Categories: Curiosidades

Umbanda conquista adeptos na Irlanda

A fé ainda é um dos motivos que faz o ser humano continua almejando um mundo melhor, mesmo quando gera discussões entre pessoas com opiniões divergentes. Porém, foi acreditando nisso que a Umbanda chegou às terras irlandesas em 2014 e vem ganhando mais adeptos e espaço.

Umbanda foi fundada no Brasil há mais de 100 anos e conquista adeptos pelo mundo. © Márcio Coelho Dreamstime.com

Com mais de 100 anos de presença no Brasil, a Umbanda é uma religião que foi fundada no Rio de Janeiro e reúne conceitos, posturas e preceitos afros, cristãos e indígenas – culturas estas que estão na base teológica e que podem ser encontradas nas práticas da Umbanda.

Com a informação sendo o pilar do nosso dia a dia, está cada vez mais fácil ter conhecimento de outras práticas e procurar aquilo que mais se encaixa com o que acreditamos. Seja movido pela fé ou não.

A intensão de dar continuidade às atividades umbandistas na Irlanda que fez com que Rodrigo Oliveira corresse atrás do sonho e trazer todo conhecimento à aqueles em busca da fé através de seu novo terreiro que ali surgia em Dublin, a capital irlandesa. A Tenda de Oxóssi E Pai Severino de Congo, localizada na região central de Dublin, faz parte de uma nova conquista da religião genuinamente brasileira no continente europeu.

Tenda de Oxóssi e Pai Severino de Congo. Foto: Facebook

Apesar de ser um país com fortes influências católicas, a Irlanda também já passou por vários conflitos envolvendo religião, já que a Inglaterra é um país protestante, assim como a vizinha Irlanda do Norte. Esta foi a primeira preocupação de Rodrigo, que achou que as diferenças culturais seriam um problema no novo país.

Continua após a publicidade

Porém, foi na comunidade brasileira que ele encontrou os problemas iniciais, até conseguir encontrar um espaço onde pudesse dar continuidade no projeto. É em um galpão de 100 m² que Pai Rodrigo D’Oxóssi, como é conhecido nos encontros, se dedica às giras, nome dado aos encontros da religião.

Pai Rodrigo D’Oxóssi. Foto: Arquivo pessoal

Laís Galhardi, vinda de São Paulo, é uma das frequentadoras assíduas do terreiro. Quando ela veio para Dublin em 2010, pela primeira vez, disse que a religião não possuía adeptos no país, mas quando voltou em 2014 já era diferente. Ela contou que descobriu a Umbanda na Irlanda através de uma amiga, que postou uma foto de uma gira na praia. A partir daí começou a participar dos encontros.

Laís considera que entre as principais diferenças, estão a de achar alguns itens religiosos, ervas etc: “No Brasil encontramos mais acesso e facilidade nas práticas, mas o centro de Dublin cresceu e evoluiu muito, graças às pessoas que ajudam e frequentam. Hoje temos quase tudo”.

Além das adaptações com os itens, o clima também acaba alterando alguns eventos, como o dia em que se comemora Iemanjá, celebrado no dia 8 de dezembro no sudeste do Brasil e 2 de fevereiro no nordeste (que é sempre quente). Como em dezembro estamos praticamente no ápice do inverno, por aqui a data é celebrada em julho, assim como outras atividades externas do Terreiro.

Não há número limite de visitantes nos encontros, mas as chamadas consultas com entidades são limitadas a 20 pessoas por gira e o processo só pode ser repetido após 3 encontros, para que todos tenham uma chance.

Os encontros já contam com a visitação de estrangeiros, incluindo irlandeses. Em Dublin, as giras acontecem todas as terças-feiras às 19h.

Endereço: 42, Arran Street East. Mais informações no Facebook oficial do grupo.

Revisado por Tarcisio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Júlia Paniz

Formada em Jornalismo, trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Recent Posts

A cada 3,5 dias um pub fecha as portas na Irlanda, diz grupo representativo do setor

A Irlanda é conhecida por seus pubs. O país tem nestes estabelecimentos uma relação histórica,…

14 de agosto de 2025

Por que as companhias aéreas estão restringindo o uso de carregadores de celular a bordo

A Emirates Airlines anunciou uma nova política que restringe o transporte e o uso de…

13 de agosto de 2025

Chuva de Meteoros Perseidas: o melhor momento para ver o fenômeno astronômico na Irlanda

A chuva de meteoros Perseidas será visível em diversos países do mundo, com o pico…

12 de agosto de 2025

Mudanças nas regras do Student Leap Card: cartão se torna exclusivo para universitários

A partir de agora, as regras para obter o Student Leap Card passaram por mudanças…

12 de agosto de 2025

Energia Eólica: Irlanda Testa Pipa Gigante para Gerar Eletricidade

Pesquisadores na Irlanda estão testando um sistema inovador de energia eólica que utiliza uma pipa…

12 de agosto de 2025

Leap Card: conheça o cartão de estudante e de transporte na Irlanda

Uma das facilidades em viver na capital da Irlanda e outras cidades maiores do país…

12 de agosto de 2025