Categories: Destinos pela Europa

Vai viajar pela Europa? Cuidado com o tamanho da mochila

Já está tudo decidido! O destino que você irá conhecer nas férias, a grana que você juntou e até as passagens já foram compradas. Roteiro na mão, reserva da hospedagem, seguro viagem, tudo ok. Agora é a hora de arrumar as malas – e esse é um item que merece muita atenção.

Para Fabiano Araújo, saber escolher a mochila certa pode fazer uma grande diferença nas viagens. Arquivo Pessoal

Para mochilar pelo mundo, fazendo viagens independentes, econômicas e que ficarão gravadas para o resto da sua vida em suas memórias, a última coisa que um mochileiro precisa é ter uma mala ou mochila que virará um peso durante a viagem.

Então, não importa se você vai realizar o tour de mochila, mala comum, ou mala de rodinha: menos é mais! And I mean it!

Vamos arrumar as malas? Foto: Shutterstock

Quando comecei a embarcar nessa história de mochilar com mais frequência, eu usava um mochilão enorme. Dava para carregar a casa inteira. Acredito que se tivesse um pônei na sala de casa, eu o colocaria dentro pensando: “vai que eu precise!”.

Continua após a publicidade

Com o tempo, você vai percebendo que não precisa de tanta coisa assim. E não foi diferente comigo!

Diminuir o tamanho da mochila foi a melhor coisa que fiz. Hoje, quando caio na estrada, levo na minha mochila apenas coisas que irão tornar a minha vida mais prática. Quando quero algo mais confortável, escolho uma mala de rodinhas, mas continuo mantendo apenas o essencial.

A gente pode estar no auge da forma física, se sentindo um atleta olímpico, mas ficar carregando vinte quilos nas costas por muito tempo é ruim e dói de verdade.

Confesso que me peguei várias vezes olhando para as rodinhas alheias com aquela inveja. Então aprendi a otimizar minha mochila levando em consideração os itens abaixo:

1. Está na dúvida se aquela roupa ou equipamento será útil em sua viagem? Tenha certeza que não será. O que é necessário não te deixa em dúvidas.

2. O problema de uma mochila grande é que a gente sempre vai querer encher só pra não deixá-la vazia. Nesses casos, vale investir em uma mochila menor.

O tamanho da mochilha também faz diferença, não só o seu conteúdo! Foto: Shutterstock

3. Se tem uma realidade que acompanha todo mochileiro, é a estadia em hostels (albergues). Por segurança, quase sempre escolhemos aqueles com sistema de lockers, onde podemos deixar nossos pertences sem receio deles sumirem. Porém, se você tiver aquele mega mochilão, dificilmente ele caberá no guarda-pertences.

4. Além disso, todo mochileiro tentará maximizar ao máximo as viagens, visitando todos os destinos possíveis e imagináveis que encontrar pelo caminho. Nessa pegada, ter que deixar a mochila em um guarda-volumes qualquer na estação de trem, no aeroporto e rodoviárias será quase uma certeza. O problema é que quase sempre se cobra por tamanho ou peso. Então, mesmo que o espaço seja grande o suficiente, se você tiver aquele “pônei da sala” dentro dela, terá que pagar muito mais.

5. Ter virado um mochileiro também me ensinou que menos é mais! Porque você pode até jurar de pés juntos que a mochila não está tão pesada assim, mas depois de andar pelo terminal do aeroporto até o seu portão de embarque, ou tentando encontrar o endereço do hostel, os quilos extras certamente farão diferença.

Planejamento é sempre a palavra chave! Foto: Shutterstock

No mais, o importante é dar asas para sua imaginação. Lembre-se que o desprendimento é uma característica básica para quem decide viajar pelo mundo e isso deve começar na hora de fazer as malas. Então desfrute com moderação e boa viagem.

Sobre o autor:
Fabiano de Araújo é gaúcho de carteirinha, mas catarinense de coração. Formado em Comércio Exterior, trabalhou 10 anos com exportação. Um belo dia resolveu largar tudo e encarar um intercambio próximo dos 40 anos, como forma de entrar na melhor idade realizando sonhos. Amante por viagens inesperadas está sempre com uma mochila pronta para encarar desafios. Resolveu compartilhar de sua aventura com os demais por acreditar que nunca é tarde para realizar sonhos.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024