Se você já visitou o interior da Irlanda pode ter se deparado com a palavra “Éire” escrita em letras garrafais, seja em campos abertos, montanhas ou praias, principalmente pela costa da República.
A palavra está em diversos lugares e escrita de maneiras diferentes, com o uso de pedras, desenhadas e esculpidas em rochas, por exemplo.
Mas por que a palavra Éire é encontrada nesses locais e o que isso significa?
Quer entender melhor esse mistério? Então senta que lá vem história.
“Éire” nada mais é que Irlanda no idioma gaélico. Podemos dizer que Éire é o verdadeiro nome do país já que Ireland seria a tradução para o inglês (e, claro, Irlanda é a versão em português).
Por isso mesmo a palavra é encontrada na Irlanda. Mas por que ela está escrita enorme e principalmente na costa do país?
Leia também: Easter Rising: a rebelião que ajudou na independência da Irlanda
Inscrição ‘Éire’ encontrada e restaurada em Donegal. Foto: Peter Homer
Para responder a pergunta que finaliza o parágrafo anterior, precisamos voltar em 1939, quando o governo irlandês, liderado por Éamon de Valera, declarou que a República da Irlanda se manteria neutra durante a Segunda Guerra Mundial.
Sendo assim, um sinal escrito Éire era uma forma de mostrar aos pilotos de guerra que aquele era a Irlanda e não pertencia ao Reino Unido, sendo assim um local neutro que não deveria ser bombardeado.
Apesar de não participar da guerra, a Irlanda (ou Éire) acabou agindo com uma “neutralidade benevolente”, auxiliando de forma indireta as forças aliadas, permitindo que aviadores britânicos sobrevoassem o corredor aéreo de Donegal durante a Batalha do Atlântico.
Leia também: História da Irlanda — E-Dublincast
São mais de 80 locais na Irlanda onde há a histórica inscrição Éire que sinalizava o país como neutro durante a Segunda Guerra Mundial. Recentemente, após uma queimada em Bray, uma inscrição ainda desconhecida foi descoberta pela Garda, que auxiliava com seu helicóptero para apagar o fogo.
O escrito Éire ficou por muitos anos escondido debaixo da vegetação e agora foi restaurado.
Outros estão espalhados pelo país como em Dalkey, redescoberto em 2019 e também restaurado, ou em Malin Head, Co Donegal.
Leia também: O que foi o Domingo Sangrento (Bloody Sunday) na Irlanda?
Uma novidade promete mudar a experiência de quem ama tomar uma pint ao sol em…
Belíssimos campos de flores amarelas atraem a atenção de irlandeses e turistas, inclusive brasileiros, durante…
Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas.…
O uísque irlandês mais antigo já engarrafado foi lançado neste mês de abril e promete…
Quando começamos a falar sobre intercâmbio na Irlanda ou sobre viajar para fora do país, uma das…
Não é difícil encontrar os famosos símbolos celtas ao caminhar por ruas centrais de cidades…