5 instituições de apoio ao imigrante na Irlanda

5 instituições de apoio ao imigrante na Irlanda

Rubinho Vitti

7 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Na Irlanda, muitas organizações auxiliam os imigrantes em diversos aspectos, tentando garantir uma vida digna e respeitada no país. Nesse sentido, nós, brasileiros, também podemos contar com o apoio de tais instituições sempre que necessário.

Foto: Boarding1now/Dreamstime

Instituições oferecem auxílio para imigrantes que vivem, trabalham e estudam na Irlanda. Foto: Boarding1now/Dreamstime

1. Organização Internacional pela Imigração

Criada em 1951, a IOM (International Organization for Migration) — Organização Internacional pela Migração — tem como objetivo promover o bem-estar dos imigrantes de forma humana, integrando-os à sociedade.

Reaproximação familiar, reassentamento e a luta contra o tráfico de pessoas são alguns dos focos das atividades realizadas pela organização.

Foto: Piotr Adamowic/Dreamstime

Organizações se baseiam nas leis de imigração da Europa para ajudar os imigrantes. Foto: Piotr Adamowic/Dreamstime

2. Conselho do Imigrante na Irlanda

O Immigrant Council of Ireland— Conselho do Imigrante na Irlanda — trabalha com a assistência pessoal, promovendo e protegendo direitos sociais.

Tradução Juramentada Online

Fundado em 2001, o Conselho preza por uma sociedade justa, com o empoderamento dos imigrantes e um trabalho voltado à solidariedade e inclusão.

Uma equipe de advogados auxilia as famílias com base nos Direitos Humanos, buscando justiça e igualdade para todos, combatendo, ainda, o racismo e o preconceito.

3. Centro dos Direitos dos Migrantes da Irlanda

O Migrant Rights Centre Ireland — Centro de Direitos dos Migrantes na Irlanda — é uma organização nacional que tem como prioridade o auxílio a migrantes sem documentação ou identificação.

Além disso, promove a proteção de vítimas do trabalho forçado, atua em prol dos direitos dos trabalhadores em geral e também ajudando trabalhadores vulneráveis em setores precários. Isso inclui atividades como babás, trabalhadores domésticos, funcionários de restaurantes, entre outras funções em que é mais comum ocorrerem abusos.

Foto: Ifeelstock/Dreamstime

Grupos utilizam dos Direitos Humanos para dar suporte aos estrangeiros. Foto: Ifeelstock/Dreamstime

4. Centro Irlandês de Suporte do Imigrante

O The Irish Immigrant Support Centre — Centro Irlandês de Suporte ao Imigrante — situa-se em Cork. Ele também é conhecido como “Nasc”, uma palavra em gaélico que significa “união”.

A organização procura ajudar os imigrantes e pessoas de etnias minoritárias a conquistarem seus direitos. A missão do órgão é disponibilizar o acesso de tais pessoas aos Direitos Humanos, à justiça social e à igualdade.

5. Crosscare

Crosscare é uma agência de suporte social da Arquidiocese de Dublin, que auxilia imigrantes para requerer visto, residência e cidadania. Ela também procura informar os cidadãos não-europeus sobre as necessidades de documentação para viver na Irlanda como imigrante.

A Crosscare tem, ainda, um programa de prevenção para sem-teto, além de residências para adultos e jovens que não têm onde morar.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Solicite uma tradução juramentada online!
Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email