Como agir em caso de suspeita de coronavírus na Irlanda
5 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
O Departamento de Saúde da Irlanda afirmou que o país está preparado para conter o novo coronavírus (2019 nCoV), que surgiu na cidade de Wuhan, na China, no ano passado e está rapidamente se espalhando pelo mundo. Na Irlanda, no entanto, não há casos confirmados até o último relato do HSE (Health Service Executive), responsável pelos serviços de saúde na Irlanda, atualizado no último dia 7 de fevereiro.
O HSE divulgou uma lista de procedimentos que devem ser feitos caso um morador da Irlanda esteja com os sintomas da doença, tenha viajado para a China recentemente ou ter tido contado com pessoas que foram para lá.
Pessoas que retornaram da China nos últimos 14 dias devem ligar para o Departamento de Saúde pública local. Isso também vale se por acaso a pessoa esteve em contato com uma pessoa que tem coronavírus ou em um hospital ou centro de saúde em que as pessoas estão sendo tratadas por coronavírus.
Ao fazer o telefonema, a pessoa será solicitada a informar detalhes da sua estadia na China, questionando se morava no país, onde morava, se houve contato com uma pessoa que tem coronavírus, se esteve em um hospital ou centro de saúde, se possui sintomas de coronavírus, etc.
No caso da pessoa que esteve na China tiver sintomas como tosse ou febre (alta temperatura), falta de ar ou dificuldade em respirar ela deve entrar em quarentena e será monitorada por 14 dias por um médico. O coronavírus pode causar ainda pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e falência renal.
Será solicitado que o paciente fique dentro de casa e evite o contato com outras pessoas e que não vá ao pronto-socorro ou centro de saúde para que não coloque acidentalmente outras pessoas em risco. O departamento informará os passos a seguir por telefone.
Se o cidadão voltou da China e está bem e sem nenhum sintomas, ele deve prestar atenção no seu organismo nos próximos 14 dias. Esse é o tempo que pode demorar para que os sintomas apareçam.
Leia também: França e Alemanha confirmam novo coronavírus na Europa
Se o cidadão estiver com os sintomas mas não viajou pela China continental, não entrou em contato com uma pessoa que tem coronavírus, não foi a um centro de saúde onde pacientes com coronavírus foram tratados, não há necessidade de pânico. Apenas vá ao médico para se tratar. Possivelmente é apenas uma gripe regular.
O departamento afirma ainda que não há evidências de que você possa obter o coronavírus a partir de pacotes provenientes da China ou de outros lugares. O coronavírus pode se espalhar
nas gotículas produzidas quando uma pessoa com o vírus tosse ou espirra.
Como se proteger contra o coronavírus
O HSE listou algumas ações para se proteger contra o coronavírus. Elas incluem lavar as mãos de maneira adequada e regular com água e sabão ou com um sabonete à base de álcool e usar álcool gel, cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir e espirrar. Não há necessidade de usar máscara facial.
Nesse momento, o departamento também recomenda evitar todas as viagens não essenciais para a China, mas se estiver no país é preciso evitar visitar mercados onde há animais e aves além de locais onde são manipulados animais vivos ou mortos. Também, claro, evitar o contato com alguém que esteja doente com um resfriado ou sintomas semelhantes aos da gripe.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Brasileiros ocupam o terceiro lugar entre novos cidadãos irlandeses em cerimônia oficial
Na manhã de segunda-feira, 16 de setembro, 293 brasileiros se tornaram...
1 dia atrás
-
Notícias
Barreiras no Grand Canal causam controvérsia em Dublin
O Grand Canal de Dublin, uma via aquática histórica que conecta a capital da...
4 dias atrás