Com 60% da população vacinada, Inglaterra reabre pubs e lojas

Com 60% da população vacinada, Inglaterra reabre pubs e lojas

Rubinho Vitti

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Cerca de 60% da população da Inglaterra com mais de 18 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 11% já está imunizada. Com isso, uma grande flexibilização do lockdown imposto no país há três meses começa a acontecer nesta segunda-feira, 12 de abril.

Pubs e restaurantes poderão reabrir suas áreas externas por enquanto com limite de público — mas sem aquela regrinha de consumo obrigatório de alimentos ou com horário reduzido de funcionamento.

Além disso,  lojas consideradas não-essenciais também serão reabertas, assim como cabeleireiros, áreas internas de academias (mas as pessoas devem se exercitar sozinhas e aulas em grupo não serão permitida, nem mesmo saunas seca e a vapor), piscinas, salões de manicure e zoológicos.

Certas restrições ainda vão permanecer no país, como reuniões em casa, por exemplo, já que visitas e festinhas ainda são grandes responsáveis por transmitir o vírus.

As férias na Inglaterra são permitidas para famílias que viajem sozinhas em parques de campismo, mas hotéis e pousadas permanecerão fechados.

Leia também: Lockdown na Irlanda: saiba o que muda nesta segunda, 12 de abril

Comércio, pubs e restaurantes voltaram a abrir nesta segunda-feira na Inglaterra. Foto: Harry Shelton/Unsplash

Primeiro-ministro inglês pede cautela

O primeiro-ministro do Reino Unido, Bóris Johnson, pediu cautela à população com a flexibilização do lockdown na Inglaterra.

“Tenho certeza de que será um grande alívio para os proprietários de negócios que estiveram fechados por tanto tempo e para todos os outros, é uma chance de voltar a fazer algumas das coisas que amamos e perdemos”, disse Johnson.

Como estão os outros países do Reino Unido

Outros países que pertencem ao Reino Unido também terão algumas medidas flexibilizadas, mas não da maneira como está sendo na Inglaterra.

No País de Gales, lojas foram reabertas, mas os clientes são incentivados a fazer compras sozinhos ou em casa. As viagens de e para o País de Gales do resto do Reino Unido agora podem ser retomadas.

A Escócia permanece confinada, mas o objetivo é abrir todas as lojas, incluindo bibliotecas, museus e acomodações turísticas, no dia 26 de abril. A orientação é “permanecer local”, mas o governo espera suspender as restrições de viagens.

Na Irlanda do Norte, as restrições mais severas ainda continuam. Apenas mudou regras como 10 pessoas de duas famílias podem se encontrar ao ar livre a partir desta segunda-feira.

O varejo ao ar livre, como concessionárias de automóveis e centros de jardinagem, será reaberto e os serviços “click and collect” serão retomados.

Leia também: Quarentena em hotéis na Irlanda: Itália, EUA e outros entram na lista de risco

Vacinação no Reino Unido

Vacinação no Reino Unido está avançada, com grupos de pessoas com 50 anos ou menos iniciando a receber as doses. Foto: Daniel Schludi/Unsplash

Até 15 de abril, 32 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 no Reino Unido. A vacinação agora chegou em uma fase mais ampla, com pessoas com 50 anos ou menos começando a ser vacinadas por grupos de faixa-etária.

Cerca de dois em cada cinco adultos ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e a grande maioria ainda não foi imunizada na Inglaterra.

Porém, quando se isola a população com 50 anos ou mais, o número sobe muito, com 94% dessa faixa-etária já tendo recebido a primeira dose.

Nessa mesma faixa-etária,  Escócia também tem 94%, Wales tem 88% e Irlanda do Norte, 63%.

A taxa de vacinação do Reino Unido é de 56 doses a cada 100 habitantes.

Foto de capa: Aron Van de Pol/Unsplash

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar