Categories: Destinos pela Europa

Siga o exemplo de Copenhague: vá de bike

Foto_Avany Franca

Uma cidade construída para os ciclistas. Essa é a sensação de quem visita Copenhague, capital da Dinamarca. São 350 km de ciclovias de faixas largas distribuídas pela cidade, garantindo a segurança de quem pedala.

Segundo dados da prefeitura de Copenhague, 55% dos moradores do centro utilizam a bike como transporte oficial no dia a dia. Apenas 11% dessas pessoas escolhem o carro. A pesquisa engloba mais de 50 mil pessoas, que residem na área central. O interessante é que, mesmo no inverno, embaixo de neve e muitas roupas, 70% dos ciclistas continuam pedalando pela cidade. A bicicleta transformou-se em uma questão cultural e de qualidade de vida. E essa história de circular sobre duas rodas na Dinamarca começou há muito tempo. Por volta de 1800, as bicicletas surgiram discretamente sendo utilizadas para recreação e esportes, principalmente pela alta sociedade e homens. No entanto a magrela acabou conquistando o público em geral, tornando-se popular rapidamente nas demais classes sociais.

Bem-estar + economia – para a cidade e para os ciclistas

Crédito: Shutterstock

Além de ser um meio de transporte que promove a saúde de quem o utiliza, a bike é muito mais econômica para o ciclista e para a cidade. Manter a infraestrutura de uma ciclovia é muito mais barato e fácil, pois não há muitos acidentes graves. Além disso, a bicicleta não emite poluentes e é um ótimo exercício, o que diminui os gastos com a saúde pública da capital. Com base nesses dados, a prefeitura concluiu que Copenhague ganha € 0,40 a cada quilômetro pedalado.

Para garantir que essa realidade só melhore, a prefeitura criou o “Free City Bike”, um empréstimo gratuito de bicicletas para pedalar pelo centro da cidade. Usar esse sistema público é simples: é só colocar uma moeda de 20 coroas dinamarquesas em um dos postos da Free City Bike. Ao devolver a bicicleta, bônus: sua moeda vem junto!

Continua após a publicidade

Dublin Bikes

Crédito: Shutterstock

E aí, ficou animado para rodar por aí de magrela? Pois Dublin também possui um bom sistema de bikes e ciclofaixas. Inclusive, se você mora no centro, não precisa nem ter a sua própria bicicleta. Basta fazer o “Dublin Bikes”, as famosas bicicletas de aluguel da capital irlandesa.

Porém, diferentemente de Copenhague, por aqui é preciso pagar para utilizar essas bikes. Mas o valor é meramente simbólico: a assinatura anual custa apenas € 10.00. Ou seja, dentro deste período, você pode usar as bicicletas públicas sempre que quiser, várias vezes ao dia. A única restrição é o tempo de pedalada, que não pode passar de 30 minutos contínuos.

Interessado? Dê um pulinho no site da Dublin Bikes e faça a sua assinatura anual! No site você também encontra mais informações sobre o serviço. Bora pedalar!

Mas, antes de sair pedalando por ai saiba as regras para ciclistas na cidade de Dublin e veja o vídeo do E-Dublin TV sobre a praticidade de se andar de bike aqui em Dublin.

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024