Categories: Economia

Vai voltar para o Brasil? Prepare-se!

Depois de uma temporada no exterior ou um intercâmbio, muitas vezes, fica difícil aceitar o retorno. Além da síndrome do regresso, muito citada por especialistas, há o ‘desencaixe’ com a ‘velha nova vida’ e é preciso retomar uma rotina natural com trabalho (a busca por um emprego), convívio social, etc. Saber o que você vai encontrar pela frente é fundamental para amenizar possíveis traumas.

O Brasil enfrenta no momento uma baita crise político-econômica, com graves problemas de gestão pública, péssimas notícias políticas, baixo giro no comércio, consumo em queda, alto número de desempregados – e a consequente incerteza do emprego – falta de segurança, saúde pública caótica, altas taxas de juros – o que dificulta o financiamento para quem quer empreender –, ou seja, um ciclo negativamente vicioso, para citar algumas coisas.

Depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o vice Michel Temer assumiu a Presidência e ainda não conseguiu engatar um ritmo positivo à situação do País, que se divide entre escândalos, investigações criminosas que incluem políticos do alto escalão e números assustadores. Saiba o que está rolando no cenário nacional.

Os índices da economia se mantêm em queda. Crédito: Depositphotos /bluebay2014

1) Economia fria

Ao invés de estar em aquecimento, a economia brasileira já vem desacelerada há algum tempo e parece andar para trás. A fim de combater o desgaste econômico e a dívida pública e privada, o governo precisou, basicamente, de medidas que colaboraram para esse retrocesso, cortando investimentos públicos e aumentando juros e impostos, o que desestimula o consumo em geral. Por isso, está difícil vender bens ou serviços e a população em geral está segurando desde as despesas básicas e cortando investimentos mais pesados. Nesse momento, começar novos negócios demanda muito estudo, planejamento e segurança para o capital de giro.

Continua após a publicidade

2) Desemprego em alta

Com o consumo em queda, há corte em investimentos de todos os lados. O governo reduz o investimento em obras, por exemplo, o que gera desemprego, que diminui o consumo, que afeta as vendas das empresas ou até o fechamento de algumas delas que, consequentemente, tiveram que desonerar seus custos, impactando, também, na folha de pagamento, e outros setores aumentam o número de desempregados. Na outra ponta, e com a oferta de mão de obra, há um achatamento salarial que não acompanha a inflação. Ao buscar por áreas em alta e preparar-se para elas, dominar novos idiomas pode ser um diferencial, portanto, valorize sua experiência no exterior.

Alto número de desempregados e a incerteza do emprego afetam a crise no Brasil. Crédito: Depositphotos / alphaspirit

3) O retorno da inflação

Depois de um bom tempo sem afetar a economia do país, o velho fantasma parece assombrar novamente. Com a instabilidade econômica, surge a inflação, que cresce quando a cadeia produtiva não consegue se manter e aumenta seus preços, ou seja, diminui o poder de compra do cidadão, impactando o valor do dinheiro. Com a elevação dos juros somada à inflação, o quadro de recessão só tende a aumentar.

4) PIB em queda

Principal medida usada para avaliar o tamanho de uma economia e compará-la com outras, o Produto Interno Bruto (PIB) é a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos, distribuídos e consumidos em uma região durante um período determinado. Logo, se o PIB cai por dois trimestres consecutivos, os economistas chamam de “recessão técnica” – e já se vão 5 trimestres consecutivos. E embora o governo tenha registrado uma leve retomada, os economistas indicam que o crescimento deve ser lento e gradual, mantendo-se atrelado ao movimento político do país.

5) Incerteza Política

Com tantos escândalos políticos, tais como Lava Jato, JBS, propinas, malas de dinheiro circulando pelas esferas públicas, entre outros, o acerto das reformas necessárias e recuperação da economia parece se distanciar. Para complicar, 2018 é ano de eleições estaduais e para presidente, portanto, é tempo de pulso firme e dedicação em dobro.

Incerteza Política: escândalos, propinas e eleições deixam a população em alerta. Crédito: Depositphotos /filipefrazao

Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Deby Pimentel

Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024