animadoras.

Além disso, o número de pessoas que morreram antes de uma ambulância chegar para o resgate aumentou 70% nos últimos oito anos.

Superlotação em hospitais

Irlanda não tem leitos hospitalares suficientes para demanda.

O problema de superlotação de hospitais é antigo na Irlanda, principalmente durante o inverno, quando há mais doenças contagiosas se espalhando pelo país. Porém, ultimamente, os hospitais irlandeses estão com filas de esperas para leitos e com demora para o atendimento emergencial o ano todo.

Desde o fim de 2023, a HSE começou a relatar um novo conjunto de dados sobre superlotação. Os números de pacientes aguardando leito varia entre 400 a 500 diariamente.

Os dados da HSE tmabém mostram o número de pacientes esperando por mais de 24 horas, além do número de pessoas com 75 anos ou mais esperando por mais de um dia.

A meta da HSE é que não mais que 320 pacientes devem estar esperando por admissão em um leito hospitalar e que nenhum paciente com mais de 75 anos deve esperar mais de 24 horas por admissão.

No entando, as metas estão longe de serem cumpridas. Para se ter uma ideia, às 8h de segunda-feira, 19 de fevereiro, haviam 413 pessoas esperando por um leito, sendo 112 há mais de 24 horas, sendo 29 com mais de 75 anos.

Leia também: Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Número de pacientes que morreram antes da chegada de uma ambulância aumentou 70% em oito anos

Número de pacientes que morreram antes da ambulância fazer o atendimento aumentou 70% em oito anos.

O número de pessoas que morreram antes de uma ambulância chegar para o atendimento aumentou em 70% nos últimos oito anos, de acordo com o HSE.

Foram 1.108 chamadas atendidas pelo Serviço Nacional de Ambulâncias da Irlanda em 2023 em que a pessoa estava morta no momento da chegada dos paramédicos, um aumento de 100 casos em relação a 2022.

Em 2016, quando os dados sobre esses tempos de resposta ficaram disponíveis pela primeira vez, houve 657 mortes antes da chegada da ambulância.

Em 2023, foram 76.970 chamados que demoraram mais de uma hora para a entrega de um paciente recolhido em um hospital.

Ministro promete mais 147 leitos hospitalares

O Ministro da Saúde, Stephen Donnelly, anunciou planos para abrir 147 leitos adicionais em 2024.

Mas a Irish Hospital Consultants Association (Associação Irlandesa de Consultores Hospitalares, IHCA) disse que o número está significativamente abaixo do que é necessário para começar a lidar com a grave superlotação nos hospitais públicos e combater os tempos de espera persistentemente altos para tratamento.

O Economic and Social Research Institute (Instituto de Pesquisa Econômica e Social, ESRI) estimou que os hospitais públicos de tratamento agudo precisam de mais 1.000 leitos de internação imediatamente e de mais 330 leitos por ano apenas para atender à demanda.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email