Você sabia? Programa Erasmus para não europeus

Erasmus para estudantes brasileiros na Europa. Como se candidatar, visto, requisitos e lista de universidades.

Já pensou em fazer um mestrado ou mesmo um doutorado na Europa? Quem nunca pensou, não é? E quem nunca desistiu (ou quase) por julgar muito caro?

Que tal seria fazer isso sem custo algum? Como? Calma, que o E-Dublin vai te contar já, já!

Bolsas de estudos na Europa pelo Erasmus+ também para brasileiros. © Vadimgozhda | Dreamstime.com

O responsável por essa maravilha é o Erasmus. O nome é inspirado no filósofo holandês Desiderius Erasmus  e quer dizer EuRopean Community Action Scheme for the Mobility of University Students. Todavia, o que você precisa mesmo saber é que o Erasmus é um programa de intercâmbio criado e financiado pela União Europeia, voltado para estudantes do Ensino Superior, e que oferece bolsas integrais para estudar em outros países.

Continua após a publicidade

O Erasmus tem quase  três décadas, mas foi aberto a não europeus em 2004, através do Erasmus Mundus. O programa oferece bolsas a estudantes do mundo todo que queiram se aperfeiçoar na Europa.

O mineiro Bruno Rodrigues, formado em física, cursou o mestrado pelo Erasmus na área de simulação computacional em 2008. Durante os primeiros seis meses estudou na França e no segundo semestre desenvolveu o projeto de pesquisa na Holanda, orientado por um renomado pesquisador da área.

“O processo de seleção foi baseado em análise de CV, carta de recomendação e prova de proficiência de inglês. Foi concorrido e eu não estava com muitas esperanças, dado o peso das universidades envolvidas”, confessa Bruno. A bolsa foi suficiente para cobrir todos os custos do estudante durante o ano em que ele esteve fora. “O mais marcante foi conhecer o ritmo de trabalho dos pesquisadores de alto desempenho e o que eu posso fazer para me tornar um deles”, acrescenta o estudante.

O Erasmus + se divide em duas linhas de ação

Erasmus+ inclui estudantes não europeus para programas de mestrado e doutorado. Foto: Shutterstock

1 – Bolsas para mestrados e doutorados plenos oferecidas em conjunto por duas ou mais universidades europeias. Confira a lista dos 138 Erasmus Mundus Masters Courses.

2 – Parcerias com instituições de ensino (inclusive brasileiras) que oferecem bolsas para mobilidade em todos os níveis acadêmicos – da graduação ao pós-doutorado – tanto para docentes quanto discentes. A prioridade é dos estudantes das universidades parceiras, mas alunos de outras instituições também podem participar.

Para a professora Eliane Campos, ex-aluna da Unicamp, a experiência durou dois anos. Ela fez o curso Culturas Literárias Europeias e estudou um ano em Mulhouse, na França, e um ano em Bologna, na Itália. A vivência acadêmica no exterior proporcionou a ela uma visão diferente do Brasil: “Acho que fazer mestrado fora foi importante para eu valorizar mais o Brasil e reconhecer que temos bons intelectuais e pensadores também. Decidi que quero me manter aqui, apesar das dificuldades todas que eu possa vir a enfrentar profissionalmente. Antes não tinha essa maturidade e nem esse desejo tão claros.”

Fique de olho no site do Erasmus + e descubra se há alguma oportunidade para você, afinal, as inscrições já começaram. O programa promete ampliar a oferta de bolsas a partir deste ano. Não perca essa chance!

Elaine Wzorek

Co-fundadora do portal Reinventa Jornalista, brasileira, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, ex-repórter do edublinTV. Deixou o Brasil para aperfeiçoar o inglês e realizar mais um sonho: conhecer a Europa. O intercâmbio, em Dublin, deveria durar 6 meses, mas se estendeu por dois anos e mudou sua forma de ver a vida e a profissão.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024