Em conversa com primeiros-ministros, Joe Biden reforça apoio ao acordo de paz entre as Irlandas
5 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Nesta semana, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com duas autoridades responsáveis por governar a ilha da Irlanda: Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, do qua a Irlanda do Norte faz parte, e Micheál Martin, primeiro-ministro da República da Irlanda.
Biden, que tem raízes na Irlanda, ressaltou a importância do chamado Acordo da Sexta-feira Santa, ou Acordo de Belfast, que sela a paz entre Irlanda e Irlanda do Norte.
Martin conversou com Biden por cerca de 20 minutos na noite de terça-feira, 10 de novembro. O primeiro-ministro irlandês afirmou pelo Twitter que teve um uma conversa “calorosa” com o presidente eleito. “Ele traz um tremendo conhecimento e compreensão para sua nova função e tem um grande amor por sua herança irlandesa”, disse.
I’ve had a warm and engaging call with US President Elect @joebiden He brings tremendous knowledge & understanding to his new role, and has a great love for his Irish heritage. He underlined his commitment to the Good Friday Agreement & we spoke of importance of multilateralism..
— Micheál Martin (@MichealMartinTD) November 10, 2020
Um assunto importante na pauta entre Biden e Martin foi o Acordo da Sexta-feira Santa. O primeiro-ministro disse que Biden assumiu o compromisso de seguir apoiando o acordo.
“Falamos da importância do multilateralismo, por exemplo, o Acordo de Paris e a OMS. Eu o felicitei pelo caráter histórico de sua eleição e de Kamala Harris e concordamos em trabalhar juntos”, disse Martin, que também o convidou para visitar a Irlanda quando for possível.
Leia também: Qual a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte?
Bóris Johnson garante manter acordo de paz
I just spoke to @JoeBiden to congratulate him on his election. I look forward to strengthening the partnership between our countries and to working with him on our shared priorities – from tackling climate change, to promoting democracy and building back better from the pandemic.
— Boris Johnson (@BorisJohnson) November 10, 2020
A ligação entre Biden e o primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson também foi amistosa. Eles conversaram por 25 minutos na quarta-feira, 11 de novembro.
De acordo com reportagem da BBC, Johnson parabenizou Biden por sua vitória nas eleições nos Estados Unidos e disse que espera “fortalecer a parceria” entre o país e o Reino Unido.
Segundo a matéria, ele teria garantido a Biden que o Brexit não prejudicaria o Acordo da Sexta-feira Santa, criado há 22 anos para manter a paz entre Irlanda do Norte e República da Irlanda.
O ex-presidente americano, o também democrata, Bill Clinton, foi uma peça-chave para as negociações do Acordo, em 1998, e Biden, agora seu sucessor no cargo, quer manter o apoio dos EUA para com a paz entre as Irlandas.
Biden inclusive era contra o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, e isso era uma preocupação em relação à conversa entre ele e Johnson.
Acordo espera pacto na fase de transição do Brexit
Atualmente, o Brexit está em fase de transição, com a busca de um acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia, mas Johnson disse que pode finalizar as conversas sem um “pacto” se não houver uma definição até janeiro de 2021, quando acaba o prazo.
Por ser a única fronteira terrestre entre Reino Unido e um país da UE — no caso, entre Irlanda do Norte e República da Irlanda , — é fundamental que as negociações levem em conta a fronteira entre os dois países.
Com uma indefinição ou uma barreira que separe as duas nações, a violência pode ser reascendida entre os dois lados da ilha.
Leia também: Quem vive na Irlanda do Norte é irlandês ou britânico?
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Bailarina de 15 anos vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Dança que será realizada em Dublin
Entretenimento
Bailarina de 15 anos vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Dança que será realizada em Dublin
Uma bailarina brasileira de 15 anos vai representar o Brasil em um dos maiores...
5 horas atrás
-
Julgamento de acusado por morte da brasileira na Irlanda acontece três anos após crime em Cork
Notícias
Julgamento de acusado por morte da brasileira na Irlanda acontece três anos após crime em Cork
O julgamento do homem acusado pela morte da brasileira Bruna Fonseca está...
2 dias atrás
























