Biblioteca da Trinity fechará por três anos para reforma a partir de 2023

Biblioteca da Trinity fechará por três anos para reforma a partir de 2023

Rubinho Vitti

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Se você quer visitar a Biblioteca da Trinity é melhor se programar. A segunda atração mais popular entre turistas em Dublin, com mais de 500 mil visitantes por ano, vai fechar para reforma em outubro de 2023, ficando cerca de três anos fechada.

O restauro do local faz parte de um projeto que vai custar cerca de 90 milhões de euros e que forçará a universidade a remover centenas de livros preciosos, raros e antigos da biblioteca, entre eles o Book Of Kells, manuscrito em latim com arte celta datado de 800 DC.

A Biblioteca da Trinity é muito conhecida principalmente por cinéfilos, já que ela inspirou a Biblioteca de Hogwarts, dos filmes da saga Harry Potter, e também a Jedi Temple Library, biblioteca dos Jedi, presente em Star Wars: Episódio 2, O Ataque dos Clones.

Mais do que isso, a Biblioteca da Trinity tem valor histórico, já que foi fundada em 1592, pela Rainha Elizabeth, e contém cerca de 200 mil livros.

Como será a reforma na Biblioteca da Trinity?

The Long Room é uma das áreas que será restaudada e contém livros raros e antigos. Foto: Giammarco on Unsplash

De acordo com o jornal The New York Times, a área The Long Room, justamente o local mais fotografado pelos turistas que visitam a biblioteca, será reformada. É neste local que ficam os livros mais valiosos e antigos e é também a parte mais antiga da Biblioteca ainda existente, com uso constante desde 1732, um recorde.

A restauração acontece em toda a sala, inclusive no teto de carvalho e nas estantes, além de outras partes do prédio. De acordo com a publicação, a reforma está sendo programada há anos.

O trabalho de restauração já começou em abril, mas a biblioteca fechará apenas em outubro de 2023.

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar