O Senado irlandês aprovou por unanimidade uma moção de suporte à Ucrânia, que condena a Rússia por crime de guerra, considerando a invasão ao país como genocídio.
A moção afirma que “a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 pela Federação Russa foi um ato não provocado e é contrário ao direito internacional”.
Além disso, o Senado reconhece que o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, promoveu a invasão com “opressão patrocinada pelo Estado, propaganda, relatórios falsos e engano deliberado dentro de seu próprio país, em um esforço para justificar suas ações”.
O documento também exige que a liderança política da Federação Russa seja responsabilizada por seus crimes.
O senador Mark Daly, presidente do Senado da Irlanda, fez um post em seu Twitter sobre a moção, aprovada pelos 363 senadores irlandeses.
A Embaixada da Ucrânia na Irlanda postou em seu Twitter, celebrando a notícia. “Gratos aos senadores envolvidos pelo enorme apoio. Um dia, em breve, a Rússia será responsabilizada por seus crimes”.
Parlamentos da Estônia, Letônia, Canadá, Polônia, Lituânia e República Tcheca também já reconheceram os crimes da Rússia como genocídio contra o povo ucraniano.
Uma nova medida para aumentar a segurança dos pedestres foi implementada no centro de Dublin:…
A Irlanda é conhecida por seus pubs. O país tem nestes estabelecimentos uma relação histórica,…
A Emirates Airlines anunciou uma nova política que restringe o transporte e o uso de…
A chuva de meteoros Perseidas será visível em diversos países do mundo, com o pico…
A partir de agora, as regras para obter o Student Leap Card passaram por mudanças…
Pesquisadores na Irlanda estão testando um sistema inovador de energia eólica que utiliza uma pipa…