Aprender Mandarim: motivos para você começar a estudar agora

Aprender Mandarim: motivos para você começar a estudar agora

Colaborador E-Dublin

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Aprender mandarim parece ser impossível. Basta assistir a algum filme ou série e perceber que você não entende absolutamente nada do que dizem. Estou errado?

Mas saibam que aprender mandarim pode ser a chave para o sucesso no futuro… e um futuro próximo.

Apesar de parecer impossível de ser aprendido em um primeiro momento, o mandarim é falado por mais de um bilhão de pessoas e já é uma das línguas mais ensinadas no mundo, levando, assim, muita gente à sala de aula.

E por que você também não pode ser o próximo aprendiz do idioma? Você sabe por que muita gente tem se empolgado para aprender mandarim? Motivos não faltam, e a gente vai mostrar, neste artigo.

Continue a leitura.

1. China como potência mundial

A China se destaca no mundo por ser uma potência mundial, e aprender mandarim é uma forma de entrar no mercado de trabalho operado pelo país. Foto: Road Trip with Raj on Unsplash

A China, país cuja língua oficial é o Mandarim,  é, atualmente, uma das maiores potências mundiais, economicamente falando. Isso faz o mercado internacional estar com a atenção sempre voltada ao país, já que os acontecimentos por lá se refletem diretamente na economia dos outros países.

2. Os brasileiros de olho no mercado chinês

Em 2013, a China seguiu firme na posição de maior comprador e vendedor de produtos para o Brasil. Com isso, vêm surgindo oportunidades de empresas brasileiras que mantêm escritórios na Ásia, assim como multinacionais que oferecem posições no mercado de trabalho para quem domina o Mandarim e deseja se mudar para a China.

3. Os chineses de olho no mercado brasileiro

Empresários que atendem o setor chinês veem no mandarim uma forma de confiança para fechar mais negócios com a China. Foto: wu yi on Unsplash

Com o aumento do intercâmbio comercial entre os dois países, surge a necessidade de profissionais que atendam à demanda de chineses no Brasil, isso nos mais variados setores e serviços.

Leva vantagem, é claro, quem sabe falar Mandarim. Por questões culturais, esse fator estreita laços de confiança, segundo empresários que já atendem a esse público.

Isso pelo fato de que, ainda que falem inglês, os chineses preferem fechar negócios falando a língua materna. Esse tipo de cargo é uma ótima oportunidade para brasileiros que dominam o idioma, mas não pensam em mudar de país.

Leia também: Quais são os idiomas mais importantes para aprender?

4. Oportunidades de ganhos maiores

Segundo empresários e agências de recrutamento, saber Mandarim pode valorizar o currículo e aumentar os ganhos. Eles afirmam que o salário-base de um engenheiro, por exemplo, pode ser dobrado caso ele fale Chinês.

5. Cultura

Aprender mandarim já é realidade para os americanos. Foto: 郑 无忌 on Unsplash

Aprender Mandarim pode ser um incentivo para quem admira a cultura milenar da China e deseja aprofundar seus conhecimentos sobre ela. A dedicação ao idioma ajuda a contextualizar tradições e peculiaridades dos chineses.

6. Fugir do convencional

Que o inglês é essencial, ninguém discute. No entanto, muitos aprendizes de Mandarim estão em busca de um diferencial. Entre os americanos, o chinês já é a segunda língua que mais desperta interesse, depois do espanhol.

7. Facilidades virtuais

Escolas já começaram a oferecer cursos para aprender mandarim em todo o mundo. Foto: Bruce Röttgers on Unsplash

Aprender Mandarim não é mais algo tão distante. Muitos professores e voluntários postam vídeos didáticos na internet para ajudar quem quer aprender o idioma. Algumas escolas também já passaram a oferecer o Chinês como matéria eletiva.

8. Exercitar o cérebro

Aprender um novo idioma é uma ótima chance de exercitar o cérebro. Imagine trabalhar a mente com o Mandarim, que tem mais de 20 mil caracteres?! Quem ensina o idioma diz que um conhecimento de 3 a 4 mil deles é o suficiente para a leitura de notícias diárias, o que já exige muita dedicação.

9. Bolsas de estudo

A China é um dos parceiros do programa Ciências sem Fronteiras. O país já demonstrou interesse em aumentar o intercâmbio educacional oferecendo oportunidades de bolsas para brasileiros.

10. Conhecer a China

Embora grandes empresários falem inglês, a maioria da população só fala Chinês. Se a intenção for passar um tempo por lá para conhecer um pouco mais da cultura, esse é um bom motivo para se familiarizar com o Mandarim.

Apps perfeitos para aprender mandarim de graça

Foto: Shutterstock

O Mandarim está entre as línguas com mais potencial no mercado internacional. Foto: Shutterstock

Como deixamos bem claro, ninguém disse que é fácil aprender mandarim. Muito pelo contrário. Porém, para se ter uma base do idioma, é possível acessar alguns apps gratuitos que podem auxiliar a, no futuro, ter menos dificuldades para estudar o idioma.

  • Lingbe – de forma gratuita, você pode treinar a conversação com outros estudantes de mandarim.
  • Duolingo (iOS/Android) – um dos aplicativos mais famosos para o aprendizado de idiomas tem o mandarim na sua lista de práticas. Você pode começar sendo iniciante com a prática no vocabulário de número, nomes e objetos.
  • Memrise (iOS/Android) – nesse app você pratica memorizando os caracteres chineses para aprender mandarim mais facilmente.
  • Hello Chinese (iOS/Android) – lições diárias são dispostas ao usuário, que pode praticar a escrita e a conversação.

Veja também

Como montar um currículo para a Irlanda

Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar