Uma onda de calor intensa e prolongada está varrendo a Europa neste verão, com temperaturas que estão batendo recordes. As ondas de calor de 2023 podem causar a mesma catástrofe ou ser ainda mais grave que no ano, quando houve mais de 60 mil mortes na Europa causadas pelo calor.
As maiores taxas de mortalidade foram na Itália, Grécia, Espanha e Portugal. A Cruz Vermelha pediu aos moradores locais e turistas que exerçam extrema cautela e prestem atenção aos mais vulneráveis às altas temperaturas.
De acordo com a ESA, Agência Espacial Europeia, a temperatura da superfície de Roma e Madri chegou a 46°C e as ilhas da Sicília e Sardenha podem chegar a 48°C, potencialmente estabelecendo um novo recorde europeu. França, Alemanha e Polônia também estão enfrentando essa grande onda de calor.
A expectativa para esta semana é que uma onda de calor chamada “Cerberus” (nomeada em homenagem ao monstro do Inferno de Dante) empurre as temperaturas acima de 40°C em uma parte significativa da Europa.
As temperaturas extremas na Europa refletem os recordes globais de temperatura registrados no início de julho pela Organização Meteorológica Mundial. Isso ocorreu após junho de 2023 ser o mais quente já registrado, um pouco mais de 0,5°C acima da média de 1991 a 2020.
Mapa do ESA mostra temperatura na superfície da Europa entre 9 e 10 de julho.
A onda de calor que atinge a Europa não deverá afetar muito a Irlanda, que seguirá com temperaturas amenas durante a semana, com o tempo permanecendo instável e temperaturas um pouco abaixo da média para esta época do ano.
De acordo com o Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, a segunda-feira terá períodos de sol e chuvas esparsas, com chuva avançando para o sudoeste à noite. Máximas de 17 a 19 graus e mínimas de 9 a 12 graus.
A semana segue com chuvas na manhã de terça, que terá máximas de 17 e 20 graus, sendo mais quente no sul, e mínimas de 9 a 11 graus.
O restante da semana se repete com mistura de chuvas e períodos com sol e temperaturas que não variam tanto entre máximas de 18 a 19 e mínimas de 8 a 11 graus.
Uma pesquisa realizada pela Ipsos B&A para a Comissão Irlandesa de Direitos Humanos e Igualdade…
Motoristas estrangeiros de fora da União Europeia tem um “atalho” na hora de tirar carta…
Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente…
O Dublin City Council anunciou a instalação de cerca de 300 abrigos para bicicletas —…
Será que é preciso vacinas para viajar à Irlanda? Bom, quando um intercâmbio é planejado,…
A busca por emprego é, em geral, um grande desafio para os brasileiros. Se, para…