É possível aprender inglês em 8 meses de intercâmbio?

Antigamente, o visto para estudantes de idiomas na Irlanda era válido por um ano (seis meses de aulas e 6 meses de férias). Com a reforma educacional, em 2015, os imigrantes que decidem estudar inglês no país são autorizados a estudar por seis meses com mais dois meses de férias. Mas afinal, é possível aprender inglês em 8 meses de intercâmbio?

Ter uma experiência no exterior sempre vai contribuir para o crescimento pessoal, portanto sempre vai valer a pena. Com relação ao aprendizado do idioma, tudo vai depender dos objetivos do intercambista, do empenho, dedicação e de como encarar a estadia no exterior.

Neste texto, falamos um pouco em como é possível ficar fluente em inglês em 8 meses de intercâmbio, além de dicas para melhorar a rapidez do aprendizado na língua e “pensar em inglês”.

Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo (2020)

Continua após a publicidade

Inglês fluente em 8 meses de intercâmbio

Aprender inglês em 8 meses de intercâmbio é um desafio, mas não é impossível. Crédito: Shutterstock

Sair do Brasil com uma certa familiaridade no idioma que se quer aprender ajuda, e muito, na adaptação do estudante e assimilação em solo estrangeiro.

De acordo com especialistas, para quem tem como principal objetivo voltar para casa com o inglês fluente, é recomendado que a pessoa que sabe o básico fique de nove meses a um ano estudando no exterior.

Para o nível intermediário, o período deve ser de seis meses, e, para quem já tem nível avançado, até três meses podem ser suficientes.

Claro que, mais uma vez, tudo depende do afinco e dedicação aos estudos. Além do mais, quem aproveitar todas as oportunidades que um intercâmbio oferece para praticar o idioma vai se desenvolver de forma muito mais rápida.

Agora, mais do que nunca, a dica é potencializar ao máximo o investimento em terras irlandesas.

Dicas para aprender inglês em 8 meses de intercâmbio

Entre as dicas para aprender inglês em 8 meses de intercâmbio está  a leitura de jornais e revistas locais. Crédito: Shutterstock

O Brasil é um dos países com o maior número de residentes na Irlanda. Portanto, como você já pode imaginar, não encontrar nossos conterrâneos é tarefa difícil por aqui. Mesmo assim, tente ao máximo não limitar as suas amizades apenas a brasileiros.

E, quando fizer amigos nativos, não hesite em pedir para que eles corrijam o seu inglês — essa é uma das melhores maneiras de aprender.

Além da conversação, a leitura é outro ponto importante no aprendizado do idioma. Todas as as bibliotecas públicas irlandesas disponibilizam diariamente jornais e revistas. Com isso, além de se manter informado sobre o que está acontecendo na Irlanda, você amplia o seu vocabulário.

Leia também: 6 aplicativos para aprender o inglês e outras línguas

Também procure fazer uma lista de palavras ou frases desconhecidas que você escutou ou leu em algum lugar e, após checar o seu significado, tente incluí-las aos poucos no seu vocabulário.

Rádio, TV e cinema

No seu tempo livre em casa, faça da TV a sua aliada e assista aos programas locais, além de filmes e séries — dá pra acessar o conteúdo online e gratuito da rede de comunicação irlandesa RTE.

Também aproveite para ir ao cinema. As primeiras sessões sem legendas certamente não serão fáceis, mas, quanto mais você treina o seu ouvido com o idioma, mais fácil se torna a sua compreensão.

Outro grande aliado é o rádio. Aproveite o caminho até a escola para escutar as notícias por ele. No começo, também será difícil entender tudo, mas, com o tempo, você vai tirar de letra. O mesmo vale para podcasts, que são os novos queridinhos dos ouvintes.

Pense em inglês

Nada de traduzir os seus pensamentos em português para o inglês durante uma conversa! O melhor caminho para se obter fluência é treinar o seu cérebro para pensar naquele idioma, como se aquela fosse a sua língua materna.

Isso tudo é treino, mas de uma hora para outra, depois de forçar a falar e escrever diretamente em inglês, sem traduções, você vai começar a perceber que está “pensando em inglês”. De repente, até sonhar na língua.

Leia também: Como melhorar o inglês lendo em voz alta

Participe de cursos e workshops

Cursos extras, workshops e grupos de conversação ajudam a acelerar o inglês durante os 8 meses de intercâmbio. Crédito: Shutterstock

Além de turbinar o inglês, participar de cursos, grupos de conversação e workshops durante os 8 meses de intercâmbio pode valorizar ainda mais o seu currículo na volta ao Brasil. Ou, quem sabe, até entrar em um curso de artes, por exemplo.

Essa é uma excelente maneira de colocar o idioma em prática, aprendendo termos específicos e, ainda por cima, fazendo novos amigos. Quer coisa melhor?

Leia também: É possível fazer intercâmbio na Irlanda sem saber inglês?

Dedique-se a trabalhos voluntários

O  trabalho voluntário pode ser importante para o aprendizado do inglês. Inclusive, para quem está procurando emprego, vale destacar que a experiência adquirida como voluntário conta bastante na hora de conseguir um trabalho fixo.

Não perca oportunidades durante os 8 meses de intercâmbio

Aprender um novo idioma requer exercício e prática. Caso contrário, esquecemos tudo o que aprendemos. O mais importante é ter motivação, interessar-se pelo idioma que estuda e aproveitar essa oportunidade para aprender mais sobre a história, cultura, música e literatura do país onde você vive.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024