Você é velho demais para fazer intercâmbio?

Por Rafael Oliveira

Arquivo Pessoal

Quando decidi fazer um intercâmbiopara aprimorar o inglês, buscar novas oportunidades e experiências, foram muitas as pessoas que me desencorajaram. Sempre ouvia as mesmas coisas: “você já passou da idade de fazer um intercâmbio, você tem um bom emprego, além de você já ter dois filhos” – o Enzo Gabriel (3 anos) e o Benício (1 ano).

Atuei por muitos anos no setor de engenharia e construção civil, e devido a crise econômica brasileira, que atingiu significativamente esse segmento e a economia de maneira geral no país, percebi que era o momento ideal para arriscar. E foi o que eu fiz! Desapeguei-me de todos os pertences, encerrei contratos de trabalho e iniciei o meu planejamento de viagem, com 2 meses antes da data de embarque.

Hoje, no Brasil e no mundo de maneira geral, a fluência o idioma inglês é imprescindível e decisivo nos negócios e emprego. Isso me faltava e me incomodava muito. Mesmo tendo feito vários cursos particulares em escolas de idiomas no Brasil, não obtive o resultado necessário no idioma. Isso sem contar que o investimento necessário para estudar em escolas brasileiras é absurdamente mais alto que o custo de um intercâmbio. Além de obter o resultado com maior rapidez, ainda estaria na Europa! rs

Continua após a publicidade

Foi uma decisão muito difícil, com medos, receios e, principalmente, pelo fato de ter 2 filhos pequenos. Mas por eles – e para eles -, buscando uma melhoria de vida, me motivei e aqui estou, em Dublin. Cheguei há um mês na Ilha Esmeralda e posso dizer que não tenho arrependimentos, a não ser o de não ter feito isso antes. Estou encantado com as experiências que tenho vivido aqui, com a qualidade de vida, as frequentes viagens pela Europa, os novos amigos e as belas paisagens que me possibilitam fotos incríveis – ainda mais eu, que tenho por hobby a fotografia.

Muitas pessoas que tenho conversado no Brasil ainda insistem em deixar de arriscar ou viver por motivos “banais” e não se permitem viver experiências como a de um intercâmbio, tendo como fato desmotivador a idade ou a rotina. O que eu posso dizer é que você não tenha medo. Não se limite à sua idade, pois não há uma época certa para sonhar e tampouco é tarde para realizar sonhos. É possível, SIM, viver uma experiência de intercâmbio ou até mesmo conquistar novas oportunidades aqui na Europa.

Acredite em você! Se permita e não se limite!

Deus abençoe a todos, e sucesso!

Sobre o autor:
Rafael Oliveira, 33 anos, é Administrador de Empresas e Coach, nascido em São Paulo e residente em Florianópolis, SC.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Colaborador E-Dublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024