Categories: Curiosidades

Você sabe qual o símbolo da Irlanda?

A maioria dos países ao redor do mundo tem um símbolo representativo. Um dos mais famosos é o ícone americano, Tio Sam. E você, sabe qual é o símbolo do Brasil? E o da Irlanda?

Confira aqui o símbolo dos dez destinos mais populares do planeta.

1. Irlanda

Qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça quando pensa no país?

Errou se pensou no trevo de três folhas, conhecido por aqui como shamrock, ou nos leprechauns, pois tradicionalmente o símbolo irlandês é a harpa.

Continua após a publicidade

O instrumento foi reconhecido como símbolo oficial do país no século XIII e significa a imortalidade da alma. A harpa é também um dos mais populares instrumentos da música celta atualmente. É possível encontrá-la em todos os cantos da Irlanda, seja nas moedas, passaportes, documentos oficiais e até nos copos de pints de Guinness.

Crédito: Elizabeth Gonçalves

2. Estados Unidos

Esse é bem fácil! Afinal, o Tio Sam, símbolo americano, é um dos mais famosos do mundo.

A história começou em 1812, quando um comerciante chamado Samuel Wilson fornecia carne para o exército americano durante a guerra Anglo-Americana. Os barris onde a comida era estocada continham as iniciais U e S (United States), mas os soldados diziam que o significado real era Uncle Sam, ou seja, Tio Sam. A tropa logo adotou o “Tio” como o responsável pela alimentação dos militares.

Todavia, foi em 1870 que a figura ganhou rosto. Isso graças ao cartunista Thomas Nast. Os traços do personagem foram inspirados no ex-presidente Abraham Lincoln. Sam veste as cores da bandeira do país. Já a fama internacional do símbolo veio durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Nessa época, o ilustrador James Flagg fez uma nova versão do personagem a pedido dos militares americanos. Assim, o Tio Sam passou a ter a pose que conhecemos hoje. Já em 1961, o Congresso dos EUA oficializou o “Tio” como símbolo nacional.

3. Canadá

A bandeira do Canadá apresenta uma folha vermelha de borda estilizada. Se trata de uma folha de bordo, árvore conhecida no país como maple e reconhecida como símbolo nacional.

A folha central já era utilizada como emblema canadense desde 1700 pelos índios e foi proposta como símbolo do país por várias vezes até virar oficialmente o símbolo na bandeira na década de 1960.

4. Rússia

A foice e o martelo, símbolo da União Soviética que até hoje é associado à Rússia, representam o comunismo. O desenho apresenta uma foice sobreposta a um martelo, de forma que pareçam cruzados ou entrelaçados. As duas ferramentas simbolizam, respectivamente, o proletariado industrial e os camponeses.

5. Alemanha

O brasão de armas da Alemanha é um dos símbolos nacionais do país. Ele leva as mesmas cores da bandeira alemã, ou seja, preto, vermelho e dourado. Entretanto, sua principal característica é uma águia, animal que metaforicamente representa a invencibilidade.

O brasão da Alemanha é também um dos mais antigos símbolos nacionais da Europa e do mundo.

6. Brasil

Mas afinal, qual é o símbolo do Brasil?

Oficialmente, nosso país possui quatro símbolos nacionais: a bandeira, as armas nacionais, o hino e também o selo nacional.

Entretanto, em 1971 foi aprovada a Lei N° 5700, que considera as cores verde e amarelo como nacionais. Já em 2002, o sabiá-laranjeira passou a ser considerado a ave nacional do Brasil.

7. Nova Zelândia

O símbolo nacional da Nova Zelândia é o kiwi, um pássaro que tem o tamanho de um pequeno frango e possui asas atrofiadas, o que o impede de voar, e que nos últimos anos entrou em extinção, principalmente por conta da introdução de predadores, como cães, gatos, ratos, furões e doninhas, que caçam e comem seus ovos.

O kiwi também aparece em muitas bandeiras e símbolos ao longo das ilhas. Esse animal foi o que inspirou a nomeação da fruta homônima por causa da casca peluda e marrom.

8. Japão

O selo imperial é um dos símbolos nacionais do Japão. Ele é um crisântemo amarelo ou laranja com linhas pretas ou vermelhas e 16 pétalas. O ícone se encontra, por exemplo, nas capas dos passaportes japoneses.

9. China

Por representar a sabedoria e o império, o dragão é o símbolo nacional chinês. Ele representa também a energia do fogo, que, apesar de destruir, permite o nascimento do novo.

10. Israel

A estrela de Davi é um símbolo que está presente em várias manifestações culturais e religiosas, sobretudo judaicas. Com a criação do Estado de Israel, o símbolo passou a ser usado também na bandeira do país.

Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Setembro/2014.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024