Categories: Tipos de Visto

Como tirar o Irish Residence Permit (IRP), antigo GNIB, em Galway?

Antes de se preparar para fazer aquele que será o seu cartão de identificação como estudante na Irlanda, vale um lembrete! Desde dezembro de 2017, o antigo GNIB mudou de nome e de cara. O antigo cartão do visto agora se chama Irish Residence Permit (IRP), e de acordo com o INIS, setor de imigração irlandês, o objetivo da mudança é alinhar o registro e identificação dos imigrantes da Irlanda de acordo com os padrões já utilizados por outros países da União Europeia.

Se você escolheu Galway como destino, hoje vamos contar como solicitar o seu Irish Residence Permite por lá. Para quem ainda não sabe, ao chegar na Irlanda, todo estudante que optar pelo visto Stamp 2 (referente aos cursos de 25 semanas) terá 30 dias para solicitar o visto de estudante, que lhe permitirá permanecer na ilha por 8 meses iniciais, com a possibilidade de renovação.

A boa notícia é que se você escolheu Galway e ainda está no Brasil se preparando para vir, não precisa correr para fazer o agendamento on-line, como acontece na capital, Dublin. Na cidade, ainda é possível chegar e agilizar todo o processo, simplesmente indo a imigração e esperando a sua vez de ser atendido. Isso ainda é possível, porque a demanda continua baixa nessa parte do país.

O que eu preciso para tirar o meu IRP?

Para estudantes que ficarão por pelo menos 8 meses (período base do visto Stamp 2), são necessários os seguintes documentos:

Continua após a publicidade

O passaporte tem de ter validade de  ao menos seis meses após data de saída da Irlanda. Crédito: © Diego Grandi Dreamstime

– Passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a data de retorno;
– Documento de matrícula da escola (Acceptance Letter);
– Comprovante de acomodação (Extrato bancário);
– Comprovante de pagamento do Seguro Governamental;
– Passagem de volta ao Brasil;
3000 euros para comprovação financeira.

Onde fica a Imigração em Galway?

Com a pastinha toda organizada seguimos para o prédio da Garda, que abre todos os dias às 7h30 da manhã. Porém, convém chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência. Como citamos no início do texto, não é necessário marcação prévia ou agendamento, porém, além de brasileiros, outras nacionalidades também passam pelo mesmo processo e pode acontecer de você ir em um dia cheio, por isso recomendamos chegar sempre um pouco mais cedo, por cautela.

O que acontece na imigração?

Você será chamado pelo atendente que, de trás da cabine, lhe fará aquelas tão temidas perguntas sobre o motivo da sua solicitação e se você porta todos os seus documentos. Mas não há razão para pânico se tudo estiver em ordem.

Após analisados todos os papéis, quando somos aprovados, é hora de passar o cartão do banco para pagar os 300 euros, valor do se IRP, com as informações do seu visto. É importante lembrar que o pagamento na Imigração só é aceito no cartão de débito.

Depois disso, é hora de sorrir para a foto, passar pelas impressões digitais e sair para comemorar. Dentro de um prazo de mais ou menos dez dias, o seu cartão  estará pronto para você ir buscá-lo.  O atendente lhe dirá a data exata.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Alessandra Karla Leite

Jornalista e escritora, com especialização em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É apaixonada por tudo o que se relaciona a Literatura, Poesia, Cultura e Artes em geral. No começo de 2017, embarcou para Galway, no Oeste da Ilha Esmeralda para realizar o sonho do intercâmbio e buscar inspiração na terra da Poesia.

Recent Posts

Batatas Em Apuros: Atraso Na Safra Poderá Fazer Irlanda Ter Escassez Da Raiz

A Irlanda está enfrentando um dilema - uma crise de batatas! Sim, você ouviu direito.…

23 de abril de 2024

29 mil estão na fila de espera para teste de direção em Dublin

Mais de 29 mil pessoas estão enfrentando atrasos significativos para realizar teste de direção em…

22 de abril de 2024

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

22 de abril de 2024

Considerado herói brasileiro na Irlanda, Caio Benício vai disputar eleições locais em Dublin

Caio Benício, entregador que interveio durante o ataque a facas na Parnell St, em Dublin,…

21 de abril de 2024

Supermercado em Dublin resgata história ancestral em meio aos corredores de compras

Localizado na Aungier Street, no coração de Dublin, o supermercado Lidl se destaca não apenas…

18 de abril de 2024

ETIAS: novo sistema de entrada de estrangeiros na Europa vai começar em 2025

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorisation System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação…

17 de abril de 2024