Como surgiram os cervos no Phoenix Park, em Dublin, na Irlanda

Como surgiram os cervos no Phoenix Park, em Dublin, na Irlanda

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você sabia que cerca de 600 cervos vivem no Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa, localizado na área central de Dublin, na Irlanda?

Os animais são chamados de “Fallow deer” (em português, gamos), mas não são nativos da Irlanda. Apesar disso, é o tipo mais comum na ilha.

Vamos falar um pouco deles neste artigo e entender como encontrá-los no parque.

Cervos em Dublin

Cervos vivem no Phoenix Park, o maior parque europeu da Irlanda. Foto: Rubinho Vitti

Os cervos gamos são da espécie Dama dama, da família Cervidae, e foram introduzidos na Irlanda pelos normandos pela primeira vez em 1244, e levados ao Royal Deer Forest, no condado de Wicklow.

Originalmente, o Phoenix Park foi inaugurado também como um Royal Deer Park, em 1662, e os gamos foram importados da Grã-Bretanha para viverem no local.

O atual rebanho ainda possui muitos descendentes dos primeiros animais trazidos à Irlanda no século 17.

Como identificar os gamos

Os gamos são bastante bonitos e possuem uma variedade de cores diferentes de pelagem, manchas em ambos os sexos. Os machos possuem chifres grandes imponentes, facilmente sendo identificados.

Os gamos são descendentes diretos do cervo gigante (Megaloceros giganteus). Aliás, há ossadas deste cervo gigante para observação no Museu da História Natural de Dublin.

Além dos gamos, o cervo sika também pode ser visto pela Irlanda em florestas, colinas e planícies.

Vale lembrar que os gamos são uma espécie protegida pelo Wildlife Acts e só podem ser caçados com uma licença da seção 29 do National Parks and Wildlife Service.

Os cervos machos podem ser caçados de 1º de setembro até 31 de dezembro e já entre 1º de novembro e 28 de fevereiro, apenas uma hora antes do nascer do sol oficial e uma hora após o pôr do sol. É ilegal caçar veados à noite ou com o uso de cães.

Como observar os cervos no Phoenix Park

Os cervos do Phoenix Parque são gamos (Fallow deer). Foto: Rubinho Vitti

Os gamos (cervos) fazem parte da biodiversidade do Phoenix Park. Por isso mesmo, visitantes podem observá-los. Eles são livres para percorrer todo o parque e podem ser vistos facilmente pelos campos e nas áreas com mais árvores.

Porém, muitos turistas não encontram os cervos e acabam indo embora frustrados. A dica é usar bicicletas para percorrer mais facilmente o parque todo em busca dos gamos. É preciso atenção, pois muitas vezes eles ficam escondidos, deitados nas áreas florestais do parque.

A recomendação essencial do parque é de permanecer em uma distância de 50 metros dos animais. É estritamente proibido alimentá-los.

Período de acasalamento

Existe um período entre outubro e dezembro quando é perigoso visitar os veados de perto no parque. Foto: Rubinho Vitti

Entre outubro e dezembro, os cervos estão em temporada de acasalamento.

Para os milhares de turistas que visitam o Phoenix Park, o alerta nesta época é não se aproximar dos animais. Os ruminantes podem interpretar a aproximação como um ameaça e avançar nas pessoas, o que é perigoso.

Para impressionar as fêmeas, os veados e cervos batem seus chifres uns nos outros, o que torna, por si só, essa ação perigosa para os humanos. Essa época em que as fêmeas estão no cio altera os hormônios também dos machos, que procuram a melhor forma de atrair a parceira para o cruzamento.

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Leia também: Irlanda pode reintroduzir animais selvagens para conter população de veados

Próximos passos para o seu intercâmbio na Irlanda

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.

O edublin também tem várias opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior, pra quem prefere um conteúdo resumido e compilado em um único material.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

É possível fazer intercâmbio com criança na Irlanda?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email