A cada 3,5 dias um pub fecha as portas na Irlanda, diz grupo representativo do setor

A cada 3,5 dias um pub fecha as portas na Irlanda, diz grupo representativo do setor

edublin Press

3 horas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A Irlanda é conhecida por seus pubs. O país tem nestes estabelecimentos uma relação histórica, tradicional e comunitária. No entanto, a inflação pode estar causando uma crise no setor sem precedentes.

Segundo levantamento do Drinks Industry Group of Ireland (DIGI), mais de 2.100 pubs fecharam as portas na Irlanda entre 2005 e 2024. Isso daria uma média de um pub fechando a cada 3,5 dias até o ano passado.

Mas os números atuais são ainda mais preocupantes. O estudo aponta que até mil estabelecimentos adicionais podem fechar ao longo da próxima década se não houver intervenção governamental.

O levantamento, compilado pelo economista e Professor Emérito da DCU Anthony Foley, revela que o número de licenças de bares caiu de 8.617 em 2005 para 6.498 em 2024, uma redução de 24,6%.

Isso representa uma média de 112 fechamentos anuais, chegando a 128 por ano entre 2019 e 2024.

Cerca de 600 a mil pubs podem fechar nos próximos anos se medidas não forem tomadas. Fotos: Envato

As taxas mais altas de fechamento ocorreram em condados rurais:

  • Limerick (-37,2%)
  • Offaly (-34,1%)
  • Cork (-32,7%)
  • Roscommon (-32,3%)
  • Tipperary (-32,0%)
  • Laois (-30,6%)
  • Longford (-30,1%)
  • Westmeath (-30,0%)

Dublin apresentou a menor redução, de apenas 1,7%, seguido por Meath (-9,5%) e Wicklow (-10,8%).

Todos os outros condados registraram queda superior a 13%.

Custo excessivo

Segundo o DIGI, o alto custo de operação é um fator decisivo para o fechamento de pubs, particularmente os de propriedade familiar.

Donall O’Keeffe, secretário do DIGI, destacou que muitos vilarejos e pequenas cidades correm o risco de perder seus últimos pubs, essenciais para a vida social, cultural e turística das comunidades:

“Mais de 100 pubs fecham todos os anos na Irlanda devido, em grande parte, aos custos impostos pelo Estado. Sem intervenção imediata, até mil estabelecimentos adicionais encerrarão suas atividades, deixando suas comunidades sem centros vitais de convivência e turismo. Uma redução de 10% no imposto sobre bebidas poderia melhorar a viabilidade comercial de forma imediata.”

O professor Tony Foley acrescentou que a incerteza econômica causada por tarifas comerciais dos EUA e a diminuição do turismo agravam a situação:

“O relatório revela um padrão preocupante de fechamento de pubs, especialmente no interior do país. Sem ação do Governo, estima-se que entre 600 e 1.000 pubs adicionais fecharão na próxima década.”

O DIGI defende que o Governo aprove o próximo Orçamento para reduzir em 10% o imposto especial sobre bebidas alcoólicas, que atualmente é o segundo mais alto da União Europeia, além de lembrar que o IVA para bares permanece em 23%.

Segundo o grupo, a medida é urgente, antes que comunidades percam permanentemente esses centros de convívio.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
edublin Press, Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para [email protected]

Veja também

O guia completo do clima na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email