Embaixador brasileiro participa de encontro com presidente ucraniano no parlamento irlandês

Embaixador brasileiro participa de encontro com presidente ucraniano no parlamento irlandês

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Por meio de uma videoconferência, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participou nesta quarta-feira, 6 de abril, de uma reunião com políticos e autoridades no Parlamento da Irlanda, em Dublin.

Além dos deputados e integrantes do governo irlandês, todos os diplomatas de países estrangeiros foram convidados. O embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato, estava entre eles e conversou com o edublin sobre sua participação e a percepção que teve do evento.

Biato destacou que a sessão foi uma demonstração da enorme importância do governo da Irlanda na defesa da Ucrânia, “sobretudo da abertura do país e da solidariedade com o povo ucraniano”.

Segundo ele, Zelensky concentrou sua fala na gravidade do que está ocorrendo na Ucrânia, principalmente na “política russa de gerar fome”.

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante conferência com o parlamento irlandês. Foto: Press Office Ukraine

“Há uma série de referências históricas. A Ucrânia é um país que nos anos 1920 sofreu um trauma, com a morte de milhões, causada por uma fome artificial. Ele ecoou um episódio histórico para mostrar como os russos têm uma agenda de extermínio”, disse.

Biato ressaltou a fala de Zelensky de que a fome causada pela guerra não é só ucraniana, já que a Ucrânia é um grande exportador de alimentos, e ainda fez o paralelo com a Irlanda, que sofreu com a Great Famine (Grande fome) no século 19.

O agradecimento do presidente ucraniano à solidariedade irlandesa foi uma forma de rever sua posição sobre o país, já que, recentemente, ele tinha avaliado a atitude da Irlanda perante à Guerra na Ucrânia como “mais ou menos”.

“Hoje, ele fez questão de ser muito positivo e de forma alguma qualificou o apreço e o reconhecimento pelo que a Irlanda está fazendo, apoiando as pessoas, e também o apoio na questão da defesa do ingresso da Ucrânia na União Europeia. A Irlanda tem sido muito vocal nisso e de que haja mais sanções (contra a Rússia). A Irlanda está em posição de vanguarda nesses termos e ele reconheceu.”

Presença da Embaixada brasileira no encontro é ‘gesto de valorização’

Parlamento irlandês recebeu autoridades políticas do país e diplomatas de países estrangeiros. Foto: Press Office Ukraine

Para Biato, convidar a Embaixada do Brasil em Dublin para estar presente neste momento é um gesto importante de valorização.

“Nós precisamos ter uma política solidária, é preciso que o mundo todo se una em torno da defesa da Ucrânia, o que significa sobretudo nas sanções e receber refugiados. Acho que tem essa sinalização para a comunidade internacional e para o Brasil, junto aos outros países. Não somos (o Brasil) da linha de frente, não estamos envolvidos diretamente, mas é um recado para a comunidade internacional”, disse.

Leia também: Governo irlandês prepara acomodação para refugiados ucranianos

Discurso de Zelensky ressalta posição da Irlanda

Zelensky, durante seu discurso, disse que, apesar da Irlanda ser um país neutro, não se manteve nessa posição em relação “ao desastre e aos percalços que a Rússia trouxe para a Ucrânia”.

“Sou grato a vocês, por cada cidadão irlandês, obrigado pelo suporte às sanções contra a Rússia”, disse. Ele agradeceu ainda pelo apoio humanitário e financeiro à Ucrânia e por irlandeses receberem ucranianos “que encontraram abrigo na sua terra”.

Leia o discurso na íntegra do presidente ucraniano ou veja o vídeo acima.

Leia também: Brasileiro que vive na Irlanda narra operação de resgate na Ucrânia

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar