Como tirar o visto americano: entenda o passo a passo do processo

Como tirar o visto americano: entenda o passo a passo do processo

Ana Carolina Brunelli

2 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Até quem não tem o sonho de conhecer os Estados Unidos sabe que um dos passos mais temidos pelos brasileiros que desejam viver essa experiência é como tirar o visto americano. Afinal, o que não falta por aí são histórias de vistos reprovados.

É fato que para entrar, passear e até mesmo morar legalmente nos EUA, os brasileiros precisam de uma permissão.

Por isso, se você tem dúvidas sobre esse processo e quer dicas sobre como tirar o visto americano, continue lendo esta matéria!

Como saber qual visto americano devo tirar?

Você sabia que existem mais de 100 tipos diferentes de autorizações para de entrada nos EUA? Saiba como tirar o visto americano. Crédito: Pongpon Rinthaisong | Dreamstime.com

Antes de iniciar a solicitação, é fundamental ter o propósito da mudança bem definido. Somente assim é possível saber como tirar o visto americano e entender qual atende às suas necessidades e, consequentemente, aumentar as chances de ter a solicitação aprovada.

Agora confira quais são os tipos de visto e para quem são indicados:

Visto B1

O visto B1 é indicado para profissionais e acadêmicos que visitam os Estados Unidos a trabalho ou que entram no país para participar de eventos como conferencistas.

Visto B2

Esse é para os que amam explorar o mundo! O visto B2 é para turistas e também para pessoas que precisam viajar aos EUA para algum tratamento médico.

Visto F1

Se o seu intuito é morar nos Estados Unidos para realizar cursos e aperfeiçoar o inglês, o visto F1 é para você! Destinado aos estudantes que pretendem frequentar escolas e faculdades no país.

Visto EB-5

Esse é para os empreendedores! O visto EB-5 é indicado para estrangeiros que desejam literalmente investir nos Estados Unidos.

Visto H

Para profissionais contratados por uma empresa americana para um trabalho temporário.

Visto L1

Esse é o visto de trabalho para profissionais que trabalham em uma multinacional e foram transferidos para os Estados Unidos com esse intuito.

Acesse o site do consulado para conferir mais detalhes sobre como tirar o visto americano e todos os seus tipos.

Leia também: Você sabia que os Estados Unidos oferecem mais de 100 tipos de vistos?

Passo a passo de como tirar o visto americano

Conheça o passo a passo para tirar o visto americano. Foto: Joshua Hoehne on Unsplash

Agora que você já conheceu os principais tipos, vamos ao passo a passo sobre como tirar o visto americano.

Passo 1

Antes de saber exatamente como tirar o visto americano, é preciso saber onde fica o Consulado da Embaixada (da cidade mais próxima de você). Você vai precisar agendar sua visita por lá e também no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV).

Feito o agendamento, é hora de analisar e preencher o formulário de solicitação do visto americano que mais se encaixa com o seu objetivo.

Conhecido como formulário DS-160, o documento conta com uma série de perguntas feitas pelo governo americano para conhecer melhor os estrangeiros que irão entrar no país.

Esse formulário funciona como um “filtro”, com o objetivo de selecionar quem tem direito ou não de passar para a próxima fase, que é a famosa entrevista. Portanto, não coloque dados desnecessários ou que não podem ser comprovados.

Vale lembrar que precisa ser preenchido em inglês e só é possível fazer de forma eletrônica. O formulário fica disponível na página do CEAC (Consular Electronic Application Center).

Após o preenchimento, todos os dados do são transmitidos para o consulado. Porém, fica aqui uma dica importante de como tirar o visto americano: antes de começar a pensar no formulário, garanta que você tem em mãos todos os documentos necessários para comprovar seu vínculo com o Brasil.

Outro ponto importante é não esquecer de salvar o número do “Application ID”, para utilizar caso precise verificar novamente o formulário.

E mais: além de preencher todas as perguntas, é preciso apresentar fotografias. E elas são exigidas em padrões específicos. Confira alguns desses requisitos para se preparar:

  • Fotos tiradas nos últimos seis meses – desde que as características continuem parecidas desde a solicitação do visto;
  • 5×5 ou 5×7 cm, com a cabeça centralizada. A mesma deve medir de 2,5 cm a 3,5 cm do queixo até o topo do cabelo;
  • As fotos podem conter uma margem branca de até 0,5cm;
  • Ser colorida com fundo branco ou cinza claro. Fotos com fundo escuro ou estampado não são aceitas;
  • Não são aceitas fotos sorrindo.

Passo 2

Para fazer esse agendamento será preciso criar uma conta de usuário no site do Consulado Americano e inserir o número de confirmação do formulário DS-160. Feito isso, é só seguir as orientações indicadas.

Durante o processo, também será preciso pagar a taxa de solicitação do visto que varia de acordo com o tipo de visto escolhido.

O valor da taxa consular é em média US$ 160. E vale lembrar de incluir no seu planejamento o custo do deslocamento até o CASV e o Consulado para entrevista, além da taxa para o envio do seu passaporte até sua residência, caso o visto seja aprovado e você acha mais viável essa opção de recebimento.

Passo 3

Continue entendendo como tirar o visto americano. Comparecer ao CASV no dia agendado! Nesse dia é fundamental levar o passaporte, a confirmação do formulário e o comprovante de pagamento da taxa. No Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos, serão recolhidas as suas impressões digitais e tirada uma foto.

Leia também: Diferenças entre inglês britânico e americano

Passo 4

Ida ao Consulado Americano mais próximo de sua cidade! Essa fase do passo a passo para tirar o visto americano consiste em ir ao Consulado ou à Embaixada Americana com o seu passaporte em mãos e com a página de confirmação do formulário DS-160.

Além disso, também é indispensável levar outros documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil. Embora não exista uma lista oficial de documentos, alguns exemplos são bastante citados por quem já passou por esse processo. Confira alguns deles:

  • Holerite;
  • Escrituras;
  • Extratos bancários;
  • Carteira de trabalho;
  • Passaportes anteriores;
  •  Certidão de casamento;
  • Documentos de veículos;
  •  Declaração do imposto de renda;
  • Cartas de empregadores ou instituições que o convidaram para a viagem.

Passo 5

O momento da espera! Ou seja, aguardar a resposta se o seu visto foi aprovado ou não. Normalmente, a maioria das pessoas recebe a resposta em até 10 dias após a entrevista, mas também é possível acompanhar o status da solicitação dessa autorização por meio do site do próprio Consulado.

Depois da tão aguardada resposta, o passaporte é devolvido de acordo com a opção de entrega escolhida no processo de agendamento, ou seja, retirar o documento no CASV ou receber em casa.

Como tirar o visto americano com um passaporte europeu

Agora, se você é brasileiro, mas tem um passaporte europeu, saiba que é muito mais fácil entrar legalmente nos Estados Unidos. Veja só:

Nesse caso, basta preencher uma solicitação online, para tirar o ESTA (Electronic System for Travel Authorization). Isso é possível com um passaporte europeu válido em mãos, um cartão de crédito internacional e preenchendo o formulário do pedido de autorização.

O ESTA é basicamente um sistema eletrônico de autorização de viagem e foi criado em 2009 pelo governo americano. Ele permite que pessoas com o ESTA permaneçam nos Estados Unidos por um período máximo de 90 dias e serve para quem pretende morar no país temporariamente.

A principal diferença do ESTA e dos vistos de visitante para os EUA é que com o visto de visitante você tem permissão para permanecer por 6 meses no país e, caso seja necessário, estender sua estadia por lá.

Outra grande diferença é que quem possui passaporte europeu não necessita de nenhum tipo de visto para entrar em território americano. O ESTA é a autorização de permanência no país e é adquirido facilmente de forma online, sem a necessidade de se deslocar até um consulado e sem a exigência de uma infinidade de documentos e comprovações.

Leia também: Cidadão europeu precisa de visto americano?

Como tirar o visto americano: o valor do ESTA

O valor pelo ESTA é de 14 dólares, sendo 4 dólares a taxa para processar o pedido e 10 dólares a taxa final, caso o pedido seja aceito.

E de fato, uma das maiores vantagens de embarcar para os EUA com passaporte europeu também é a agilidade com que você pode realizar a viagem, sem precisar se preocupar com as temidas burocracias.

É simples! Em poucas horas você pode comprar uma passagem para qualquer cidade do país, já que o ESTA pode ser emitido em 72 horas. Demais, né?!

Com todas essas informações você já sabe como tirar o visto americano e está mais do que preparado para organizar a sua ida para a “terra das oportunidades”! Boa sorte!

Foto: Kevin Lanceplaine on Unsplash

 

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda

Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar