Durante a realização do seu intercâmbio é possível que, em algum momento, você precise certificar a cópia de um documento ou reconhecer firma na Irlanda. Apesar de não ser muito frequente, documentos autenticados podem ser requisitados por instituições financeiras ou, até mesmo, o INIS, a imigração irlandesa.
Por aqui, um documento é considerado certificado quando assinado e datado por uma pessoa ou órgão irlandês e reconhecido por este como uma cópia verdadeira do original.
Autenticar cópia de um documento na Irlanda pode ser um procedimento bem simples. Foto: Djedzura | Dreamstime
Apesar de parecer burocrático, certificar documentos ou reconhecer firma na Irlanda pode ser bem mais simples do que você imagina. Confira as suas alternativas:
Uma das maneiras mais simples e práticas de se obter a certificação de um documento é se dirigir a uma estação local da Garda, a polícia irlandesa. Neste caso, leve com você o documento original e solicite a um membro da Garda para certificar a cópia para você.
O guarda escreverá na cópia a seguinte frase: “Certified to be a true copy / of the original seen by me” (cópia certificada do original vista por mim), além de assinar, datar e carimbar o documento. Vale destacar que nenhuma taxa é cobrada pelo serviço.
Aqui chamados de solicitors, os advogados também têm autoridade para certificar cópias de documentos. Neste caso, o procedimento é o mesmo descrito acima.
Peça também para o advogado incluir abaixo da assinatura dados como a ocupação, endereço e número de telefone. Vale lembrar que, neste caso, o serviço pode ser cobrado.
Advogados também têm autoridade para certificar documentos na Irlanda. Foto: Aleksandar Hubenov | Dreamstime
No caso de reconhecimento de firma em documentos, contatar um Peace Comissioner é uma das maneiras mais práticas de se realizar esse procedimento na Irlanda.
Os Peace Comissioners são nomeados pelo Ministro da Justiça e Igualdade para exercer certas funções nas comunidades. Estima-se que existam cerca de 5500 pessoas desempenhando este papel no país.
A melhor maneira de encontrar um Peace Comissioner próximo a você é se dirigir a uma estação local da Garda e requisitar o endereço. Saiba também que os Peace Comissioners não cobram taxas para o reconhecimento de firmas.
Embaixada Brasileira também oferece reconhecimento de firma. Foto: Alexandra King | Dreamstime
No caso de documentos que serão enviados ao Brasil, a Embaixada Brasileira realiza o serviço de reconhecimento de firma de brasileiros e também de estrangeiros, desde que estes possuam um registro nacional de estrangeiro (RNE) válido.
Vale destacar que este serviço na Embaixada é realizado apenas com agendamento prévio. Na data do atendimento, leve o documento original que deve ter firma reconhecida, sendo que este deve ser assinado na presença do agente consular, além de um documento de identificação. É cobrada uma taxa de 20 euros por assinatura.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A Embaixada da Índia na Irlanda emitiu um aviso oficial de segurança a seus cidadãos…
Um novo levantamento realizado pela empresa irlandesa AgeLess indica que a população da Irlanda pode…
O verão irlandês não é famoso por ser quente. Porém, existem dias em que a…
Tentar a vida em outro país é o desejo e a conquista de muitos brasileiros,…
A partir de 12 de outubro de 2025, turistas que viajam para países do Espaço…
Está esperando um bebê — ou planeja ter um — e com dificuldades de encontrar…