Acordo Previdenciário no exterior: Entenda como funciona
7 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Se você trabalha no exterior e recolhe o benefício previdenciário, a política internacional prevê uma série de acordos entre as nações que “têm como objetivo principal garantir os direitos de seguridade social previstos nas legislações dos dois países aos respectivos trabalhadores e dependentes legais, residentes ou em trânsito no país”, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Brasil mantém acordos para benefícios previdenciários com mais de 20 nações. Crédito: Depositphotos/ vepar5
Os Acordos que incluem a previdência social preveem a prestação de benefícios previdenciários a brasileiros residentes no exterior ou estrangeiros residentes no Brasil, conforme análise do pedido do benefício, a contribuição social do requerente e a legislação local, e será feita pelo Estado conforme cada Acordo. Isso quer dizer que você poderá juntar a contribuição realizada no Brasil e no Exterior, desde que exista o Acordo.
Em geral, todo o trâmite se estende aos segurados e seus dependentes, sujeitos aos Regimes de Previdência Social previstos naquele Estado, e podem incluir incapacidade para o trabalho (permanente ou temporária), acidente do trabalho e doença profissional, tempo de serviço, velhice, morte e reabilitação profissional.
Brasil e demais nações
A Irlanda não possui nenhum acordo previdenciário com o Brasil, que atualmente mantém 10 Acordos multilaterais com países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, El Salvador, Equador, Espanha, Paraguai, Portugal e Uruguai.

A aposentadoria é um dos benefícios garantidos pelos Acordos Internacionais. Crédito: Depositphotos/ david_franklin
Entre os acordos bilaterais, estão Alemanha, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Chile, Coreia, Espanha, França, Grécia, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal e Quebec. O Congresso Nacional está em vias de assinar a ratificação – e gerar a posterior publicação do Decreto Presidencial – de Acordos com Bulgária, Estados Unidos, Moçambique e Suíça.
Somente relacionado ao Acordo entre Brasil e Estados Unidos, está previsto o benefício a cerca de 1,4 milhão de brasileiros residentes no país.
Deslocamento temporário

Fique de olho na legislação sobre a previdência social se você mora no exterior. Crédito: Depositphotos/ Rawpixel
Para aqueles em viagens de trabalho nas quais o empregado ou autônomo irá prestar serviço, permanecendo vinculado à Previdência Social brasileira, é necessário comunicar à Previdência Social afim de gerar o Certificado de Deslocamento Temporário, que visa a dispensa de filiação à Previdência Social do País Acordante. O segurado deve levar uma via do Certificado de Deslocamento e o período de deslocamento poderá ser prorrogado, observados os prazos e condições fixados em cada Acordo.
No entanto, vale ressaltar que nos Acordos entre Brasil e Canadá, Itália e MERCOSUL não estão previstos deslocamentos temporários para trabalhadores autônomos.
Como transferir o benefício?
Para aqueles que já recebem algum benefício, para efetuar a transferência, conforme os Acordos estabelecidos, o contribuinte deve solicitar à Agência da Previdência Social onde o mesmo está mantido, além de informar sobre o novo endereço a fim de evitar a suspensão do pagamento.
Para consultar os Acordos e as instituições gestoras de cada país, consulte o site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Irlanda implementará novo sistema de aposentadoria automática a partir de 2026
Burocracia
Irlanda implementará novo sistema de aposentadoria automática a partir de 2026
A partir de janeiro de 2026, trabalhadores na Irlanda passarão a ser...
4 semanas atrás
-
Leis rigorosas controlam número de cães na Irlanda
Curiosidades
Leis rigorosas controlam número de cães na Irlanda
Quem já está há um tempinho vivendo na Irlanda, pode ter percebido que por...
1 mês atrás


























