Categories: Destinos pela Irlanda

William Yeats e o turismo literário em Sligo

Ao lado esquerdo da igreja de pedra, no cemitério de Drumcliffe — situado em uma pequena cidade na costa oeste da República da Irlanda — está a sepultura do maior poeta da história da Ilha Esmeralda: William Butler Yeats.

Sligo, onde Yeats viveu parte de sua vida. Foto: Pixabay

Yets conta com apenas aproximadamente 30 mil habitantes, ruas charmosas cortadas por canais e habitadas por casinhas e cafés coloridos. É embriagante a sensação de estar nesse pequeno lugar, cuja missão é respirar as palavras de um poeta, mesmo após 78 anos de sua morte. Em cada montanha, em cada lago, em cada pequena flor margeando a estrada, após cada praia, é possível captar toda a atmosfera transformada por ele em poesia para celebrar sua terra.

Sligo, a sede do Condado homônimo, venera William Yeats. Lá é possível visitar, além da sua sepultura, um charmoso café com souvenirs em sua homenagem e uma pequena livraria dedicada às suas principais obras, dentro do cemitério — transformado-o em ponto turístico para os amantes da literatura e da poesia.

Dentro do café, alguém pega o violino e inicia uma balada irlandesa com direito à dança tradicional, uma espécie de sapateado, para o deleite dos visitantes que param tudo para apreciar.

Continua após a publicidade

Ao chegar, basta observar onde há maior movimentação. Com certeza, o leitor apaixonado encontrará facilmente o seu destino. Em frente ao cemitério de Drumcliff, há um monumento ao poeta irlandês com um de seus mais famosos poemas esculpidos — Cloths of Heaven (Bordados do Paraíso). No epitáfio, é possível ler o fim de um de seus poemas — “Cast a Cold Eye on Life, on Death; Horseman, pass by” (“Lança um olhar frio à vida, à morte; cavaleiro, passa ao lado”).

Visitantes das mais diversas nacionalidades conversam ao redor de seu túmulo, fazem fotos ou apenas ficam em silêncio, em estado de oração, como se apenas o fato de estarem ali fosse o suficiente para aspirar alguma inspiração vinda da alma de Yeats.

Mas o cemitério é só o começo da jornada poética. Basta seguir até o Centro da cidade para deparar-se com o café, a estátua, além da encantadora Casa dos Tijolos Vermelhos, onde fica localizado o “Yeats Memorial Building”, cujo propósito é manter vivo o legado do poeta, além de incentivar as comunidades artísticas do lugar. No Memorial, há uma exposição permanente e uma biblioteca.

Mais alguns passos, e Yeats está lá, representado por uma estátua gravada com trechos de seus mais famosos poemas. A escultura está situada em frente a uma agência do Ulster Bank, na Stephen Street.

Ali, entre as montanhas, lugar escolhido para receber o que restou de matéria desse imortal, é impossível não se conectar com algo maior. Não precisa fazer qualquer esforço além de respirar. A poesia dança no ritmo da vida, a cada ar inspirado, cintilando versos em cada poro — porque eles estarão abertos à espera da grande revelação do nada que a poesia espreita.

Estátua de Yeats na Stephen Street. Foto: Pixabay

Celebração dupla

Em 2017, no mês de junho, a Irlanda celebrou Yeats e James Joyce em uma grande festa literária, que contou com empresas de turismo percorrendo o país, cruzando os lugares e paisagens que inspiraram ambos em suas obras. Os festejos do aniversário de William Yeats (13 de junho) aconteceram em Sligo, terra na qual ele viveu e embasou sua poesia e todo o seu trabalho literário.

Já o Bloomsday, assim como todos os anos, em Dublin, foi celebrado no dia 16 de junho, data na qual Joyce inspirou-se para escrever seu grande romance, “Ulysses”, com 900 páginas. O nome “Bloomsday” faz referência ao seu personagem Leopold Bloom.

Alessandra Karla Leite

Jornalista e escritora, com especialização em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É apaixonada por tudo o que se relaciona a Literatura, Poesia, Cultura e Artes em geral. No começo de 2017, embarcou para Galway, no Oeste da Ilha Esmeralda para realizar o sonho do intercâmbio e buscar inspiração na terra da Poesia.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024