Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país

Irlanda: tudo o que você precisa saber sobre o país

Ana Carolina Brunelli

1 mês atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

A Irlanda está localizada no Oceano Atlântico Norte, no noroeste da Europa, sendo a terceira maior ilha da Europa e a vigésima maior do mundo.

A Repúbica da Irlanda faz fronteira terrestre somente com a Irlanda do Norte, nação que pertence ao Reino Unido. No período de 1919 a 1921, a ilha foi marcada por conflitos entre o exército irlandês e o exército britânico. Somente em 1921 foi assinado um tratado, que deu independência à República da Irlanda.

Conhecida, também, como Ilha Esmeralda, a Irlanda é cercada por muita água e enormes montanhas. O país tem dois idiomas oficiais: o gaélico e o inglês.

Quer saber mais sobre esse destino surpreendente? Continue a leitura!

Como é o clima na Irlanda?

A igreja Saint Patrick Cathedral debaixo de neve no inverno de 2018; clima na Irlanda é frio mesmo em outras estações do ano. Foto: Fábio Gibelli

A igreja Saint Patrick Cathedral debaixo de neve, no inverno de 2018. Clima na Irlanda é frio, mesmo em outras estações do ano. Foto: Fábio Gibelli

É impossível falar sobre a Irlanda sem comentar sobre o seu clima úmido e extremamente frio, principalmente durante o inverno, e sobre as altas probabilidades de chuva durante o ano inteiro. Afinal, apesar de as chuvas não serem intensas, elas costumam dar as caras praticamente todos os meses, sem exceção.

As temperaturas são baixas durante o ano todo e quase nunca ultrapassam os 25 graus, mesmo no verão. Aliás, quando os termômetros batem os 22 graus, é motivo de muita alegria para os irlandeses e para os estrangeiros que vivem no país.

O clima na Irlanda é o temperado oceânico, considerando a atuação da corrente marítima do Atlântico Norte. E quando dizemos que a Irlanda é um país gelado, pode ter em mente que, nos dias de inverno, os termômetros raramente vão ultrapassar os 5 graus e a possibilidade de nevar nessa estação é alta.

Mas não se assuste! O frio é intenso, mas nada que um bom casaco, gorro e luvas não resolvam!

Relevo na Irlanda

A Irlanda apresenta um relevo composto, em sua maior parte, por planícies. Essas áreas planas se misturam com as colinas e as inúmeras montanhas que cercam o território irlandês, além das falésias litorâneas que se concentram no Oeste.

Aproveite para conferir sobre o Cliffs of Moher, as falésias mais famosas da Irlanda.

Vegetação na Irlanda

O que não falta no país são florestas e bosques. No entanto, uma característica típica da vegetação da Irlanda são as turfeiras, pelas quais quase 20% da ilha são revestidos.

Além disso, a maioria da planície caracteriza-se pela presença de trevos e é comum encontrar musgos e hera.

Demografia na Irlanda

Irlanda tem população estimada em 5 milhões de habitantes. Foto de Lukas Kloeppel

A Irlanda tem, hoje, 5,1 milhões de habitantes, sendo que mais de um milhão estão presentes em sua capital, Dublin. Se comparado a outros países da Europa, o território irlandês pode ser considerado pouco povoado, visto que tem uma densidade demográfica de 71,7 hab./km².

Dublin, por sua vez, é o maior centro urbano da Irlanda. Porém, ao sul e sudoeste, estão situadas outras grandes cidades irlandesas, Cork e Limerick, que também atraem muitos visitantes o ano inteiro.

Ponto importante para se destacar é que a Irlanda tem, atualmente, o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, com valor de 0,955, atrás somente da Noruega.

Economia da Irlanda

Sabia que a Irlanda é um dos países mais desenvolvidos do mundo? E isso pode ser facilmente notado pela qualidade de vida da população e por seus indicadores econômicos.

Hoje, as atividades comerciais de exportação e importação movimentam a economia do país, que adquire do exterior produtos como petróleo refinado, aeronaves, computadores, etc.

Já as exportações são de medicamentos embalados, culturas médicas e vacinas, principalmente. Aliás, a indústria farmacêutica é a principal do país.

E os grandes parceiros comerciais da Irlanda são: Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e China.
Vale dizer, também, que a agropecuária é responsável por 5% do PIB da Irlanda e que as maiores produções são de: batata, cevada, trigo, aveia, cogumelos, além de leite e carne suína.

E tem mais: a Irlanda é, ainda, um dos maiores produtores de concentrados de zinco do mundo.

Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.

Cultura da Irlanda

Não há como falar da Irlanda sem mencionar a cultura celta. Afinal, os celtas marcaram a história e a cultura do país, e esse impacto permanece presente até os dias atuais.

O primeiro registo dos celtas na Europa Central se deu por volta de 700 a.C. Ao longo dos anos, eles se espalharam pelo leste e oeste da Europa, chegando à Irlanda por volta de 500 a.C.

Desde então, por centenas de anos, os celtas foram chegando ao país, até que se tornaram um grupo dominante na Ilha Esmeralda. Por esse motivo, os símbolos celtas são cheios de significados na Irlanda e permanecem fortes até hoje.

Os celtas utilizavam a arte com dois propósitos: de forma religiosa, para afastar maus espíritos, e para a guerra, quando a arte era usada como ornamentação dos equipamentos na hora das batalhas.

Governo da Irlanda

Michael Higgins é o atual presidente da Irlanda. Foto: Divulgação

Em relação ao governo da Irlanda, o país apresenta um sistema republicano parlamentarista, no qual o presidente exerce a função de chefe de Estado, ocupando o principal cargo do Poder Executivo.

Na Irlanda, o presidente é eleito pelo voto popular e assume um mandato de sete anos. Além disso, é o presidente que indica o primeiro-ministro, nomeado pela Câmara dos Representantes, uma das duas câmaras em que se divide o Parlamento irlandês, sendo que a outra é o Senado.

Em 2024, o presidente da Irlanda é Micheal Higgins, que é muito querido pela população. Higgins foi eleito pela primeira vez em 2011 e reeleito em 2018.

Já o Executivo da Irlanda é formado por uma aliança entre os partidos Fine Gael, Fianna Fáil e Green Party. O primeiro-ministro é Micheál Martin.

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Intercâmbio na Irlanda

Irlanda tem lindas paisagens verdes ao redor da Ilha, sem precisar de muito tempo para viajar de um local ao outro. Foto: Zach Plank / Unsplash

A Irlanda é um dos destinos mais procurados por quem sonha fazer um intercâmbio na Europa. E não é à toa que o país é visto como uma grande oportunidade de crescer na vida pessoal e profissional. Afinal, viver lá é desfrutar de uma nação com qualidade de vida, ensino excelente e cheio de oportunidades de crescimento.

Um ponto positivo de morar na Irlanda é a chance de viajar dentro e fora do país e ter novas experiências.

A Irlanda permite que você tenha fácil acesso ao Velho Continente. E não é mentira quando você lê por aí que é possível encontrar passagens por menos de 10 euros para conhecer outros países! Incrível, né?

Morar na Irlanda também significa aprender um novo idioma ou, até mesmo, alavancar o nível de inglês. Os contatos com nativos, com outros estrangeiros e com as pessoas do trabalho, por exemplo, tornam esse processo ainda mais fácil e prazeroso.

Sem contar que essa é uma forma de ampliar a sua rede de contatos e de fazer amizades para a vida inteira.

Agora, vamos explorar um pouco mais sobre coisas que tornam a Irlanda um lugar único.

Para estudar ou trabalhar no exterior, uma dica essencial é fazer a tradução do diploma e histórico escolar, além de outros documentos importantes! Precisa de uma tradução? Faça ela online por aqui!

Lugar acolhedor

No geral, irlandeses são muito receptivos com turistas e novos moradores. Foto: Vadimgozhda | Dreamstime

Os brasileiros são conhecidos por ser um povo caloroso, que gosta de abraçar e ser sempre muito receptivo. E na Irlanda não é diferente! Os irlandeses são alegres e dispostos a ajudar, sem contar que adoram conversar e contar um pouco da história do país. E com um povo simpático assim, fica ainda mais fácil se apaixonar pela Ilha.

Paisagens de tirar o fôlego

Explorar a Irlanda é bem fácil, já que o país inteiro tem pouco mais de 70 mil km². Porém, o melhor mesmo de viajar pela Irlanda, sem dúvida, são as paisagens! Muito verde, penhascos gigantescos, castelos medievais, ovelhas pelo caminho e o oceano costumam dominar os cenários e encantar qualquer viajante.

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

Custo de vida

Não há como negar um ponto que chama bastante a atenção dos estrangeiros: o custo de vida na Irlanda ser mais baixo do que em muitos países na Europa. Os aluguéis não são baratos. Porém, mesmo assim, compensa muito.

Leia também: Quanto custa morar na Irlanda?

Ensino na Irlanda

A Irlanda é referência quando o assunto é qualidade de ensino. Sua capital, Dublin, conta com a universidade mais qualificada do país e uma das 100 melhores do mundo, a Trinity College Dublin, reconhecida por seus programas na área de humanas, como o de literatura inglesa.

E tem mais: o processo de validação do diploma brasileiro na Irlanda é mais simples do que para os demais países.

Aproveite para conferir sobre as novas regras de vistos para brasileiros na Irlanda durante a pandemia da Covid-19.

Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos

Oportunidade de trabalho

Oportunidade de trabalho na Irlanda é imensa e, por isso, muitos estrangeiros procuram o país para viver. Foto: Nappy/olueletu

Motivo que faz muitos brasileiros embarcarem para a Irlanda é a oportunidade de trabalho, já que as leis de imigração são mais flexíveis e que alunos matriculados em qualquer curso, incluindo o de idiomas, com mais de 25 semanas de duração, podem trabalhar meio período.

Localização privilegiada

A Irlanda está, sim, em uma localização privilegiada, bem perto de vários países da Europa! Um voo de aproximadamente 1h30 pode levar você para destinos como Escócia, Londres e Paris. E com as companhias aéreas “low cost”, fica ainda melhor, pois dá para encontrar passagens com ótimos preços.

Leia também: Trabalhar na Irlanda: regras, vistos e profissões para brasileiros

Entenda o passo-a-passo para tirar sua cidadania italiana com profissionais especializados no assunto. Agende um horário sem compromisso!

Quatro coisas importantes sobre a Irlanda

Irlanda faz parte da União Europeia e utiliza o Euro como moeda oficial no país. Foto: Markus Spiske / Unsplash

Vamos continuar com as principais características da Irlanda. Afinal, é importante ter uma visão geral do país, antes de fazer as malas e se mudar.

A capital da Irlanda é Dublin, uma cidade com aproximadamente 1 milhão de habitantes. O idioma oficial do país é o gaélico irlandês e inglês. A Irlanda não tem uma religião oficial, mas a grande maioria da população é católica. O governo irlandês atua em uma democracia parlamentar e o país todo conta com cerca de 5 milhões de habitantes. As informações não param por aí!

  1. Por ser parte da União Europeia, a moeda utilizada na Irlanda é o euro.
  2. Em relação ao clima, é importante estar preparado para sentir as quatro estações do ano em apenas um dia. Parece mentira, mas, na Irlanda, isso realmente acontece. Porém, durante o ano todo é muito frio e, sim, chove bastante. As temperaturas dificilmente ultrapassam os 20 graus. Mas nada que uma capa de chuva e um casaco reforçado não resolvam, viu?
  3. O transporte na Irlanda é muito bom, seguro e funciona bem! Tanto que é possível percorrer as diferentes cidades da Ilha de ônibus.
  4. A fascinante civilização celta é base da cultura da Irlanda, que ainda guarda traços dos povos celtas de forma evidente até os dias de hoje. Confira alguns símbolos celtas bastante encontrados no país.

Quer saber tudo sobre como se planejar para fazer intercâmbio na Irlanda? Conheça nosso ebook Planejamento de Intercambio Irlanda

Pontos turísticos famosos

Além de todas essas curiosidades, a Irlanda apresenta inúmeras atrações imperdíveis. As principais delas são:

Guinness Storehouse

Fábrica da famosa cerveja Guinness é ponto turístico pago mais visitado na Irlanda. Foto: VanderWolfImages | Dreamstime.com

Visitar a Guinness Storehouse é realizar um passeio pelo universo da Guinness, a cerveja irlandesa de mais de 200 anos, e conhecer todos os detalhes sobre sua fabricação de um jeito imperdível.

O passeio oferece um audioguia (disponível em inglês, espanhol e outros idiomas), que possibilita entender perfeitamente toda a história da cerveja mais famosa da Irlanda. Clique aqui para conhecer mais sobre esse ponto turístico.

Castelo de Kilkenny

Castelo de Kilkenny é um dos principais cartões postais da Irlanda. Reprodução: Commons Wikimedia

Kilkenny é uma cidadezinha Medieval da Irlanda, localizada a 130 km da capital. Porém, é o castelo da região que atrai milhares de turistas o ano todo.

Construído no final do século XII, o castelo é uma complexa estrutura de vários estilos arquitetônicos e, hoje em dia, está muito bem cuidado. É possível visitar seu interior, que abriga obras de arte importantes, além de belíssimos parques e jardins que o cercam.

Galeria Nacional

A Galeria Nacional da Irlanda é um ponto turístico imperdível para quem ama arte. O lugar conta com obras de diversas partes da Europa e de nomes como Picasso, Rembrandt, Velázquez e Vermeer. A galeria está localizada na capital da Irlanda, Dublin.

Temple Bar

Dublin tem quase 800 bares, o mais famosinho deles, o The Temple Bar.© Attila Tatár| Dreamstime.com

Irlanda tem centenas de pubs, o mais famosinho deles é o The Temple Bar, em Dublin. Foto: Attila Tatár| Dreamstime.com

Também localizado na capital da Irlanda, o Temple Bar é o bairro mais famoso do país, onde estão reunidos diversos pubs. Entre eles, o “Temple Bar Pub”, um dos mais famosos da Ilha. O bairro ainda é parada obrigatória para quem quer conhecer mais da vida noturna de Dublin e para degustar uma pint de guinness.

Leia também: Temple Bar: conheça o bairro mais famoso de Dublin

Saiba como enviar dinheiro do Brasil para o exterior ou o inverso. É fácil, rápido e sem burocracia!

Culinária irlandesa

São tantas as deliciosas comidas típicas irlandesas que o melhor mesmo foi fazer uma lista para apresentar os principais pratos do país.

Irish Breakfast

morar na Irlanda

Já ouviu falar no Irish Breakfast? É o prato favorito para o desjejum na Irlanda. Foto: Pixabay

O famoso “Irish Breakfast”, ou seja, o café da manhã irlandês, é preparado com fatias de bacon, salsichas, ovos fritos, white pudding (linguiça de porco) ou black pudding (linguiça de sangue), torradas e tomate frito.

Irish Stew

Nome difícil, mas, na verdade, esse prato é bem simples! Nada mais é que carne, batatas, cenouras e outros legumes. Uma ótima receita para os dias mais gelados do ano na Irlanda.

Irish Coffee

O Irish Coffee foi criado em 1940 e se popularizou não apenas na Irlanda, mas em diversas partes do mundo. A receita oficial leva uísque e creme de leite batido na sua preparação. Vale a pena provar!

Seafood Chowder

Que tal uma sopa de frutos do mar? Esse é um dos pratos típicos da Irlanda, feito de peixes e/ou frutos do mar, e com o acréscimo de leite. A Seafood Chowder é bastante consumida no verão.

Soda Bread

Pão mais popular da Irlanda! Essa é uma receita especial, em que a massa não leva fermento, mas sim bicarbonato de sódio. Geralmente, é consumido com manteiga ou como um delicioso acompanhamento para caldos e sopas.

Guinness Stew

Carne feita com cerveja Guinness? Sim! Só na Irlanda mesmo. Reprodução: Pixabay

Mais um prato de carne com cenoura, bem temperadinho, que tem o toque especial da cerveja Guinness. Normalmente, o Guinness Stew é servido por cima de um purê de batatas. Com certeza, podemos dizer que esse é um prato delicioso!

Poitín

Uma bebida destilada bastante tradicional da Irlanda, à base de malte e batatas, cujo teor de álcool pode chegar até a 95%. A bebida foi considerada ilegal por muito tempo e, hoje, são poucas as destilarias liberadas para produzir o Poitín.

Leia também: Culinária irlandesa: 20 ideias de pratos para preparar 

Fatos curiosos sobre a Irlanda

O verde é o símbolo do país, por suas belas paisagens esverdeadas, além do trevo de quatro folhas. Foto: Yana Kowalewicz / Unsplash

Veja só alguns fatos curiosos que tornam a cultura da Irlanda ainda mais interessante!

  • Na Irlanda, realmente chove muito, mais da metade do ano é de chuva e vento.
  • Em Dublin, todos os ônibus oferecem serviço de Wi-fi para os passageiros.
  • Não existem baladas até o amanhecer na Irlanda. Os bares e casas noturnas fecham cedo (por volta das 3h da manhã).
  • O folclore irlandês é cheio de histórias fascinantes sobre duendes e fadas, fortemente influenciado pela cultura dos celtas. Uma das mais conhecidas é a do famoso “leprechaun”, o duende verde que se tornou símbolo da Irlanda.
  • Não é cobrado o consumo de água nas casas da Irlanda. Apenas as empresas pagam uma taxa pelo serviço.
  • Os esportes mais adorados pelo povo irlandês são: futebol, golfe e o rugby.
  • Na Sexta-feira Santa, a venda de bebida alcoólica é proibida.
  • Cenas de Game of Thrones, uma das séries de maior sucesso dos últimos tempos, foram gravadas na Irlanda do Norte em lugares impressionantes e que hoje são pontos turísticos bastante procurados no país.
  • Na Irlanda, 64 cidades começam com “Bally”.
  • Você alguma vez fez relação da cerveja Guinness com o Livro dos Recordes? Então, saiba que você sempre esteve certo. O Guinness Book foi inventado em 1951, por Hugh Beaver, ex-presidente da fábrica de cervejas.
  • Quando o assunto é música, na Irlanda todos sabem ou conhecem o Bono Vox, vocalista da banda U2.
  • As roupas típicas da Irlanda são os vestidos celtas, bordados à mão, com estilo bem característico.
  • A Irlanda é carinhosamente apelidada de “Ilha Esmeralda” por sua paisagem de tons verdes, que encantam tanto os moradores quanto os visitantes.
  • O Halloween teve início na Irlanda, sabia? Isso ocorreu há mais de dois mil anos e é uma das datas mais celebradas no país no mês de outubro.
  • A harpa é considerada o símbolo da Irlanda desde o século XIII. O motivo? Muitos afirmam que o rei Brian Boru guiava o exército para as batalhas carregando uma harpa. Ele morreu na Batalha de Clontarf contra os Vikings, mas, desde então, o instrumento se tornou o símbolo nacional oficial da República da Irlanda e pode ser encontrado, até mesmo, nas moedas que circulam pelo território irlandês.

Leia também: 8 curiosidades sobre a Irlanda que você não escuta por aí

Precisa alugar carro no destino da sua viagem? É simples, fácil e você pode pesquisar os melhores preços aqui!

Como morar na Irlanda?

Waterford é a cidade mais antiga da República e uma das mais indicadas para se viver. Foto: Pixabay

Depois de saber todas essas informações, você está se perguntando: como é possível morar na Irlanda? Então, preste bastante atenção!

Antes de tudo, você precisa conseguir um visto para entrar e permanecer no país de forma legal. E para quem não sabe, na Irlanda, o visto é concedido assim que o viajante desembarca no país, e não solicitado no local de origem, como na maioria dos casos. Descubra, aqui, as principais informações sobre os tipos de visto na Irlanda.

Para conseguir estudar e trabalhar, você deve obter o Stamp 2 e estar matriculado em um curso com duração mínima de seis meses.

Já o visto de trabalho permite a jornada integral. Com isso, você pode permanecer no país enquanto estiver trabalhando. Agora, se conseguir um trabalho fixo na Irlanda, aí já pode solicitar o visto permanente.

Como visitar a Irlanda como turista?

Você pode também tirar o visto de turista, que dá permissão para ficar até três meses na Irlanda, mas não permite que realize nenhum tipo de trabalho.

Passar três meses na Irlanda é uma boa opção para quem deseja treinar o inglês, mas não consegue arcar com o custo de um curso. Além disso, é uma oportunidade de desbravar a Ilha Esmeralda com tempo de sobra para apreciar as mais diferentes regiões.

E para quem vai com esse objetivo de viajar bastante, vale se programar para fazer bate e volta para várias cidadezinhas da Irlanda, partindo de Dublin. Clique aqui para ver algumas sugestões de destinos.

Leia também: Qual a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte?

Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!

10 motivos para se apaixonar pela Irlanda

Independentemente do objetivo da sua viagem, ir à Irlanda será sempre uma boa decisão! Pode confiar!

Se você ainda está com dúvidas sobre incluir ou não a Ilha Esmeralda no seu roteiro de viagem, a Carol Braziel listou 10 motivos para que ela se torne destino obrigatório.

1. País de inspirações

A Irlanda é o quinto país escolhida por brasileiros para intercâmbio.© Attila Tatár | Dreamstime.com

A Irlanda é o quinto país escolhida por brasileiros para intercâmbio. Foto: Attila Tatár | Dreamstime.com

País repleto de inspirações, a Irlanda é berço de artistas que deixaram legados incríveis, principalmente na literatura, como James Joyce, William Butler Yeats, Samuel Beckett, Clive Staples Lewis, Oscar Wilde, Louis MacNeice e Seamus Heaney.

Sem mencionar o cenário musical, que conta com U2, Van Morrisson, The Corrs, Sinéad O’Connor e The Cranberries.

Curiosidade: em 2010, Dublin recebeu o título, concedido pela UNESCO, de cidade literária.

2. Pints e Pubs

Que a Irlanda e a cerveja são amigas inseparáveis, todos já sabem. Mas sabia que existem mais de 1.790 pubs espalhados pelo país? Só na capital Dublin, são cerca de 750 estabelecimentos desse tipo.

Isso significa que a cidade tem um pub para cada mil habitantes. Entre eles, está o The Brazen Head, um dos mais antigos da ilha, e o Temple Bar, o pub mais famoso da Irlanda.

Conheça esses e outros, neste artigo especial sobre pubs em Dublin.

3. Paisagens incríveis

Howth é um dos destinos mais charmosos perto de Dublin. Foto: Howth Express

Howth é um dos destinos mais charmosos da Irlanda e fica pertinho de Dublin. Foto: Howth Express

Com paisagens lindas e intocáveis, a Irlanda se destaca com seus inúmeros tons de verde. Entre os pontos turísticos famosos, estão o Rock of Cashel, no Condado de Tipperary; Cliffs of Moher, conjunto de penhascos ao longo da costa atlântica no Condado de Clare; além das belas praias de Donegal.

Há muito mais o que fazer na Irlanda do que conseguiríamos listar, mas listamos. Conheça atrações imperdíveis neste artigo sobre os melhores locais para visitar no país.

4. Hospitalidade irlandesa

Ok, ok! Tentamos não listar nada óbvio, mas, ao falar da Irlanda, não tem como ignorar a simpatia desse povo!

Além de educados, a maioria se mostra muito contente e interessada em conhecer novas culturas, principalmente a brasileira.

Esbarrar com um irlandês, seja em algum ponto turístico, seja em um pub, é diversão garantida.

Antes de começar o seu intercâmbio no exterior, que tal começar dar um “up” no seu inglês? Saiba mais aqui!

5. Festas

St. Patrick’s Day é um daqueles festivais para curtir na Irlanda. Foto: Abdone | Dreamstime.com

Pra quem gosta de diversão, a Irlanda é o destino perfeito. Além do povo feliz e simpático, o país é repleto de festivais o ano todo.

É impossível não mergulhar no espírito irlandês e se juntar a festas como o Festival de Artes de Galway ou a comemoração do padroeiro do país, o St. Patrick’s Day.

A festa, que chega a durar dias, é regada a pints, desfiles e pessoas lotando as ruas. Não à toa é considerada a comemoração mais famosa do país.

6.  Segurança

A Irlanda é um daqueles países que achamos que só existem na TV, nos quais a polícia não tem porte de arma, as casas têm muros e portões baixos e os carros podem ficar estacionados na rua sem nenhum problema. Estranho de imaginar, não?

Isso não significa que você deve abusar, mas acredite: existe um país no qual você pode curtir com tranquilidade o seu intercâmbio, sem precisar ficar paranoico com aqueles típicos assaltos a turistas, que no Brasil são normais.

7. Cultura


Apaixonados por sua história, os irlandeses respeitam e se preocupam em dar continuidade às tradições, seja na música, seja na dança ou culinária.

Você sempre verá a cultura irlandesa, que é absolutamente contagiante, impressa em diversos detalhes.

8. Castelos

Com mais de 300 castelos no país, chega a parecer que você está em um daqueles contos de fada que lia quando criança.

Você encontrará alguns dos mais bonitos castelos do mundo, como o Cahir Castle, Blarney Castle e o Kilkenny Castle. Esse último é um dos locais históricos mais visitados em toda a Irlanda.

Quer comparar preços de acomodação em hostels e hotéis? Pesquise o custo-benefício aqui!

9. Gastronomia

Irish Breakfast é um dos pratos típicos da Irlanda. Foto: Jonathan Farber / Unsplash

Com influência inglesa, a culinária irlandesa oferece muitas opções de pratos com carnes e frutos do mar, mas seu principal ingrediente, como os nossos amados arroz e feijão, é a batata. Batatas: se as ama, amará a Irlanda. Pratos como Colcannon (batata, alho e repolho) e Boxty (panquecas de batatas) são bem famosos.

Isso sem falar no café da manhã. Considerado bem pesado para o gosto brasileiro, o Irish breakfast pode ter linguiça de porco, bacon, ovos, black pudding, white pudding, chá ou café, torrada ou pão, o que significa energia para um batalhão! 

10. A pé ou de bicicleta?

Por ter uma topografia favorável, o país se torna um paraíso para quem gosta de conhecer novos lugares de bicicleta ou a pé.

Destaque para as trilhas de trekking. O grande ícone para quem pratica o esporte é a Croagh Patrick, uma montanha a oeste da Irlanda com 764 metros, que faz parte da lista das 15 melhores trilhas do mundo da National Geografic.

Precisa enviar mais dinheiro do Brasil para o exterior? Saiba comprar euro mais barato e rapidamente!

Irlanda: a divisão geográfica

mapa da Irlanda

Irlanda tem 34 condados, entre eles Dublin, onde fica a capital Dublin City. Foto: Shutterstock

E para quem não sabe, a Irlanda está dividida em 34 condados. Ou seja, tem muitos cantinhos incríveis e que merecem ser explorados. Além disso, é um dos poucos países da Europa que permitem você estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Agora, confira as quatro cidades mais procuradas para viver na Irlanda enquanto estuda e trabalha no país:

Porém, saiba que, independentemente da escolha da cidade, morar na Irlanda sempre vai proporcionar momentos memoráveis. Afinal, a população irlandesa é bastante receptiva com os estrangeiros, e isso faz toda a diferença no processo de adaptação.

Leia também: Irlanda: mapa das cidades, condados e regiões

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Foto de capa: Sean Kuriyan / Unsplash

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Veja também

Ensino superior na Irlanda: Por onde começar?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email