Aeroporto irlandês é pioneiro em banir restrições de líquidos em bagagens de mão

Aeroporto irlandês é pioneiro em banir restrições de líquidos em bagagens de mão

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Viajar de avião não é uma tarefa fácil. Existem várias barreiras onde é preciso mostrar documentos, além das restrições em bagagens, principalmente aquelas que o viajante leva dentro da cabine.

É preciso limitar o número de recipientes com líquidos, podendo transportar apenas embalagens com até 100 ml e o que couber em um minúsculo saquinho plástico. Além disso, equipamentos eletrônicos como notebooks e celulares precisam ser colocados para fora da mala para a checagem. Muitas vezes, tudo isso gera um estresse e causa demora nas filas de segurança!

Uma boa notícia, porém, surge de dois aeroportos da Irlanda, que já possuem tecnologia que identificam objetos e líquidos de modo a banir tais restrições que tanto incomodam os viajantes.

Aeroporto de Shannon, na Irlanda, já tem tecnologia para banir restrições de líquidos em bagagens de mão

Atualmente, líquidos devem ser colocados em um saquinho plástico com recipientes de até 100 ml. Foto: Divulgação

Desde outubro de 2021, o Aeroporto de Shannon, no oeste da Irlanda, começou a por em prática seu novo sistema de segurança com tomografia computadorizada de última geração em 3D. É o primeiro do mundo a conseguir tal tecnologia.

Isso permite que eletrônicos possam permanecer nas malas ou bolsas e que não exista restrições no volume de líquidos.

Uma das vantagens da abolição das restrições de líquidos é a rapidez nas filas de segurança dos aeroportos.

Como são as regras de líquidos no aeroporto de Shannon

Aeroporto de Shannon, pioneiro em banir regras de líquidos para bagagens de mão. Foto: Wikimedia

Segundo as novas regras do aeroporto de Shannnon, o passageiro pode transportar líquidos, incluindo água, comida para bebê, medicamentos e outras bebidas, além de latas de aerossol e produtos de higiene pessoal como pasta de dente, creme de barbear, gel de cabelo, brilho labial e cremes na bagagem de mão agora sem limitações de tamanho.

De acordo com o site oficial do aeroporto, é possível levar:

  •  líquidos, géis, pastas, loções e cosméticos em recipientes de qualquer tamanho desde que estejam contidos com segurança em sua bagagem de mão
  • recipientes de líquidos devem ser transportados na bagagem de mão e ser recipientes com fecho, e devem ser apresentados se solicitados pelos agentes de segurança
  • ao passar pelo ponto de segurança, o passageiro deve colocar a mala de cabine com os líquidos dispostos no topo da bandeja de triagem
  • todos os líquidos devem estar contidos apenas na bagagem de mão
  • a recomendação é embalá-los antes de chegar à área de triagem de segurança  para garantir um processo de triagem rápido.

É preciso notar, porém, que as regras valem para quem sai do aeroporto de Shannon. Se houver algum tipo de escala até o destino final, as regras de líquidos podem ser diferentes.

Leia também: Aeroporto de Dublin aconselha chegar 3h30 antes do embarque após filas caóticas

Regra geral de transporte de líquidos em bagagem de mão na União Europeia. Imagem: divulgação

Aeroporto de Donegal também usa tecnologia

Além de Shannon, o aeroporto de Donegal, também na Irlanda, já está utilizando novos sistemas de identificação de objetos em malas.

Não é a primeira vez que o aeroporto de Shannon é pioneiro no setor. Em 1947, o aeroporto abriu a primeira loja Duty-Free do mundo.

Vale lembrar ainda que a proibição de líquidos em cabines de aviões entrou em ação em agosto de 2006, quando detectou-se um plano terrorista para detonar explosivos líquidos em várias aeronaves.

Leia também: Uso de máscaras em aeroportos e voos deixa de ser obrigatório na UE

Veja também

Irlanda: mapa das cidades, condados e regiões

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar