TV russa exibe vídeo de ataque simulado contra Irlanda e Reino Unido

TV russa exibe vídeo de ataque simulado contra Irlanda e Reino Unido

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Vídeos simulando um ataque nuclear contra a Irlanda e o Reino Unido foram exibidos em uma rede de televisão estatal russa como forma de mostrar a força que teria o país contra as ilhas. As imagens mostram a Irlanda e a Grã-Bretanha sendo varridas do mapa por ar ou pelo mar.

De acordo com o jornal Irish Times, a simulação do ataque seria uma provocação em resposta ao apoio do Reino Unido à Ucrânia em meio à guerra em curso no país.

Os vídeos foram transmitidos pelo canal de televisão estatal Russia-1 e apresentados por Dmitry Kiselyov, um colaborador próximo do presidente russo Vladimir Putin, que é visto como um propagandista do Kremlin.

Russia-1 é o canal de televisão mais assistido na Rússia.

Não há menção à Irlanda, mas Kiselyov fala de um ataque às “Ilhas Britânicas” enquanto imagens mostram as ilhas da Irlanda e da Grã-Bretanha sendo bombardeadas.

Kiselyov afirma, sem fundamento, que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ameaçou um ataque nuclear à Rússia. “Por que ameaçar a Rússia quando você está em uma ilha que é, você sabe, tão pequena?”, disse o apoiador do governo.

“A ilha é tão pequena que apenas um míssil Sarmat é suficiente para afundá-la de uma vez por todas. Tudo já foi calculado”, afirma, enquanto um gráfico mostra uma explosão, apagando a Irlanda e a Grã-Bretanha do mapa.

Em um segundo segmento, Kiselyov fala em usar um drone submarino nuclear Poseidon, uma arma experimental russa, para “mergulhar as Ilhas Britânicas nas profundezas do mar”.

Kiselyov, que está em uma lista de sanções da UE, tem um longo histórico de fazer comentários belicosos e espalhar teorias da conspiração no ar. Seu programa semanal, News of the Week, é visto como um veículo de propaganda do Kremlin.

O governo irlandês ainda não comentou sobre o assunto.

Leia também: Irlanda e Rússia: países entram em tensão após expulsão de diplomatas

Foto de capa: Jeff Kingma on Unsplash

 

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar