Categories: Destinos pela Europa

Uma viagem pelo mundo subterrâneo de Nápoles

Por Felipe Franco, especial para o E-Dublin

De canal de fluxo das águas à passagem para os napolitanos que se protegiam da guerra. Arquivo pessoal

Lá em cima, motonetas conduzem a sinfonia frenética ao longo das estreitas vielas napolitanas. Nas sacadas de prédios antigos, senhoras italianas estendem roupas em varais que atravessam a rua, dando um ar de festa junina com lençóis ao invés de bandeirinhas. Enquanto nas padarias, tiozinhos discutem em voz alta entre um gole e outro de cappuccino. Diferente lá de cima, aqui embaixo o silêncio toma conta.

Uma rede de túneis, aberta a 40 metros de profundidade, revela um mundo subterrâneo cheio de mistérios.  Ao longo do tempo, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra e terremotos criaram um solo propicio para o trabalho manual. Pelas mãos dos gregos, 2400 anos atrás, a necessidade de levar água à cidade fez com que um sistema avançado de cisternas fosse escavado para resolver o problema.

Como ideia inicial, estes estreitos túneis serviam para abastecer as cisternas. Arquivo pessoal

Após uma decida íngreme por um labirinto de escadas, chegamos a uma enorme caverna onde, segundo o guia, concentrava-se uma das cisternas. Acima de nossas cabeças um fleche de luz revela a última abertura deixada para retirada de água, um poço. Ele explica que o restante dos poços foi fechado durante a segunda guerra mundial. E aí vem mais uma revelação interessante. Este local também serviu para proteger a vida dos napolitanos. Antes disso, no séc. XVIII, uma epidemia de cólera na água fez com que o sistema todo fosse desativado, deixando esta parte de Nápoles esquecida por muito tempo e até servindo de lixeira. Mas com os bombardeios durante a guerra, o lugar foi reativado como abrigo antibombas. Por isso, os poços lá em cima tiveram que ser fechados, evitando que ataques pudessem se feitos através destas aberturas, atingindo a população que aqui embaixo se escondia.

Continua após a publicidade

simulação mostra como bombas poderiam facilmente ser lançadas no abrigo. Arquivo Pessoal

Durante nossa caminhada através dos estreitos túneis que levavam água para as cisternas e depois serviram de passagem para os moradores, foi possível imaginar a vida sufocante que tiveram durante a guerra. Em um dos apertados túneis, carregamos velas para iluminar as geladas e escuras vielas dando uma sensação de aprisionamento. Sem escolha, a população tentava levar uma vida normal, o que pode ser constatado com a presença de uma área de lazer para as crianças.

Local que servia para a distração das crianças em um local angustiante, úmido e sem luz solar. Arquivo Pessoal

Mas ainda tem mais. Para fechar o tour pelo subterrâneo da cidade, uma descoberta incrível. O que antes se tratava apenas de uma casa italiana, agora revela um pedaço de grande importância para a história. O lugar, que servia de porão para vinhos, guardou por séculos um pequeno pedaço do teatro romano, que serviu para apresentações do Imperador Nero há cerca de 2000 anos. Infelizmente, só é possível ter acesso a uma parte do corredor que ficava atrás do palco. O guia revela que as escavações não podem prosseguir devido ao enorme número de prédios existentes sobre o teatro e que a remoção de um simples tijolo poderia colocar tudo abaixo.

O porão usado para vinhos, que revelou parte do teatro romano. Arquivo pessoal

Parte do corredor, atrás do teatro. Arquivo pessoal

Sem dúvida, Nápoles guarda muitas riquezas arqueológicas. Assim como o teatro de Nero, outras maravilhosas construções da antiguidade devem estar aguardando para serem trazidas à luz. Depois da viagem subterrânea, voltei para o mundo moderno aqui de cima com um olhar mais atento e na primeira pizzaria que entrei foi impossível não se perguntar: Será que já checaram se não há algum tesouro atrás destas paredes?

Sobre o autor:
Felipe Franco, 31, é gaúcho, jornalista e metido a pensador. Após 2 anos de Irlanda, fez a mochila e partiu para a estrada com a missão de descobrir mais sobre si e a utilidade que tem para o mundo. Europa, Oriente Médio e Ásia estão na lista para 2016. Viver o ano na estrada levando do jeito que dá é seu maior projeto. Histórias desta aventura podem ser conferidas no blog Crônicas da Estrada.

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024