Categories: Trabalho na Irlanda

Será que você terá chance no mercado de trabalho irlandês?

Quais são as suas chances de conseguir um emprego no mercado profissional europeu? Conheça áreas em demanda na Irlanda.

A economia na Irlanda anda aquecida em diversos aspectos, e os números são positivos: aumento do consumo, investimento estrangeiro em alta e mais empregos são alguns exemplos. Por isso, as estatísticas sobre o mercado de trabalho são importantes para apoiar a empregabilidade e nortear um caminho profissional a seguir.

De acordo com o relatório emitido pelo Central Statistics Office (CSO: Departamento do Governo Irlandês para Estatísticas), a diversidade cresceu nos últimos anos, considerando que há mais mulheres no mercado de trabalho irlandês, assim como estrangeiros — mais presentes em áreas relacionadas à saúde e TI.

A pesquisa, realizada em 2016, registrou que há quase 300 mil trabalhadores não-irlandeses no país — destes, 6.568 são brasileiros, a 10ª nação de estrangeiros a atuar no mercado local (a mão de obra irlandesa representa cerca de 1,7 milhões de pessoas).

Continua após a publicidade

Áreas em alta

Já pensou em trabalhar no mercado profissional irlandês? Foto: Depositphotos

Aliás, já não é de hoje que a área de TI está em alta e absorvendo mão de obra estrangeira, sendo observadas as exigências quanto ao idioma, habilidades necessárias e, claro, o visto, principalmente depois de a Irlanda se tornar o polo de grandes empresas como Apple, Facebook, Google, entre outras. As áreas afins à tecnologia (analistas, desenvolvedores, engenheiros de computação, programadores, entre outros) são bem-vindas. O marketing digital e atendimento ao cliente também estão em evidência, empregando falantes de português, inclusive.

Outras áreas que estão em alta, segundo o documento da CSO, estão ligadas à saúde — pesquisas em diversos setores —, com facilidade para químicos e biotécnicos, por exemplo. Engenheiros também são bem-vindos, uma vez que a construção é o setor mais aquecido para irlandeses e estrangeiros, em geral.

Vale lembrar que finanças, negócios e logística também são opções, uma vez que, com o crescimento da economia local, as empresas demandam profissionais dessas áreas, independentemente do setor em que atuam — isso significa que, se você é da área de vendas, por exemplo, poderia atuar numa indústria química.

Certificações e Visto

Com o crescimento da economia local, finanças, negócios e logística são opções no mercado de trabalho na Irlanda para estrangeiros. Crédito: depositphotos/sdecoret

Mesmo que o seu inglês esteja impecável, sobretudo quanto aos termos da sua área de atuação, é preciso lembrar outros fatores fundamentais para garantir a sua empregabilidade na Irlanda: a permissão de trabalho, o visto e, em algumas profissões, a certificação.

Assim, se você quer fazer parte desses números e aumentar as suas chances de atuar no mercado de trabalho irlandês, registre:

•  A permissão de trabalho pode durar entre 6 meses e 2 anos e depende da aprovação do governo e da documentação da empresa onde vai trabalhar;
•  Você deverá ficar, no mínimo, 12 meses nesse emprego;
•  É possível renovar depois desse período, dependendo da aprovação do governo;
•  Uma vez que você obter a permissão, terá os mesmos direitos e deveres de um trabalhador irlandês;
•  A permissão só será emitida para vagas cujo salário anual mínimo atinja 30 mil euros — até porque, com menos que isso, fica difícil se manter por lá;
•  Salários menores serão aceitos mediante exceções concedidas pelo governo;
•  Você precisa estar de acordo com as exigências e fazer parte da Highly Skilled Eligible Occupations List, ou seja, estar na lista de áreas autorizadas para mão de obra estrangeira;
•  Atualmente, todo o sistema relacionado é online.

Deby Pimentel

Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024