Como fazer um intercâmbio comunitário no Canadá?

Como fazer um intercâmbio comunitário no Canadá?

Karina Moura

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Já ouviu falar de intercâmbio comunitário no Canadá? Essa é uma forma econômica de conhecer outro país, onde o trabalho pode auxiliar nas contas de acomodação e refeição.

Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, onde a cada hora a pessoa pode estar em um lugar diferente, talvez essa seja a opção ideal para quem deseja fazer vários tipos de intercâmbio. E por que não escolher o Canadá para tal aventura?

Inspirador e transformador, o intercâmbio comunitário é uma modalidade de viagens para trabalhar no exterior que está se tornando cada vez mais comum na atualidade.

O Canadá, ao longo dos anos, tornou-se um dos principais destinos para quem deseja fazer intercâmbio.

Neste artigo, explicaremos como funciona o intercâmbio comunitário no Canadá, opções de trabalho e muito mais. Confira!

Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)

Mas afinal, como é fazer um intercâmbio comunitário no Canadá?

Intercâmbio comunitário é aquele que proporciona um aprendizado além da escola. Foto: Viviana Rishe on Unsplash

Também conhecido como voluntário, o intercâmbio comunitário proporciona um profundo e consistente aprendizado do idioma, assim como para toda a vida pessoal e profissional do indivíduo. Aqui, o aprendizado do idioma é secundário, pois o que vale mesmo é a experiência!

O intercâmbio comunitário consiste em trocar o seu trabalho por alimentação e moradia. Estando lá, você vai conviver com diversas pessoas, de várias nacionalidades, além de viajar de maneira barata e viver diferentes experiências locais.

São diversas as atividades a serem realizadas em um intercâmbio comunitário, como recepção de um hostel, trabalhar em uma fazenda de produção orgânica de alimentos, ajudar na cozinha de um bar ou restaurante, cuidar das redes sociais, cuidar de animais, entre outras atividades.

Leia também: Intercâmbio no Canadá com trabalho: saiba como planejar o seu

Quem pode fazer um intercâmbio comunitário no Canadá?

Várias empresas são especializadas em intercâmbio comunitário e podem ajudar o intercambista na viagem. Foto: Annie Spratt / Unsplash

Para participar de um intercâmbio comunitário no Canadá, existem vários sites que ajudam a achar um trabalho que seja interessante para você. Qualquer pessoa com permissão válida para estar no país pode realizar o intercâmbio.

Hoje, os principais que oferecem esse tipo de intercâmbio cultural são Worldpackers, Workaway, Helpx, Hippo Help e WWOOF. Geralmente, nesses sites, a pessoa interessada paga uma taxa anual, monta o seu perfil e corre atrás de trabalhos para os quais possa se aplicar.

O próprio intercambista aplica para as vagas disponíveis. Os anfitriões que querem receber os participantes especificam o que eles precisam, o que oferecem, onde ficam e a carga horária de trabalho. Eles ainda precisam estar interessados no seu perfil de trabalho — e cabe a você cuidar de tudo!

Leia também: Como fazer intercâmbio no Canadá com bolsas de estudo?

Worldpackers

O Worldpackers é o site mais conhecido. Por lá, é possível encontrar tanto trabalhos pagos quanto serviços voluntários para fazer intercâmbio comunitário no Canadá. Geralmente, essas vagas levam você para o interior do país, por exemplo, para trabalhar em uma fazenda. Mas essa modalidade também é interessante para ter uma vivência mais real da cultura dos canadenses.

As oportunidades de trabalho voluntário e intercâmbio no Canadá são em hostels, ONGs ou projetos ambientais e contam com hospedagem gratuita. A candidatura é feita da seguinte maneira: você conversa diretamente com o anfitrião do local, torna-se um membro do Worlpackers e aplica para a vaga.

Para conhecer quais são as opções disponíveis no momento, clique aqui.

Workaway

O Workaway é uma plataforma na qual o viajante se inscreve para fazer um intercâmbio cultural, focado no aprendizado de novas habilidades.

O anfitrião que procura ajuda com um estabelecimento ou atividade comercial pode oferecer acomodação e alimentação. Nesse caso, eles podem oferecer o “intercâmbio de idiomas”, que tem como objetivo estimular a comunicação substancial.

Há opções para todos os gostos — e você encontra todas aqui.

Worldwide Opportunities on Organic Farms

Você pode fazer um intercâmbio comunitário em fazendas no Canadá. Foto: Divulgação/WWOF

O Worldwide Opportunities on Organic Farms do Canadá (WWOOF) é uma outra maneira de fazer intercâmbio comunitário no país. O programa faz parte de um esforço mundial para conectar visitantes estrangeiros com agricultores orgânicos locais, com o objetivo de promover um intercâmbio educacional.

O intercambista passa parte do dia ajudando na fazenda, aprendendo sobre agricultura orgânica e recebe em troca um quarto e alimentação gratuita. Por lá, você aprende sobre técnicas de agricultura orgânica e estilos de vida sustentáveis, e cada host oferece uma experiência diferente.

Helpx

O Helpx é uma lista on-line de fazendas, casas, pousadas, albergues de mochileiros e, até, barcos à vela que convidam ajudantes voluntários a ficar com eles por um curto prazo em troca de comida e acomodação.

De acordo com o site, ele é fornecido, principalmente, como um intercâmbio cultural para os turistas que trabalham durante suas viagens ao exterior, para ficar próximo às pessoas locais e ganhar experiência prática.

Os intercambistas voluntários são obrigados a se inscrever para um dos dois níveis de adesão, Free ou Premier, e entrar em contato com todos os anfitriões. No Canadá, existem milhares de opções — para conferir cada uma delas, clique aqui.

Hippohelp

O Hippohelp é uma plataforma de intercâmbio de trabalho gratuita que conecta viajantes com hosts. Os anfitriões criam oportunidades de voluntariado em todo o mundo, onde os viajantes podem trabalhar em troca de comida e acomodação. A grande vantagem desse programa é ele ser gratuito tanto para anfitriões quanto para os intercambistas.

Para ter acesso às comunidades disponíveis no Canadá para intercâmbio, você precisa apenas fazer um cadastro no site.

Leia também: Intercâmbio voluntário no Canadá: descubra como fazer o seu

Quais são as vantagens e desvantagens de se fazer intercâmbio comunitário no Canadá?

Entre as desvantagens de se fazer intercâmbio comunitário no Canadá está a desconfiança sobre projetos sociais. Foto: Jacalyn Beales / Unsplash

A principal vantagem do intercâmbio comunitário no Canadá é o preço! Por ser mais barato, ele acaba por ser acessível para muitas pessoas.

O participante tem muita autonomia de escolher o que deseja e, caso não seja aceito em determinado local, é possível aplicar para outros novamente. O perfil desse intercambista, muitas vezes, é aquele viajante que tem, pelo menos, o idioma intermediário e não necessariamente quer fazer um trabalho com impacto social.

No entanto, temos também desvantagens. É importante ressaltar que essas plataformas não fazem a inspeção dos locais de trabalho disponibilizados. Então, muitos relatam que o descrito no site era muito diferente da realidade.

Além disso, em muitos depoimentos, é possível perceber alguns projetos fakes, como orfanatos ilegais, nos quais a comunidade não reconhece o trabalho realizado.

Mesmo que você não seja um viajante experiente e queira se arriscar nessa aventura, nossa dica é escolher uma empresa confiável, que inspecione os projetos, capacite os voluntários e faça a mensuração de impacto de seus programas. Fique de olho também nas avaliações e comentários!

Na maioria dos programas que divulgamos aqui, essas informações estão disponíveis.

Leia também: Intercâmbio no Canadá de graça é possível?

Fechando seu intercâmbio no Canadá em 2022

Que tal tirar do papel o sonho de morar no Canadá? Agora que já entendeu como funciona um intercâmbio comunitário, você pode conhecer outros tipos de programas para viver no país. Separamos um artigo completo sobre o assunto aqui.

Vamos ajudar você no próximo passo.

Entre em contato direto com agências de intercâmbio que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá. Faça seu cadastro no Intercâmbio Fácil do E-Dublin e encontre os melhores preços e oportunidades.

Veja também

Roteiro de Intercâmbio na Irlanda por quem o viveu

Karina Moura, Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar