Notícias

Plano de ‘modernizar’ St Stephen’s Green Shopping é rejeitado em Dublin

O ambicioso plano de €100 milhões para transformar o tradicional St Stephen’s Green Shopping Centre, um dos principais centros comerciais da capital irlandesa, foi oficialmente rejeitado pelo An Coimisiún Pleanála, a autoridade nacional de apelação em planejamento urbano da Irlanda.

A decisão anula a aprovação concedida pela prefeitura de Dublin (Dublin City Council) em dezembro de 2023 à empresa DTDL Ltd, proprietária do empreendimento, e representa um revés significativo para o projeto, que visava revitalizar a estrutura inaugurada em 1988.

Segundo o parecer do An Coimisiún Pleanála, o projeto falhou em atingir um padrão suficientemente elevado de design urbano, identidade estética e integração arquitetônica com o centro histórico da cidade.

A autoridade afirmou que a proposta “carece de um senso estético original” e não se alinha aos princípios estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Urbano de Dublin 2022–2028.

Embora tenha reconhecido que a fachada existente — com sua treliça externa e cúpula característica — pode ser substituída, o conselho destacou que isso só será aceitável se o novo projeto apresentar qualidade arquitetônica exemplar, condizente com a importância da localização.

Continua após a publicidade

Críticas da comunidade e de entidades de preservação

Shopping Stephen’s Green foi inaugurado em 1988. Foto: Rubinho Vitti

A proposta enfrentou forte resistência desde o início. O projeto foi alvo de apelações formais por parte de:

An Taisce, associação de preservação ambiental e patrimonial, que alegou que o desenvolvimento, predominantemente comercial, “falta sensibilidade arquitetônica em relação ao St Stephen’s Green”;

Emmett Rogers, comerciante local que opera no shopping desde 1992, que afirmou que a reforma “roubaria mais um pedaço da identidade única de Dublin”;

Frank McDonald, ex-editor de meio ambiente do Irish Times e ativista, que chamou o projeto de “simplesmente insuficiente” e indigno da localização privilegiada.

Apesar de acatar a recomendação de seu próprio inspetor para rejeitar o plano, o An Coimisiún Pleanála não endossou a avaliação de que o edifício atual seja um exemplo notável da arquitetura do século 20.

Plano de remodelação  do shopping St. Stephen’s Green foi aprovado em 2023

Remodelação iria descaracterizar completamente o St. Stephen’s Green Shopping Centre.

Em 2023, o Conselho Municipal de Dublin  aprovou um plano de reconstrução de 100 milhões de euros para o shopping St. Stephen’s Green.

O local, que é considerado mais do que um shopping, mas também um ponto turístico arquitetônico da cidade, seria completamente remodelado e repensado para abrigar escritórios.

O projeto ficou parado após um recurso ter sido apresentado contra a remodelação ao Dublin City Council. Além disso, uma campanha visa chamar a atenção da população e das autoridades para o caso.

Segundo a campanha “Preserve St. Stephen’s Green Shopping Centre from Redesign”, o centro comercial é um “marco querido em Dublin” e “está em risco de perder sua característica única devido aos propostos planos minimalistas”.

Além disso, a campanha destaca a “herança arquitetônica e a história cultural de Dublin” do shopping e que as mudanças vão substituir um design inspirado na era vitoriana em uma arquitetura moderna “sem alma”.

Shopping tem 36 anos de história

Um dos pontos para a permanência do shopping da maneira como ele está é sua história. O St. Stephen’s Green foi inaugurado em 1988 e, desde então, se tornou uma das estruturas mais reconhecíveis da cidade.

Ele tem servido como um local de encontro para moradores locais e turistas por mais de três décadas.

Segundo a campanha, ele estaria protegido nos termos da Seção 51 da Lei de Planeamento e Desenvolvimento de 2000 (Gabinete de Publicações do Governo), garantindo que ele não seja afetado por desenvolvimento futuro.

Leia também: St. Stephen’s Green: conheça o parque mais popular de Dublin

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

31 de julho de 2025

Refúgio de contemplação na Irlanda mistura natureza e arte em Wicklow

Você sabia que existe um jardim dedicado à apreciação de esculturas indianas no coração do…

30 de julho de 2025

Parque em Wicklow tem torre de madeira e caminhada sobre o topo das árvores

A prática do arvorismo é bastante popular nos parques da Irlanda, mas o Avondale Forest…

30 de julho de 2025

Bairros de Dublin terão cortes no abastecimento de água durante feriado prolongado para reparos

A empresa Uisce Éireann, responsável pelo abastecimento de água na Irlanda, anunciou que partes de…

30 de julho de 2025

UE inicia fim da regra dos 100ml para líquidos em bagagem de mão em aeroportos

Uma das restrições mais incômodas para passageiros de avião na Europa está chegando ao fim.…

30 de julho de 2025

Universidades em Portugal: como cursar, vestibular e melhores instituições

Cursar uma das universidades em Portugal é o desejo de muitos brasileiros. Além do fator…

30 de julho de 2025