Simon Harris é eleito novo primeiro-ministro da Irlanda

Simon Harris é eleito novo primeiro-ministro da Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Na tarde de segunda-feira, 8 de abril de 2024, o Taoiseach (primeiro-ministro irlandês), Leo Varadkar, renunciou oficialmente ao cargo. Ele pegou muita gente de surpresa ao anunciar sua renúncia ao cargo à liderança de seu partido, o Fine Gael, no dia 20 de março.

Na manhã desta terça, dia 9, o Dáil, congresso irlandês, elegeu Simon Harris, ex-Ministro da Educação Superior, Pesquisa, Inovação e Ciência da Irlanda, como o novo primeiro-ministro do país.

Harris foi eleito com 88 votos

Como novo líder do partido Fine Gael, Simon Harris foi escolhido para o cargo de primeiro-ministro da Irlanda. Foto: Reprodução/X @simonharristd

A votação dos parlamentares foi encerrada por volta das 13h e Simon Harris foi eleito o novo Taoiseach por 88 votos a 69.Ele já havia sido eleito líder do Fine Gael no dia 24 de março, colocando-o no caminho para a liderança do país.

Após a eleição finalizada, Harris seguiu para o Phoenix Park, na casa oficial do presidente da República, Michael D. Higgins, para oficializar sua posse.

Leia também: Eleições na Irlanda e no Brasil: há diferenças?

Primeiro-ministro mais jovem da Irlanda

Simon Harris é o primeiro-ministro mais jovem da história da Irlanda, aos 37 anos.

Harris afirmou o compromisso de seguir no cargo até, pelo menos, o próximo ano. A atual coligação que governa a Irlanda poderá permanecer no poder até Fevereiro, com a convocação de novas eleições acontecendo até Março de 2025.

No discurso após a votação, Harris disse que este era um “governo de parceria” e homenageou Leo Varadkar como “um pioneiro”.

Ele aceitou sua nova função como Taoiseach “em um espírito de humildade, pronto para o desafio e cheio de energia e determinação sobre o que pode ser alcançado”.

“Agora é um momento oportuno para construir um novo contrato social, que renove nossa promessa como república.”

Quem é Simon Harris?

Carreira política de Simon Harris começou cedo e, ao ser eleito primeiro-ministro pelo parlamento irlandês, ele será o mais jovem no cargo, aos 37 anos. Foto: Reprodução/X @simonharristd

Simon Harris fez sua estreia na política como um adolescente, destacando-se pela sua articulação e engajamento em questões sociais, como a conscientização sobre o autismo, uma causa pessoal devido ao seu irmão Adam.

Seu trabalho precoce nesta área demonstrou sinais de uma futura carreira política.

Surpreendentemente, apenas nove anos depois de sua primeira incursão na política, Harris foi eleito como membro do parlamento, tornando-se o mais jovem a entrar no Leinster House, aos 24 anos.

  • Sua nomeação como Ministro de Estado e, posteriormente, como o mais jovem Ministro da Saúde do país, aos 29 anos, refletiu sua determinação em causar impacto.
  • Apesar de suas realizações, Harris enfrentou desafios significativos durante seu mandato como Ministro da Saúde, incluindo crises de saúde pública e críticas à sua gestão.
  • Apesar dos obstáculos, Harris conseguiu manter uma base de apoio sólida e aumentou sua popularidade, especialmente após seu papel fundamental na campanha para revogar a 8ª emenda da constituição irlandesa, que resultou na permissão do aborto no país.
  • Sua habilidade de comunicação e carisma o ajudaram a ganhar destaque na opinião pública.
  • Mesmo diante das mudanças de circunstâncias, como sua transferência para o Ministério da Educação Superior, Harris continuou relevante e ativo na política.

Agora, Harris enfrenta o desafio de se tornar o mais jovem primeiro-ministro da Irlanda.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email