Bloomsday Festival 2018
5 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Imagine usar mais de 900 páginas para contar uma história que se passa em apenas um dia. Agora imagine que essa história se torna uma dos maiores clássicos da literatura mundial. Imaginou? Esse é o caso de Ulysses, a obra do aclamado escritor irlandês James Joyce, que narra um dia na vida do irlandês Leopold Bloom.
É daí, também, que vem a origem do Bloomsday. Bloom, vindo do sobrenome do personagem principal da saga de James, que se passa no dia 16 de junho de 1904. Por isso, todos os anos, no dia 16 de junho, fãs do mundo todo homenageiam o autor.
Reprodução: jamesjoyce.ie
Domínio Público
Desde 2012, os fãs da boa literatura tem um motivo especial para comemorar o Bloomsday. Naquele ano, o trabalho de James Joyce caiu em domínio público, ou seja, a família do autor não tem mais controle sobre os direitos autorais das obras – os direitos são respeitados até 70 anos após a morte do autor. Joyce morreu em 1941.
O domínio público de James Joyce é um marco para estudiosos do autor, que enfrentavam o protecionismo do neto e detentor dos direitos das obras, Stephen James Joyce. Stephen proibiu biografias, citações em trabalhos acadêmicos e até leituras públicas das obras do avô, sendo conhecido como um dos herdeiros que mais prejudicou a literatura.
Acesso facilitado à obra
Com o domínio público, as editoras não precisam mais pagar para reproduzir as obras do autor, o que barateia, e muito, o custo dos livros. Dá para comprar Ulysses pela bagatela de cinco euros ou até menos!
Programação 2018
Se você conhece pouco sobre esse personagem célebre da literatura irlandesa, que tal descobrir um pouco mais sobre ele, acompanhando alguns dos eventos que homenageiam Joyce?
Durante a semana que antecede a data comemorativa, uma programação recheada fica por conta do James Joyce Centre, o museu que homenageia o escritor. Os organizadores também convidam os participantes a irem caracterizados com os estilos de época dos anos 40, para criar uma atmosfera diferente nos eventos.
Confira alguns dos principais eventos do festival (corra pois a maioria esgota rápido):
11 à 15 de Junho – Bloomsday Walking Tours – passeios turísticos à pé (consulte horários, preços e disponibilidade de ingressos aqui);
12 de Junho – Joycean Pub Crawl
12 de Junho – Bloomsday Fashion Workshop
13 de Junho – Joyce By Bus (Bus Tour)
16 de Junho – Bloomsday Breakfast ou Chá da Tarde – ÚLTIMOS INGRESSOS RESTANTES
16 de Junho – Bloomsday no James Joyce Centre. Informações aqui. Não esqueça de ir no melhor estilo, para sair bem nas fotos! ;)
E ainda tem muito mais. Confira a programação completa aqui.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Veja também
Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Entretenimento
Iluminação de Natal em Dublin 2023: roteiro para visitar todos os pontos
Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a Câmara Municipal de Dublin inicia mais...
3 dias atrás
-
Destaques
Christmas Market na Irlanda: conheça 9 mercados de Natal de 2023
Os tradicionais mercados natalinos irlandeses começam a funcionar a partir de...
1 semana atrás