Categories: NotíciasSaúde

Brasileiro com coronavírus na Irlanda alerta que doença ‘não é brincadeira’

Entre os 683 casos de pessoas com coronavírus na Irlanda há pelo menos um brasileiro. O paulistano Mikael Pereira, de 27 anos, está desde o dia 14 de março internado no país com o Covid-19. Ele se sentiu mal com muita falta de ar e acabou sendo hospitalizado. Já com os sintomas controlados por remédios, ele topou conversar com a equipe do E-Dublin por meio de uma rede social e contou como foi contrair a doença, deixando claro para as pessoas que esse vírus “não é uma brincadeira”.

Mikael está internado desde o dia 14 de março em um hospital na Irlanda após contrair o Covid-19. Foto: acervo pessoal

Mikael trabalha em um restaurante e terminou seu serviço por volta das 19h de sexta-feira. Ele relatou que quando chegou em casa percebeu uma sensação de quem iria ter uma crise de sinusite. “Meu nariz começou a ficar trancado e fiquei com muita dificuldade para respirar. Fiz um chá e dormi. Quando acordei no outro dia, no sábado pela manhã, estava com muita falta de ar, dor de cabeça, febre e dor do pulmão”, relatou.

Preocupado com a situação, resolveu ir ao hospital. “Tive que esperar sete horas para ser atendido”, lembra. A médica que o atendeu prontamente tirou amostra de sangue para o exame que comprovasse a doença e o deixou em observação. “Vieram fazer um outro teste em mim, usaram como se fosse um cotonete no meu nariz e boca. Depois tiraram um raio-x”, disse. Lembrando que a orientação oficial, no caso de suspeita de coronavírus, é telefonar para o departamento de saúde da Irlanda. 

“Só Deus sabe o que estou passando nesse momento. Eu não estava esperando passar por este processo ainda mais longe dos meus pais, da minha família que tanto amo”

Mikael acabou passando a noite em um quarto isolado. “No outro dia me deram a notícia que meu teste havia dado positivo e teria que ficar aqui até melhorar os sintomas.”

Continua após a publicidade

Sem um remédio para a cura imediata do coronavírus, segundo Mikael o tratamento tem sido feito basicamente com paracetamol e salbutamol spray para falta de ar. “A gripe normal dá para sentir uma melhora em poucos dias e não dá essa falta de ar, dificuldade para respirar. Agora o coronavírus tem muitos sintomas diferentes, um deles é não sentir o cheiro nem gosto de nada”, disse.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o COVID-19 na Irlanda

Mikael veio para a Irlanda no meio de 2019 para fazer intercâmbio. Foto: acervo pessoal

Trabalhando em um restaurante, onde não houve casos de coronavírus em nenhum colega, Mikael acredita que contraiu o vírus na rua. Ele ressalta que é preciso tomar cuidado com o Covid-19. “Não é uma doença fácil. Coisa de um dia para o outro ela derruba completamente o indivíduo. São fortes os sintomas. Eu tive uma dor no pulmão que nada melhorava, sem falar a falta de ar que é terrível. Eu tentava procurar ar de todas as formas e não encontrava. Um sofrimento!”

Em um post no Facebook, ele ainda disse para as pessoas não levarem como uma brincadeira a situação do coronavírus no mundo. “Só Deus sabe o que estou passando nesse momento. Eu não estava esperando passar por este processo ainda mais longe dos meus pais, da minha família que tanto amo”, escreveu.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024