Enniskerry: conheça a vila cinematográfica de Wicklow, na Irlanda

Enniskerry: conheça a vila cinematográfica de Wicklow, na Irlanda

Rubinho Vitti

11 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um vilarejo do condado de Wicklow tem aparecido bastante ultimamente nos jornais irlandeses. Enniskerry fica localizada a 30 minutos ao sul da cidade de Dublin e ao lado do Powerscourt Gardens, cartão-postal já famoso daquela área.

E por que a fama repentina? Bom, por ser uma vila bem pitoresca, ela foi escolhida para a gravação do novo filme da Disney, Disenchanted (Desencantada), sequência de Enchanted (Encantada, de 2007), estrelado por Amy Adams.

A comédia de sucesso nos cinemas conta a história da princesa de um mundo mágico que é transportada para a cidade de Nova York, tendo que se acostumar com a agitada vida real contemporânea.

Onde fica Enniskerry

Enniskerry é uma vila no condado de Wicklow, próxima ao Powerscourt Gardens. Foto: Edu Giansante

Enniskerry fica localizada aos pés do vale Glencree, nas montanhas de Wicklow, condado considerado o “Jardim da Irlanda”. É o segundo vale mais próximo da cidade de Dublin.

A vila foi construída em 1743 para abrigar os empregados da mansão Powerscourt House e das terras do Powerscourt Estate. Ela foi desenhada pelo arquiteto Frederick Darragh e teve uma grande transformação após a chegada dos trilhos de trem com destino a Bray, em 1854.

Já a mansão paladiana Powerscourt House era comissionada por Richard Wingfield, o primeiro visconde de Powerscourt, entre 1697 e 1751. Ela foi destruída por um incêndio em 1974 e reconstruída em 1996, nos moldes de como é possível vê-la hoje.

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

O que fazer em Enniskerry

Vilarejo pitoresco, Enniskerry, por si só, já é uma atração cinematográfica. Foto: Edu Giansante

Enniskerry hoje é uma vila muito fofa de caráter vitoriano, o que lhe dá um charme único. São inúmeros os chalezinhos enfileirados que rendem boas fotos, além dos cafés e lojas no centrinho.

A torre do relógio, que fica no centro da vila — um presente do sexto visconde de Powerscourt para comemorar o centenário da vila — é outro marco do local.

A igreja de Enniskerry também tem uma importância histórica. Isso porque, por volta de 1843, ela foi pioneira entre as primeiras igrejas de reavivamento gótico na Irlanda.

Caminhar pelas florestas do vale do rio Cookstown é uma atividade imperdível ao visitar a vila.

Desencantada: filme está sendo rodado na vila de Enniskerry

Enniskerry mudou completamente seu visual para as gravações de Desencatada. Os chalés, que já são fofos, foram transformados e a vila passou a ser destino de estrelas de Hollywood, como Amy Adams, Patrick Dempsey e James Marsden.

A história de Desencantada se passa dez anos depois de Encantada. Agora, Giselle (Amy Adams) questiona sua felicidade, tornando a vida das pessoas no mundo real e de Andalasia de cabeça para baixo.

Uma equipe de carpinteiros, pintores e construtores foi contratada para a transformação de Enniskerry em um paraíso mágico da Disney. Outra locação para as filmagens é Greystones.

O filme será rodado na Irlanda até agosto de 2021, quando a produção será transferida para Los Angeles, nos Estados Unidos.

Vale avisar: em dias de gravação, a vila é fechada, afetando a vida de moradores e comerciantes e, claro, de turistas também:

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar