Intercâmbio na Califórnia: como fazer, quanto custa e melhores cidades

Intercâmbio na Califórnia: como fazer, quanto custa e melhores cidades

Karina Moura

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Imagine você em território americano, em um dos estados mais badalados dos EUA, aproveitando as paisagens e praias incríveis enquanto faz o seu intercâmbio. Visualizou essa cena? Fazer um intercâmbio na Califórnia tem dessas coisas. Além de estudar em um dos lugares mais incríveis do país, você pode aproveitar o destino para viajar e organizar uma Road Trip para explorar tudo e não perder nada!

Com sua capital na cidade de Sacramento, a Califórnia é um dos destinos mais procurados por imigrantes e turistas nos Estados Unidos. Los Angeles, San Diego, San José e São Francisco são os municípios mais populosos e, por causa disso, é comum diversos estudantes internacionais escolherem esses destinos.

Mas aqui vai a primeira dica deste artigo: você vai precisar se organizar muito bem financeiramente! A Califórnia é um dos destinos mais caros para se fazer um intercâmbio nos EUA. Mesmo sendo caro, ainda é possível achar lugares onde você pode gastar menos, com exceção de Los Angeles e San Francisco, que são lugares onde vivem muitas pessoas ricas. Logo, o custo de vida costuma ser bem alto!

Ficou animado? Então, vem com a gente! Aqui vamos falar das melhores cidades para você fazer seu intercâmbio na Califórnia, tipos de estudo, trabalho, moradia e custo-benefício. Aproveite as dicas e comece a planejar a sua viagem!

Leia também: Intercâmbio: como fazer e quais são os principais destinos para brasileiros

Como fazer intercâmbio na Califórnia?

Intercâmbio na Califórnia é o sonho e o destino de muitos brasileiros. Foto: David Vives on Unsplash

Existem três coisas que você não pode esquecer quando começar a organizar seu intercâmbio para Califórnia: definir o seu objetivo, saber seu orçamento e por quanto tempo vai ficar. Depois disso, fica mais fácil definir a época do ano, escolher a cidade e planejar todo o restante da viagem.

A Califórnia oferece diferentes estilos de vida, e você vai precisar tirar um tempinho para fazer as pesquisas. O mais comum é fechar o programa de intercâmbio direto com uma agência no Brasil. Há muitos perfis de estudantes e cursos. Então, cada um funciona de uma maneira diferente.

Geralmente, os intercambistas buscam os programas de cursos de inglês, mas é importante lembrar que a Califórnia tem as melhores universidades dos EUA. É o que você vai ver a seguir!

Intercâmbio na Califórnia: qual programa fazer?

É possível fazer intercâmbio na Califórnia para estudar inglês e ensino médio, entre outros programas. Foto: Paul Hanaoka on Unsplash

Se quer fazer um intercâmbio na Califórnia, você terá acesso a uma educação de qualidade, além dos melhores tipos de entretenimento. Por lá, você pode estudar inglês ou fazer faculdade e, até mesmo, trabalhar nas suas férias universitárias. Existem programas para todos os gostos, viu?

Cursos de idiomas

Vamos começar pelo intercâmbio na Califórnia que mais atrai os estudantes do mundo todo, os programas de cursos de idiomas. Existem diversas opções disponíveis, todas focadas no aprendizado ou aperfeiçoamento do inglês, para todas as idades, incluindo intercâmbio Teen até para pessoas com mais de 50 anos.

Geralmente, você vai encontrar programas como General English (inglês geral nível iniciante, intermediário e avançado para qualquer faixa etária), Business English (inglês para negócios) e preparatórios para exames de proficiência como IELTS, TOEFL e Cambridge. Normalmente os cursos têm duração mínima de duas semanas até um ano.

High School

O intercâmbio na Califórnia de High School pode ser feito por qualquer estudante do ensino médio no Brasil, entre 14 e 18 anos. O intercambista pode cursar parte do ano letivo no país, em escola americana, e ficar hospedado em uma casa de família.

Neste caso, os estrangeiros podem conseguir bolsas de estudo ou fechar direto com agências de intercâmbio no Brasil, optando por estudar em uma escola pública ou privada. Aqui, precisa ficar atento ao tipo de visto! Para o programa High School na Califórnia, em uma escola privada, o visto é o F-1, e outro para as públicas é o J-1. Em breve, falaremos mais sobre eles!

Cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes ou técnicos são indicados para quem já tem um certo conhecimento do idioma e deseja obter mais conhecimento na sua área de atuação ou não. Um intercâmbio na Califórnia como este, além de ser ótimo para o currículo, abre portas para o mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior.

Geralmente, tem duração de três meses e são cursos ministrados por professores com ampla experiência no mercado de trabalho, com cursos nas áreas de Business Administration, Marketing, Teaching English, entre outros.

Intercâmbio universitário

Os programas universitários são cada vez mais comuns entre os brasileiros nos Estados Unidos. Isso porque muitas instituições de ensino superior no Brasil têm convênios com universidades para intercâmbio na Califórnia.

Os estudantes podem fazer cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. E cada programa tem um tempo de duração e processo de candidatura diferente. O principal pré-requisito para se candidatar é a proficiência no inglês.

Work & Travel

O Work & Travel é uma opção de intercâmbio na Califórnia para aqueles estrangeiros que desejam trabalhar enquanto estão de férias na universidade. Nesse caso, os brasileiros precisam estar cursando uma faculdade no Brasil para ter a oportunidade de viver e trabalhar nos EUA.

O programa tem duração entre três e quatro meses e oferece vagas, geralmente, no ramo de entretenimento em parques de diversão, resorts e restaurantes. Aqui, o nível de inglês mínimo é intermediário.

Au Pair

No programa Au Pair, a intercambista trabalha legalmente como babá e recebe uma bolsa de estudos para fazer um curso de sua escolha. Normalmente, o intercâmbio na Califórnia é indicado para mulheres, entre 18 e 26 anos, que buscam morar fora do Brasil, por um ou dois anos.

A hospedagem é na casa da família americana que aceita receber a intercambista, onde ela ficará responsável em ajudar nos cuidados com as crianças, nas tarefas da escola e acompanhá-las em diversas atividades. A Au Pair recebe, também, uma remuneração semanal pelo trabalho e alimentação.

Qual visto preciso para fazer intercâmbio na Califórnia?

São Francisco é uma das cidades possíveis para fazer intercâmbio na Califórnia. Foto: Maarten van den Heuvel on Unsplash

  • Visto F-1: emitido para estudantes que desejam realizar cursos de idiomas ou estudar em universidades;
  • Visto J-1: emitido para intercâmbio de trabalho ou estágios, como programas Au Pair e Work and Travel. A carga horária máxima desse trabalho deve ser de 20 horas semanais e, nas férias, é permitido fazer o período integral.

No site do Consulado dos Estados Unidos no Brasil, você confere, na íntegra, quais são os requisitos e documentos de cada visto para você fazer o seu intercâmbio na Califórnia.

Melhores cidades para fazer intercâmbio na Califórnia

Agora que você conheceu tudo o que precisava saber para um intercâmbio na Califórnia, chegou o momento de decidir qual é o destino que combina mais com você!

Los Angeles

É uma cidade em constante mudança. Los Angeles é a medida ideal de diversão e qualidade de ensino. Uma das cidades mais conhecidas dos Estados Unidos, ela é famosa por ser uma das regiões mais badaladas da América, por ser um destino que respira arte e cultura. Uma curiosidade: em lugares como Venice Beach e Hollywood, mais de 200 idiomas são falados!

San Francisco

Além de andar nos famosos bondinhos e aproveitar um dos melhores sorvetes do mundo, San Francisco é um dos centros da modernidade e da diversidade da Califórnia. Além de ser uma das melhores cidades para se viver, o destino é conhecido por ser LGBTQ+ friendly e estar sempre na luta pelos direitos de minorias.

Com uma economia em expansão, clima excelente, uma cena gastronômica reconhecida mundialmente e infinitas possibilidades de se conectar com a natureza. Vizinha do Vale do Silício, San Francisco também é pioneira no mundo da tecnologia.

San Diego

A segunda maior cidade do estado, San Diego pode ser considerada um dos destinos mais completos para quem decide morar em seus arredores, mesmo que por um pequeno tempo. A cidade já foi eleita, inúmeras vezes, uma das cidades mais felizes dos Estados Unidos. San Diego também é classificada como uma das localidades mais jovens do país, com a maior parte de seus habitantes na faixa entre os 18 e 34 anos.

Santa Bárbara

Santa Bárbara é um destino turístico muito popular nos Estados Unidos. Com um clima agradável o ano todo e muita influência da cultura espanhola, a cidade é o destino perfeito para quem ama praticar esportes e preza pela qualidade de vida. A cidade também é reconhecida pela produção de alguns dos melhores vinhos da Califórnia.

Berkeley

Berkeley é uma das cidades universitárias mais descoladas da Califórnia. É o destino perfeito para quem quer fazer cursos universitários e viver uma experiência cercada de inovação tecnológica. Localizada na costa leste da baía de San Francisco, Berkeley tem a merecida reputação de acolher bem seus visitantes. Além disso, entre suas maiores qualidades, está a diversidade.

Quanto custa um intercâmbio na Califórnia?

Programas de intercâmbio na Califórnia podem chegar a quase mil dólares. Foto: Sterling Davis on Unsplash

A resposta é: depende muito da cidade que escolher, do programa de intercâmbio e do estilo de vida. Vale lembrar que a Califórnia é um dos estados mais caros do país. Um curso de inglês de 4 semanas, por exemplo, na cidade de San Diego, custa US $832,00, aproximadamente R $4.635,24 (US $1,00 = R $5,57).

Além disso, você precisa levar em consideração outras despesas como acomodação, passagem aérea, seguro-viagem, documentação, transporte, alimentação, entre outros gastos. Então, prepare o seu bolso e não se assuste com os preços, principalmente das maiores cidades da Califórnia.

Qual é o próximo passo para o intercâmbio na Califórnia?

O próximo passo é começar a planejar o seu intercâmbio para a Califórnia. Neste artigo, passamos todas as informações necessárias para você começar.

Entre em contato com nossos parceiros pelo Orçamento Fácil e converse com agências que vão buscar e comparar as opções que se ajustam ao seu perfil antes de fechar seu intercâmbio.

Anote todas as dicas e comece a fazer o planejamento do seu intercâmbio na Califórnia agora mesmo. Conte com o edublin!

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa

Karina Moura, Formada em Jornalismo e Relações Internacionais. Produtora de conteúdo digital e consultora de comunicação e marketing, atuou por muito tempo em projetos B2B, com atendimento e relacionamento ao cliente. Apaixonada por pessoas e causas que promovam a troca de experiências entre elas, hoje se prepara para o seu primeiro intercâmbio em Dublin, na Irlanda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar