Universidad de Salamanca: tipos de cursos, história, vistos e bolsas de estudo

Universidad de Salamanca: tipos de cursos, história, vistos e bolsas de estudo

Ana Carolina Brunelli

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você sonha em morar na Espanha para estudar em uma das famosas universidades do país? Bom, saiba que esse é um destino que realmente tem excelentes opções de universidades. Porém, uma das que mais ganha destaque é a Universidad de Salamanca (USAL), por toda sua tradição e excelência.

Quer conhecer mais sobre ela? Então, não deixe de ler o artigo de hoje!

História da Universidad de Salamanca

A Universidad de Salamanca foi fundada em 1218 e é uma das mais antigas do mundo.  Foto: Divulgação

A Universidad de Salamanca é a mais antiga da Espanha e a quarta universidade fundada na Europa. Entende agora o que quis dizer com tradição e excelência, não é? Foi fundada especificamente no ano de 1218 e mais antiga que ela somente as universidades de Oxford (Reino Unido), Bolonha (Itália) e Paris (França).

A de Paris já nem existe mais, pois foi dividida em várias instituições independentes com o passar dos anos.

Mas sim, a Universidad de Salamanca continua firme e forte e, atualmente, conta com um corpo discente formado por cerca de 30 mil alunos, que são separados em: alunos de graduação, estudantes que fazem cursos de especialização e mestrado, alunos de doutorado e uma pequena parcela que faz cursos não enquadrados nessas categorias citadas.

Imagina o trabalho para dar conta de tudo isso?

Sim, o trabalho é enorme, mas a Universidad de Salamanca conta com mais de 2300 professores e 1210 funcionários técnicos para manter tudo funcionando perfeitamente.

O campus da Universidad de Salamanca

Universidade de Salamanca fica na Espanha, cerca de 200km de Madri. Foto: Divulgação

A Universidad de Salamanca está situada na cidade de Salamanca, na Espanha, a cerca de 200 quilômetros de Madri, a capital do país. No entanto, ela não tem apenas um campus único concentrando todos os seus prédios, pois eles ficam espalhados pela cidade. Aliás, no total, a USAL conta com 9 campi docentes e administrativos em Salamanca, Ávila, Zamora e Béjar.

E falando em prédios, é necessário enfatizar o quanto os prédios da Universidad de Salamanca são importantes e considerados preciosidades da arquitetura espanhola.

As três construções mais antigas da instituição são: o Edificio de Escuelas Menores, utilizados para aulas de graduação; o Edificio de Escuelas Mayores, que é o principal de toda a universidade; e o Hospital del Estudio, que já funcionou como um hospital entre os anos de 1413 e 1810, mas hoje é a sede da reitoria da instituição. Os três estão localizados no Patio de Escuelas, uma praça no centro da cidade de Salamanca.

Dentro do Edificio de Escuelas Mayores está a famosa Biblioteca General Histórica, considerada a biblioteca universitária mais antiga da Europa, fundada em 1254. No entanto, a Universidad de Salamanca tem, no total, 22 bibliotecas que, juntas, mantêm um acervo de mais de 1 milhão de livros.

A estrutura da universidade também é composta por 573 laboratórios, três museus, três centros universitários e quatro residências estudantis.

Além disso, o campus de Ávila é formado por três escolas: a Escola Politécnica Superior de Ávila, a Escola Universitária de Educação e Turismo e a Escola Universitária de Enfermagem de Ávila. Enquanto o campus de Zamora conta com quatro escolas: a Escola de Enfermagem, a Escola de Magistério, a Escola Politécnica e a Escola de Relações Laborais.

A Universidade de Salamanca oferece diferentes faculdades. Veja abaixo algumas delas:

  • Faculdade de Belas Artes
  • Faculdade de Biologia
  • Escola de Enfermagem e Fisioterapia
  • Faculdade de Ciências Agrárias e Ambientais
  • Faculdade de Ciências
  • Faculdade de Tradução e Documentação
  • Faculdade de Ciências Químicas
  • Faculdade de Ciências Sociais
  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Economia e Empresa
  • Faculdade de Farmácia
  • Faculdade de Geografia e História
  • Faculdade de Filologia
  • Faculdade de Filosofia
  • Faculdade de Psicologia
  • Faculdade de Medicina

A Universidad de Salamanca oferece, no total, 93 programas de graduação (25 deles de graduação dupla), 75 programas de mestrado, 41 programas de doutorado e 113 programas de títulos próprios (especializações, cursos de extensão, etc.).

Como a Universidad de Salamanca aparece nos rankings?

Universidad de Salamanca é a 17ª melhor universidade da Espanha. Foto: Divulgação

No QS Worl University Rankings 2021, a Universidad de Salamanca se classificou como a 17ª melhor universidade da Espanha.

No entanto, em nível mundial, posicionou-se no grupo 601-650, ao lado de instituições como o Smith College, nos Estados Unidos; e a Universidade Ulster, no Reino Unido.

As áreas de estudo mais bem avaliadas da Universidad de Salamanca nesse mesmo ranking são, respectivamente, Linguagens Modernas, História, Política, Artes e Humanidades, Comunicação e Estudos de Mídia, Direito, Educação, Agricultura e Linguística.

Apesar de não estar com excelentes colocações, a Universidad de Salamanca é reconhecida há anos pela qualidade do ensino e consolidou-se como uma grande universidade multidisciplinar, com uma importante e extensa oferta de qualidade em cursos de graduação e pós-graduação, aliada a uma estrutura ampla e competitiva de unidades de pesquisa, o que a coloca como uma importante instituição na geração de conhecimento.

Curso de idiomas na Universidade de Salamanca

Além de cursos universitários, é possível fazer cursos de idiomas na Universidad de Salamanca. Photo by Ana Barrios on Unsplash

A Universidad de Salamanca, ainda, oferece cursos de idiomas. Ou seja, você pode aprender até 13 idiomas diferentes nos formatos presencial e semipresencial, em diferentes horários e níveis.

Essa é mais uma possibilidade que a Universidad de Salamanca oferece para completar sua formação. Esses cursos são oferecidos para alunos, professores e para os colaboradores administrativos e de serviços.

Agora, que tal um tour virtual com vistas 360º para conhecer os prédios, bibliotecas, instalações e espaços mais emblemáticos da Universidad de Salamanca? É só clicar aqui e aproveitar o passeio!

Programa Erasmus na Universidad de Salamanca

Programas de bolsas de estudo como Erasmus estão disponíveis na Universidade de Salamanca. Photo by Mayte Garcia Llorente on Unsplash

A USAL é a nona universidade europeia por número de estudantes Erasmus recebidos e o quinto destino dentro das universidades espanholas, atrás da UPV, UGR, Sevilha e Valência. No entanto, se considerarmos a importância dos estudantes Erasmus em relação ao tamanho da Universidad de Salamanca, estes representam 4,75%, sendo a percentagem mais elevada entre as universidades públicas de tamanho médio e grande.

Para quem não sabe, o Erasmus é um programa criado em 2004 pela União Europeia, com o objetivo de financiar e promover o intercâmbio estudantil e mobilidade acadêmica entre os alunos das universidades europeias.

Resumidamente, o Erasmus é uma bolsa de estudo europeia que abrange os níveis de graduação, mestrado, doutorado e estágio. É oferecida aos estudantes para cursarem até dois semestres em outra universidade, ou seja, essa é uma oportunidade incrível de viver uma experiência acadêmica e cultural no exterior.

Universidad de Salamanca: atração turística

E depois de apresentar todas essas informações sobre a Universidad de Salamanca, vale dizer que a instituição é uma das principais atrações turísticas de quem visita Salamanca na Espanha, viu? Afinal, a história da cidade se mistura com a da universidade mais antiga do país.

Dica: logo em frente ao prédio da Universidad de Salamanca, estão as Escuelas Menores, onde funciona a reitoria e outros departamentos. Dentro das Escuelas Menores, também existe o museu de la Universidad, onde é possível apreciar a famosa pintura “El Cielo de Salamanca”, feita por Fernando Gallego, e composta por diversos símbolos astrológicos, incluindo planetas e as constelações do Zodíaco. A visita é gratuita e certamente é um passeio imperdível para quem está conhecendo a cidade.

Próximo passo para o seu intercâmbio

Quer ter mais tranquilidade e segurança durante a sua viagem para a Espanha? Então, solicite um Orçamento Fácil aqui no E-Dublin e conte com as nossas agências parceiras para ajudar com todos os detalhes, incluindo documentação, passagem área, acomodação e muito mais.

Veja também

Roteiro de Intercâmbio na Irlanda por quem o viveu

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar