Notícias

UE bate o martelo e carregadores para celulares serão padrão a partir de 2024

A Comissão da União Europeia aprovou a padronização de carregadores de celulares e outros aparelhos em todos os estados membros a partir de 2024. Isso significa que novos produtos fabricados a partir desta data deverão possui a entrada padrão determinada pelo bloco, a USB-C.

Além de smartphones, entram para a lista de carregadores padrão as câmeras fotográficas, fones de ouvido, tablets e outros produtos.

Segundo a própria comissão, o estabelecimento de um padrão único de carregamento para determinados dispositivos eletrônicos torna os produtos mais sustentáveis, com o objetivo de “reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores”.

“Sob as novas regras, os consumidores não precisarão mais de um dispositivo de carregamento e cabo diferentes toda vez que comprarem um novo dispositivo e poderão usar um único carregador para todos os seus dispositivos eletrônicos portáteis de pequeno e médio porte”, diz a nota da UE.

Continua após a publicidade

Também entram na lista e-readers, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis.

A aprovação oficial vai acontecer após as férias de verão, quando o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de ser publicado no Jornal Oficial da UE.

Ele entrará em vigor 20 dias após a publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses (em 2024). As novas regras não se aplicariam a produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

Bilhões gastos com carregadores

Se proposta for aprovada, aparelhos eletrônicos deverão ter carregador padrão USB-C. Foto:  Mishaal Zahed on Unsplash

Para dar razão à aprovação da medida, a UE lançou alguns dados sobre o consumo e o desperdício de carregadores e cabos em países do bloco.

Em 2020, aproximadamente 420 milhões de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis foram vendidos na UE. Em média, os consumidores possuem cerca de três carregadores de smartphones, dos quais utilizam dois regularmente.

Apesar disso, 38% dos consumidores relatam ter tido problemas pelo menos uma vez que não conseguiram carregar o celular porque os carregadores disponíveis eram incompatíveis, gastando cerca de 2,4 bilhões de euros anualmente em carregadores autônomos que não vêm com dispositivos eletrônicos.

Além disso, estima-se que os carregadores descartados e não utilizados empilhem até 11.000 toneladas de lixo eletrônico a cada ano.

Apple é a empresa mais prejudicada do mercado com a medida

Os produtos da Apple são famosos por interligarem-se entre si, mas também por sempre terem uma forma diferente de carregamento da bateria. As portas de saída e entrada dos carregadores de iPhones já mudaram algumas vezes. Desta vez, a empresa terá que se adaptar à decisão da UE.

A Apple já se manifestou dizendo que a proposta restringe a inovação e deve causar desperdício entre seus clientes, que terão que trocar de carregadores ao comprar um aparelho novo.

Foto de capa: Lucian Alexe on Unsplash

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024