Pelo menos 130 mil casas foram atingidas com falta de energia por causa da tempestade Ellen, que passa pela Irlanda nesta semana. Ventos fortes e chuvas foram responsáveis por estragos principalmente no condado de Cork, mas também em Tipperary, Westmeath, Longford e Limerick.
Árvores caíram em carros e bloquearam rodovias, causando atrasos no transporte público, além de registros destelhamentos e alagamentos. A tempestade foi considerada a maior no país em 2020, principalmente no sul e no oeste, com ventos chegando a 143 km/h.
De acordo com reportagem do Irish Times, o número de locais sem energia chegou a quase 200 mil, mas o trabalho de equipes durante a madrugada fez com que a eletricidade voltasse em boa parte das casas e empresas.
O Met Éireann, instituto meteorológico da Irlanda, segue alertando com o status amarelo em boa parte da ilha entre esta quinta-feira, 20 de agosto, e sexta-feira, 21, com chuvas, ventos e trovões.
O status amarelo para chuvas está vigente até às 5h de sexta em toda a Irlanda. Já para os ventos fortes, o alerta vai para os condados Dublin, Louth, Wexford, Wicklow, Meath, Cork, Kerry e Waterford, entre 17h de quinta e 5h de sexta.
Leia também: Como o aquecimento global afetará a Irlanda?
Segundo a previsão, haverá chuvas pesadas ao longo da Irlanda, com muito vento e temperaturas chegando aos 20 graus, com mínima de 12 até a sexta-feira.
De acordo com informações da RTÉ, a ESB Networks Operations, que opera a eletricidade na Irlanda, afirmou que a tempestade Ellen foi a terceira maior causadora de problemas na rede irlandesa dos últimos anos, perdendo para a tempestade Ophelia, que causou estragos em outubro de 2017. No entanto, Ellen foi a tempestade de maior estrago registrada na Irlanda em 2020.
Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…
Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…
Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…
O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…
Quando começamos a falar sobre intercâmbio na Irlanda ou sobre viajar para fora do país, uma das…
Não é difícil encontrar os famosos símbolos celtas ao caminhar por ruas centrais de cidades…