Intercâmbio no Canadá com trabalho: saiba como planejar o seu

Intercâmbio no Canadá com trabalho: saiba como planejar o seu

Karina Moura

2 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Se o Canadá está na sua lista de destinos para fazer intercâmbio, você está no lugar certo! Muitos brasileiros desejam fazer um intercâmbio no Canadá com trabalho por diversos motivos, mas será que isso realmente é possível? É o que vamos responder neste artigo, com detalhes!

Um país com boa receptividade, qualidade de vida, ótimas oportunidades profissionais e possibilidade de imigrar atrai estudantes do mundo todo e, muitos deles, buscam um programa que permita estudo e trabalho com foco na carreira.

O Canadá oferece diferentes tipos de cursos. Porém, existem alguns requisitos e regras que precisam ser cumpridas pelos intercambistas.

Durante as pesquisas de planejamento, surgem muitas dúvidas sobre o assunto e vamos esclarecê-las a seguir!

Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)

Curso de idioma: posso fazer um intercâmbio no Canadá com trabalho?

De forma geral, intercâmbio no Canadá com trabalho não é possível para estudantes de idioma, mas existem programas que oferecem a possibilidade. Foto: Alex Shutin / Unsplash

Não! Diferente de outros países, o Canadá não permite que alunos de cursos de idiomas trabalhem enquanto estudam, mas nem sempre foi assim. As mudanças nas regras de imigração aconteceram em 2014 e, a partir desse ano, os estudantes não puderam mais solicitar a permissão de trabalho no país.

Para fazer um intercâmbio no Canadá com trabalho, você vai precisar fazer um curso profissionalizante ou superior. Segundo o site do governo canadense, têm permissão de trabalho estudantes internacionais matriculados em cursos de nível profissionalizante que estejam autorizados a realizar atividades dentro ou fora do campus universitário.

Além disso, para trabalhar fora do campus, o estudante precisa também cumprir todos os requerimentos listados no site do governo e ficar atento ao número de horas que ele pode trabalhar por semana.

Como é possível fazer um intercâmbio no Canadá com trabalho?

Existem vários programas para intercâmbio no Canadá com trabalho. Foto: kwan fung / Unsplash

Existem algumas instituições de ensino que apresentam designação do governo canadense, onde podem oferecer programas de estudos aos estrangeiros, com a possibilidade de obterem também uma experiência de trabalho.

Porém, para usufruir desse benefício, o aluno precisa estar matriculado em um curso de, no mínimo, seis meses de duração, voltado para a sua vida profissional.

Entende-se como “escola designada” a instituição aprovada pelo governo para oferecer programas que requerem o visto de estudo, obrigatório para cursos superiores a seis meses de duração.

Tipos de intercâmbio no Canadá com trabalho

Veja abaixo, como combinar estudos com trabalho no Canadá!

Career Colleges

Os career colleges são instituições de ensino públicas e privadas que preparam os estudantes para o mercado de trabalho. É um tipo de formação mais focada na prática e na solução de problemas com duração de um a três anos.

Por apresentar diferentes níveis de ensino, o programa é indicado para quem ainda não tem formação universitária ou para aqueles que já são graduados, mas desejam aprofundar os seus conhecimentos dentro da sua área de atuação.

Entretanto, existem algumas diferenças entre as instituições. Os colleges privados têm como objetivo preparar o estudante internacional para experimentar o mercado de trabalho canadense por meio de cursos técnicos, com duração entre seis meses e dois anos. Nesse caso, os estudantes podem trabalhar por 20h semanais durante as aulas e 40h semanais nas férias, ou no período do programa Co-op (estágio), se o curso escolhido apresentar esse módulo. Em breve, vamos explicar mais detalhes!

Em geral, os cursos vocacionais, em colleges designados pelo governo, são das áreas de:

  • Administração;
  • Marketing;
  • Negócios Internacionais;
  • Tecnologia da Informação;
  • Engenharia;
  • Design;
  • Culinária;
  • Animação e 3D;
  • Hotelaria e serviços;
  • Turismo e Hospitalidade; entre outros.

Agora, os colleges públicos são instituições educacionais com programas e instalações de alto nível! Todos os cursos disponíveis são definidos, mantidos ou criados com base na demanda ou nas tendências futuras do mercado canadense.

Os cursos têm duração de um a três anos e são introdutórios também para cursos universitários e de pós-graduação. Posteriormente, o estudante ainda pode aplicar para Post Graduation Work Permit (PGWP), que é um visto de trabalho válido por até três anos após o término do curso.

Dica do E-Dublin! Embora os cursos tenham carga horária variada, caso o estudante tenha pretensão imigrar para o Canadá, ele deve optar por cursos de período integral. Isso porque os cursos part-time não contam pontos para programas imigratórios. Outra questão é que, geralmente, os colleges públicos são bem mais caros que os privados.

Universidades

As universidades apresentam cursos acadêmicos de longa duração como de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Diferente dos colleges, as universidades são voltadas para teoria e pesquisa, com duração média de três a quatro anos.

É importante ressaltar que a jornada acadêmica no Canadá é bastante rigorosa e pode consumir bastante tempo do aluno. Mesmo com o visto de estudante, com permissão para trabalho part-time (20h por semana), pode ser que fique difícil trabalhar e estudar enquanto estiver fazendo o intercâmbio.

Leia também: Trabalhar no Canadá: tudo o que você precisa saber

Modalidades de intercâmbio no Canadá com trabalho

Estudantes podem ter opção de estágio e visto de trabalho para quem faz ou terminou cursos superiores no Canadá. Foto: Jessica Lam / Unsplash

Agora falaremos sobre as modalidades disponíveis de intercâmbio no Canadá com trabalho. Nos cursos de career colleges ou das universidades, o estudante tem ainda as opções de trabalho Co-op e Post Graduation Work Permit (PGWP).

  • O Co-op é equivalente a um estágio, que é obrigatório para a conclusão do curso e conta como parte da grade curricular. Ele é oferecido pela escola, em parceria com entidades privadas, realizado após a conclusão do curso ou intercalado entre semestres de estudo e estágio. Importante: ele pode ser remunerado ou não!
  • O Post Grad Work Permit (PGWP) é uma permissão de trabalho concedida para os estudantes que finalizaram o ensino superior no Canadá. O aluno pode requerer o visto após terminar os estudos (até 180 dias), e tem duração de, no máximo, 3 anos. Vale destacar que nem sempre ele está disponível para todos os programas de estudo e trabalho.

Atualmente, o visto de trabalho só é concedido para estudantes matriculados em escolas designadas pelo governo canadense. Contudo, nem todas as instituições designadas apresentam aval para conceder a permissão de trabalho.

Conheça as regras de elegibilidade do PGWP:

  • programas de, no máximo, oito meses não são elegíveis;
  • programas entre oito meses e dois anos, a permissão é concedida com a mesma duração do curso.
  • programas acima de dois anos, a permissão é válida por três anos.

Fez mais de um programa? Saiba que é possível combinar a duração de ambos, desde que atendam às regras de elegibilidade para conseguir uma permissão com tempo maior.

O passaporte precisa estar válido por todo o período em que estiver no país. No site do governo canadense, você encontra mais informações.

Trabalho durante os estudos!

Normalmente, os estudantes internacionais no Canadá conseguem trabalho na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria. Alguns empregos incluem garçom, ajudante na cozinha, vendedor em loja, caixa em loja ou restaurante, barista em cafeteria, arrumação em hotel, entre outros.

São trabalhos mais fáceis de conseguir, com salário-mínimo que varia de estado para estado, algo em torno de C$ 11 a C$ 14 / hora, por período até 20h semanais. Portanto, se você trabalhar part-time (4h por dia), durante os 22 dias úteis, seu salário seria em torno C$ 970, o suficiente para se manter no país.

Pré-requisito para estudar e trabalhar no Canadá

Para fazer um intercâmbio no Canadá com trabalho, você vai precisar cumprir alguns pré-requisitos básicos. Porém, cada instituição estabelece as suas exigências e as mais comuns são:

  • proficiência do idioma intermediário a avançado, que deve ser comprovado pelos certificados TOEFL ou IELTS (inglês) e o TEF (para francês);
  • comprovação de ensino médio completo, e em alguns casos são exigidos diploma e histórico de nível superior;
  • visto de estudante;
  • seguro-saúde que deve ser garantido antes do embarque, porque estudantes estrangeiros não têm direito ao atendimento médico gratuito;
  • permissão de estudo, que é um documento emitido pelas autoridades canadenses autorizando o ingresso no programa de ensino no país.

Leia também: Como fazer intercâmbio de high school no Canadá?

Próximos passos para seu intercâmbio no Canadá

Agora que você sabe mais detalhes sobre estudar e trabalhar no Canadá, que tal aprender mais sobre o intercâmbio no país.

Existem dezenas de perguntas ainda não respondidas que você pode conhecer neste artigo especial que publicamos no E-Dublin sobre tudo o que você precisa saber para viver no Canadá.

Você ainda pode entrar em contato direto com as agências que podem facilitar sua vida na hora de fechar o seu intercâmbio no Canadá. Faça seu cadastro no Orçamento Fácil edublin e encontre os melhores preços e oportunidades.

Veja também

Melhores destinos de intercâmbio

Karina Moura, Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Qual é a cidade mais quente do Canadá?

    Destinos de Intercâmbio

    Qual é a cidade mais quente do Canadá?

    Muitos brasileiros que querem fazer intercâmbio buscam saber qual é a cidade...

    Karina Moura

    5 dias atrás

    Qual é a cidade mais quente do Canadá?
  • Como é a carreira de psicólogo na Irlanda?

    Carreira Internacional

    Como é a carreira de psicólogo na Irlanda?

    Assim como em todas as profissões, brasileiros que decidem exercer a função...

    Rubinho Vitti

    6 dias atrás

    Como é a carreira de psicólogo na Irlanda?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar