Financial Ombudsman, o Procon irlandês

A vida em sociedade é assim, cheia de regras e uma que aprendemos bem cedo é que todo cidadão tem direitos e deveres a cumprir. No Brasil temos o dever de votar, o direito de ir e vir, também somos “obrigados” a ter comportamento compatível com as imposições do sociedade.

Mas e quando estamos em solo estrangeiro? Quais as regras, quais são nossos deveres e direitos? Afinal continuamos cidadãos mesmo longe de casa. Você já se deu conta disso?

O fato de estar na casa dos outros muitas vezes nos faz relaxar um pouco, principalmente no que diz respeito aos nossos direitos. A gente até sabe que temos muitos, mas no geral, vai se deixando pra lá.

Depois de uma temporada morando aqui, você vai descobrindo um probleminha aqui, outro alí. Diferente do Brasil, cliente aqui, nem sempre tem razão, e vamos combinar, no geral eles poucos se importam com os direitos do consumidor.

Continua após a publicidade

Outro dia estava conversando com um irlandês e ele comentou que no geral, as pessoas não reclamam da má prestação de serviços, pelo menos, não oficialmente. No máximo se reclama com o marido, com o vizinho e se esquece o assunto. Vai ver é por isso que muitos dos serviços prestados aqui são tão ruins.

Mas como não somos irlandeses, e nossa cultura já evoluiu um pouco no sentido de exigir bom atendimento, melhor saber onde reclamar. Just in case!  É para isso que existe o Financial Ombudsman, uma espécie do nosso PROCON do Brasil.

O computador não voltou da manutenção no tempo previsto? A Buseireann não quer te reembolsar? A Vodafone andou sumindo com seus créditos? Ombudsman neles!

Serviços/ Instituições que podem ser alvo de reclamação?

Bancos, seguradoras, intermediadores de crédito, financeiras, corretoras de imóveis, comércio varejista, são apenas alguns exemplos. No geral, boa parte dos serviços prestados no comércio irlandês. O serviço é gratuito e as causas não podem ultrapassar o valor de 3milhões!

Como reclamar?

Regra número um, primeiro você precisa reclamar com a empresa na qual está insatisfeito. Envie e-mail, faça reclamação formal, anote nomes, horários e datas. E não havendo solução dirija sua reclamação ao Financial Ombudsman por e-mail ou se dirigindo ao officer.

Depois de ter contactado o serviço, você terá que aguardar uma carta protocolada pelo officer. Chegando a carta, você terá que enviar uma reclamação oficial à empresa que deseja notificar pelo correio, constando o número do processo.

A empresa terá 25 dias úteis para se posicionar, e caso não haja uma solução o F. Ombudsman entra na história como mediador.

Se funciona? Só testando para saber, mas não custa tentar!

Financial Services Ombudsman

3rd Floor, Lincoln House, Lincoln Place, Dublin 2

Lo Call: 1890 88 20 90

De seg a sex – Das 10 às 13h e das 14 às 17h

Quanto custa um intercâmbio?
Não somos uma agência, mas te conectamos
com prestadores de serviço para comparar
e escolher o que faz mais sentido pra você.
Eu quero →
Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Share
Published by
Ávany França

Recent Posts

Plano de ‘modernizar’ St Stephen’s Green Shopping é rejeitado em Dublin

O ambicioso plano de €100 milhões para transformar o tradicional St Stephen’s Green Shopping Centre,…

31 de julho de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

31 de julho de 2025

Refúgio de contemplação na Irlanda mistura natureza e arte em Wicklow

Você sabia que existe um jardim dedicado à apreciação de esculturas indianas no coração do…

30 de julho de 2025

Parque em Wicklow tem torre de madeira e caminhada sobre o topo das árvores

A prática do arvorismo é bastante popular nos parques da Irlanda, mas o Avondale Forest…

30 de julho de 2025

Bairros de Dublin terão cortes no abastecimento de água durante feriado prolongado para reparos

A empresa Uisce Éireann, responsável pelo abastecimento de água na Irlanda, anunciou que partes de…

30 de julho de 2025

UE inicia fim da regra dos 100ml para líquidos em bagagem de mão em aeroportos

Uma das restrições mais incômodas para passageiros de avião na Europa está chegando ao fim.…

30 de julho de 2025