Bloomsday: Irlanda celebra os 100 anos de Ulisses, obra do escritor James Joyce

Bloomsday: Irlanda celebra os 100 anos de Ulisses, obra do escritor James Joyce

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Além de renomada no mundo inteiro, a literatura da Irlanda é um orgulho para os irlandeses. E um dos escritores mais respeitados no país é James Joyce. Autor de clássicos, ele é celebrado no dia 16 de junho, na Irlanda, com o chamado Bloomdsday.

A data relembra o personagem Leopold Bloom, do romance Ulisses, escrito por Joyce em 1922 e baseado na Odisséia de Homero.

Acontece que o livro se passa todinho em 16 de junho de 1904 e, por isso, todos os anos esse dia é lembrado e festejado, seja com recitais ou com pessoas travestidas de personagens do livro pelas ruas da Irlanda.

Em 2022, Ulisses completa 100 anos e diversas celebrações relembram a obra na Irlanda e no mundo.

O romance Ulisses, de James Joyce

O escritor irlandês James Joyce foi um dos mais importantes do mundo e sua figura é icônica até os dias de hoje. Imagem: divulgação

Ulisses segue a vida e os pensamentos de Leopold Bloom e uma série de outros personagens – reais e fictícios. A história acontece entre das 8 da manhã de 16 de junho de 1904 até as primeiras horas da manhã seguinte.

Joyce começou a escrever Ulisses em março de 1914, mas deixou de lado novamente para terminar sua peça Exiles. Após a publicação, em 1922, os amigos de Joyce começaram a marcar o dia 16 de junho como Bloomsday.

Bloomsday: quase 70 anos de história

O primeiro Bloomsday foi comemorado oficialmente na Irlanda em 1954, quinquagésimo aniversário da celebração do primeiro, quando os escritores Patrick Kavanagh e Flann O’Brien visitaram a Martello Tower em Sandycove, o pub de Davy Byrne e a 7 Eccles Street, lendo partes de Ulisses e bebendo.

Hoje, o Bloomsday é comemorado pelos fãs de Joyce em todo o mundo, com leituras, performances, encenações e uma série de outros eventos. As celebrações atuais geralmente incluem se vestir como personagens do livro e em roupas que seriam o estilo da época.

Bloomsday 2022: como celebrar

Presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, em evento do Bloomsday 2022. Foto: Divulgação

O Bloomsday Festival é um evento tradicional na Irlanda e que já está acontecendo desde o mês de maio.

Em 2022, ele vai celebrar os 100 anos da obra com diversos eventos ao redor da ilha, principalmente em Dublin, a capital da Irlanda.

A programação inclui recitais de poesia e trechos de Ulisses, além de bate-papo, entrevistas, etc. A data de 16 de junho é quando acontece a maior parte dos eventos, incluindo um walking tour com participantes vestidos de personagens do livro.

Em museus e galeria pela Irlanda, haverá exposições e mostras. Toda a programação pode ser encontrada no site do evento.

James Joyce: da Irlanda à Suíça

Nascido em Dublin, em 1882, Joyce se mudou em 1904, voltando pela última vez ao país em 1912. Foto: divulgação

James Joyce (1882 – 1941) é um dos escritores mais influentes e famosos da Irlanda. Além de Ulisses, algumas das outras obras importantes de Joyce incluem a coleção de contos Dubliners (1914) e os romances A Portrait of the Artist as a Young Man (1916) e Finnegans Wake (1939).

Joyce nasceu em Dublin em 2 de fevereiro de 1882. Depois de se formar na College, localizada no St Stephen’s Green, onde estudou idiomas, foi para Paris para estudar medicina. Em agosto de 1904, o primeiro dos contos de Joyce foi publicado na revista Irish Homestead, seguido por outros dois. Deixou a Irlanda no mesmo ano, onde fez apenas quatro visitas de retorno, a última em 1912.

Leia também: 5 autores irlandeses que você deveria ler

Em 1914, escreveu sua única peça, Exiles, e o livro Dubliners foi publicado. Foi após esses sucessos que Joyce começou a pensar seriamente em escrever o romance que vinha formulando desde 1907: Ulisses.

James Joyce morreu aos 58 anos, em 13 de janeiro de 1941, em Zurique, onde ele e sua família receberam asilo por conta da Segunda Guerra Mundial. Ele está enterrado no cemitério Fluntern, na cidade suíça. Toda sua história pode ser conhecida no site irlandês The James Joyce Centre.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar